Notícia em destaque


Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos: mais de 1500 visitantes lotaram os dois dias de evento



Nos dias 16 e 17, a ABADI (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis) realizou, em parceria com o Secovi Rio, a Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos – Soluções Inteligentes, no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Centro do Rio. O evento contou com a presença de cerca de 1500 pessoas entre visitantes e expositores.

“Todos sejam muito bem-vindos a esse evento. É um prazer receber todo esse público para o evento inicial de uma parceria de longa data entre a ABADI e o Secovi Rio, que agora se consolida em uma única data e em única oportunidade. Nesses dois dias, teremos a união dos maiores eventos do mercado: a Feira de Condomínios e o tradicional Encontro de Síndicos. Agora, juntos, faremos um evento muito melhor, maior e enriquecedor em termos de mercado imobiliário. Reiteramos, em nome da ABADI, que as palestras são todas pensadas e elaboradas com o intuito de trazer conhecimento. Esperamos que aproveitem ao máximo”, destacou Carlos Samuel de Oliveira Freitas, presidente da ABADI.

Como acontece tradicionalmente todos os anos, o Encontro de Síndicos contou com uma programação recheada de palestras pertinentes ao dia a dia condominial. No primeiro dia, Etienne Salles, da Consigaz, abriu o evento falando sobre ‘Segurança em Instalações de Gás nos Condomínios’. Em seguida, Pedro Salomão apresentou a palestra ‘Empreendendo Felicidade’ e enfatizou ao longo do tempo em que esteve diante da plateia cheia sobre a importância de fazer a diferença na vida das pessoas.

Temas que ainda geram muitas dúvidas no público presente também foram destaque do Encontro: EFD Reinf, apresentado por Fernando Mainete, do Senac; e e-Social, esclarecido por Felipe Feijó, da Caixa Econômica Federal, e João Desterro, da Superintendência Regional do Trabalho.

Para encerrar o primeiro dia do ciclo de palestras, o consagrado Workshop Trabalhista levou ao palco especialistas do mercado, como Carlos Samuel de Oliveira Freitas, presidente da ABADI; Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da ABADI; Sidney Barbalho, advogado e professor do NUFEI; Ana Cristina Rielo, advogada do Secovi Rio; e os representantes da Caixa e da Superintendência Regional do Trabalho.

No segundo dia, os visitantes tiveram a oportunidade de participar de mais apresentações com o Sesc (Horta caseira e cuidados com jardinagem), Senac (Contratação de prestadores de serviço nos condomínios), Carlos Gabriel Feijó, advogado e professor do NUFEI (Panorama dos efeitos da ação de execução de cotas condominiais no Novo CPC) e André Luiz Junqueira, advogado e professor do NUFEI (Seu condomínio é obrigado a contratar um profissional de Ed. Física? Existe a possibilidade de cobrança de juros por inadimplência acima de 1%?).

Nesse dia, estiveram ao palco para finalizar o evento com o Workshop Cível: Carlos Samuel de Oliveira Freitas, presidente da ABADI; Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da ABADI; André Luiz Junqueira; Carlos Gabriel Feijó; e Solange Santos, advogada do Secovi Rio.

Ao todo, a Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos contou com 43 expositores e cada estande recebeu a visita de cerca de 125 pessoas por dia. Em pesquisa realizada durante o evento, 70% dos expositores avaliou como bom o fluxo de visitas nos estandes e 30% deles conseguiram fechar negócios.

“Por ser a primeira vez que participamos de uma feira nesse estilo, estamos bem satisfeitos e otimistas com os resultados”, afirmou um deles na pesquisa.

No dia 17, aconteceu, também, a Rodada de Negócios, realizada em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), com o objetivo de aproximar compradores e fornecedores atuantes do segmento condominial. Com duas companhias âncoras, foram 89 empresas fornecedoras presentes e 178 reuniões realizadas.

A Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos fechou os dois dias de muito trabalho e sucesso com um coquetel oferecido a todos que preencheram o passaporte ao longo do evento com os selos de todos os expositores.

Mais atividades

Durante os dois dias de eventos, muitas outras coisas aconteceram em paralelo para que todos os visitantes pudessem aproveitar ao máximo a experiência da primeira edição da Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos.

Ingresso solidário – Com entrada gratuita, a Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos teve ingresso social de 1kg de alimento não-perecível por visitante. Ao final do último dia, a arrecadação de alimentos chegou a mais de meia tonelada e foi recebida pelo Mesa Brasil Sesc, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício.

Atendimento jurídico – Uma das salas do espaço foi reservada exclusivamente para atendimento jurídico ao público com profissionais da ABADI e do Secovi Rio. 

Workshops e oficinas – O Sesc promoveu quatro workshops e duas oficinas de práticas de compostagem e velas aromáticas com óleo usado.

Atendimento exclusivo e Massagem – A Consigaz, patrocinadora máster do evento, esteve presente em uma das salas com massagistas e atendimento exclusivo sobre Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). 

Sorteio de cursos – Ao final do evento, a ABADI e o Secovi Rio sortearam bolsas de estudo para o NUFEI – núcleo acadêmico da ABADI – e para a UniSecovi Rio. Foram oito sortudos para os cursos: Capacitação para Gestores Condominiais (ABADI), Dinâmicas de Assembleia de Condomínios (ABADI), Práticas de Previsão Orçamentária (ABADI), Gestão de Folha de Pagamento com foco no e-Social (Secovi Rio), Gestão Financeira para Condomínios e Administradoras (Secovi Rio), LinkedIn para Negócios (Secovi Rio), Coaching em Liderança Condominial (Secovi Rio) e Administração de Condomínios (Secovi Rio).

Estande ABADI – Na entrada da Feira, um estande especial da ABADI estava disponível ao público para informações sobre a Associação, serviços oferecidos à sociedade civil, cursos de qualificação e capacitação profissional para o mercado e demais referências.

Últimas notícias