PATROCÍNIO

Notícia jurídica em destaque


Varas e Juizados Cíveis do TJRJ já são 100% informatizados



A informatização das Varas Cíveis e dos Juizados Especiais Cíveis do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) está completa. O processo começou em outubro do ano passado e terminou nesta segunda-feira, dia 21, com a inclusão da Comarca de Araruama, na Região dos Lagos. Nesses cinco meses, 373 mil processos foram distribuídos virtualmente, e o acesso é 100% virtual.

O processo eletrônico elimina a perda de tempo com deslocamentos, dentro e fora dos fóruns. Com o novo sistema, tanto o ajuizamento da ação quanto os demais peticionamentos são feitos diretamente pelo portal na internet, disponível 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. As consultas podem ser feitas de qualquer lugar, sem a necessidade de as partes e advogados irem ao cartório.

Procedimentos como a carga física dos processos, subida de petições do protocolo, realização da carga dos autos e juntada física dos documentos são substituídos pela agilidade da tramitação eletrônica. Além de segurança e informação acessível, o processo virtual traz economicidade de recursos como papel, impressoras, tonner e energia elétrica.

Para o presidente da Comissão de Gestão da Tecnologia da Informação do TJRJ, desembargador Nagib Salab Filho, o processo virtual representa um grande avanço.

“Nós atendemos a mais de 16 milhões de pessoas em todo o Estado e recebemos três milhões de causas por ano. A informatização obedece inteiramente ao que foi determinado pelo Superior Tribunal de Justiça. São 200 mil advogados que agora têm acesso imediato aos autos do processo. Nós temos que dar respostas urgentes para todos os tipos de demanda”, enfatizou.

Fonte: TJ RJ

Últimas notícias