PATROCÍNIO

Notícia jurídica em destaque


Desembargador Alexandre Câmara lança livro sobre 'O Novo Processo Civil Brasileiro'


O desembargador Alexandre Câmara lançou na quarta-feira 19/8, no salão nobre do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o livro “O Novo Processo Civil Brasileiro”, publicado pela Editora Atlas.  A edição objetiva servir como um manual de direito processual civil, inteiramente elaborado a partir do Código de Processo Civil de 2015. A ABADI esteve presente ao evento, na figura do seu diretor jurídico, Marcelo Borges.

O livro aborda grandes temas da matéria, desde suas normas fundamentais até o modo como se desenvolvem os processos nos tribunais. Com a nova publicação, o autor busca substituir sua obra anterior, ”Lições de Direito Processual Civil”, que havia sido escrita no final dos anos 1990 e que foi repetidamente reeditada até 2014.

“Trata-se de uma obra que  busca explicar o processo civil brasileiro à luz de um novo código, de uma forma que seja sintética, sem ser superficial. Busquei o máximo de informações, com alguma reflexão crítica, dentro do que é possível nesse momento”, explicou o desembargador.

O autor aproveitou para ressaltar que a simples implantação do novo Código de Processo Civil não vai garantir a solução para todas as questões que o Poder Judiciário enfrenta.

“O Código do Processo Civil, assim como qualquer lei processual, tem um papel muito importante na construção de um sistema processual mais eficiente. O que não podemos é achar que, o simples fato de se modificarem as leis, vai resolver todos os problemas.  Temos problemas não só em relação à estrutura do Poder Judiciário, mas de estrutura social. Nossa sociedade tem questões profundas que acabam gerando uma série de causas no Judiciário, que faz com que, por mais que se reformem as leis processuais, ainda assim, não conseguimos resolver todas as situações. Temos problemas mais profundos para enfrentar”, afirmou.

Fonte: TJ RJ (20/8/15)

Últimas notícias