PATROCÍNIO

Notícia em destaque


Espaço gourmet: área cada vez mais valorizada nas residências



Abusando do estilo e originalidade, projetos incluem adegas, churrasqueiras e até as varandas

Em tempos de insegurança nas ruas, mudança e instabilidade econômica, as cozinhas se tornaram protagonistas das residências e, muitas vezes, a principal área social, como explica a arquiteta Danyela Corrêa. “Antes, elas se resumiam a espaços brancos e funcionais. Mas agora, são locais para receber e confraternizar. Até os eletrodomésticos estão se tornando mais decorativos. Tanto que, atualmente, nos projetos, é possível perceber cozinhas com maior amplitude e integração com outros cômodos”, explica Danyela.

Além de pratos especiais, a degustação de drinques e aperitivos também tem se tornado um programa cada vez mais apreciado de ser feito em casa. No entanto, segundo Corrêa, a novidade agora é que, além das tradicionais adegas de vinhos, cada vez mais clientes, especialmente os mais jovens, pedem pela inclusão de cervejeiras nos projetos.

Cristaleiras – As chamadas cervejas gourmet já caíram no gosto dos degustadores tanto quanto os vinhos. E a experiência do consumo desses produtos em casa já conta com diversos itens decorativos disponíveis no mercado. Outro item que está muito em alta hoje para esses espaços é a cristaleira, que durante muito tempo andou sendo vista como coisa da casa da vovó. Agora elas retornam exibindo os copos e embelezando os espaços”, ensina.

Churrasco – Quase unanimidade na preferência dos brasileiros, a churrasqueira é muito pedida nos projetos de arquitetura, frequentemente solicitada por pessoas que gostam de receber amigos e familiares em casa. A estrutura dá a sensação de um espaço externo mesmo estando em uma área interna, proporcionando um toque de descontração na moradia, explica a designer de interiores Laura Santos.

“O uso de pedras naturais, como granito preto, na bancada ou pia e revestimentos de parede que imitam pedra, pode dar um ar sofisticado ao espaço. A madeira natural também é um clássico que proporciona requinte”, ensina a designer.

Qualquer residência pode contar com uma churrasqueira, afirma Laura, lembrando que já existem churrasqueiras a gás ou elétricas, fáceis de instalar em qualquer espaço.

“É difícil falar em valores, porque isso varia muito conforme o que a pessoa escolhe para o espaço. Só o valor da churrasqueira varia em torno de R$ 1 mil a 5 mil”, destaca Santos.

A refeição é um momento de união das pessoas, no entanto, com a rotina cada vez mais corrida, também tem se tornado um momento cada vez mais raro em casa, e, por isso, valorizado. Para essas ocasiões, a varanda assume a função de espaço gastronômico nas residências, dando um ar sofisticado para receber os amigos. 

Fonte: O Fluminense

Últimas notícias