PATROCÍNIO

Notícia em destaque


ABADI fecha o ano com os dois maiores eventos do mercado imobiliário



A Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi) realizou, nessa quinta-feira (23/11), mais uma edição dos dois maiores eventos do setor imobiliário: ENIL – Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores – e Encontro de Síndicos, que contaram com a participação de cerca de 400 pessoas e reuniram especialistas do mercado e do judiciário.

A abertura do evento foi conduzida pela presidente da Associação, Deborah O’Dena Mendonça, que destacou a importância dos debates para a esfera imobiliária.

“Gostaríamos de dar as boas-vindas a todos que vieram nos prestigiar e reforçar que é um dia de muita troca, trabalho em conjunto e satisfação. Ao longo do evento, especialistas do mercado estarão presentes para discutir as diversas questões locatícias, visão atual do mercado de locação, além de soluções para locação”, destacou a presidente.

Em seguida, o vice-presidente administrativo do Secovi Rio, Ronaldo Coelho Neto, falou sobre a parceria das duas instituições, atuações do Secovi através da CBSI e a “Nova Lei do Inquilinato”.

“A Lei nº 12.112/2009 completará 9 anos de vigência em breve (25 de janeiro dde 2018). O processo que levou à aprovação da legislação é resultado de um trabalho obstinado dos Secovis e das associações do setor da habitação, como a Abadi. No entanto, a locação, apesar da sua contribuição estratégica para o segmento, tem sofrido recorrentes investidas, sobretudo do Poder Legislativo, trazendo insegurança jurídica à atividade”, ponderou.

Na parte da manhã, o ENIL trouxe nomes, como Sylvio Capanema (desembargador), que falou sobre “A influência do atual CPC nas ações locatícias”; Leonardo Schneider (vice-presidente do Secovi Rio), com a palestra “O mercado de locações e suas alternativas”; Carlos Samuel de Oliveira Freitas (diretor para Relações com o Judiciário da Abadi), que apresentou as “Espécies de ações locatícias”; e Edvaldo Floresta, da Porto Seguros, que aproveitou o espaço para discursar sobre “Garantias locatícias – Soluções para o mercado de locações”.

Na parte da tarde, pelo 20º ano consecutivo, a Abadi promoveu o Encontro de Síndicos. A primeira palestra, “Contratações e terceirizações”, foi comandada por João Luiz Martins Costa (professor do Nufei). Em seguida, André Junqueira, advogado e professor do Nufei, falou sobre “Polêmicas nas assembleias de condomínios”; e Sidney Barbalho (advogado e professor do Nufei) sobre “Impactos da Reforma Trabalhista nos condomínios”.

Alessandra Bitana, da Gás Natural Serviços, e Wilson Carvalho, da RB Serviços, também tiveram um breve momento para falar sobre questões relevantes ao dia a dia condominial.

“É fundamental que haja esse diálogo sobre a importância da autovistoria predial de gás, que agora é obrigatória e periódica, devendo ser realizada a cada cinco anos, tanto nas residências quanto nas áreas comuns dos condomínios para a prevenção de acidentes”, comentou Alessandra Bitana.

“Estamos há 17 anos no mercado com soluções em gestão de vale-transporte, alimentação, refeição e diversos outros benefícios para facilitar o dia a dia das empresas de pequeno à grande porte”, disse Wilson Carvalho

Para fechar o evento com chave de ouro, a Abadi seguiu sua tradição e promoveu workshops jurídicos ao final de cada evento, ambos comandados por Marcelo Borges, diretor jurídico da Associação.

Sorteios – Nessa edição, a ABADI realizou o sorteio de dois cursos do NUFEI: Redação Comercial e Capacitação para Gestores Condominiais. As vencedoras Janaína Caldas e Michelle Porto poderão usufruir das aulas no próximo ano.

Transmissão ao vivo – Mais uma vez, a ABADI realizou a transmissão simultânea do evento através de sua página no Facebook.

Últimas notícias