PATROCÍNIO

Notícia jurídica em destaque


Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho toma posse no cargo de desembargador do TJ do Rio


Na cerimônia realizada na sessão do Órgão Especial, o procurador de Justiça Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho tomou posse nesta segunda-feira, dia 11, no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Luiz Roldão foi eleito para ocupar a vaga destinada, pelo quinto constitucional, aos membros do Ministério Público.

Em seu discurso, o novo integrante da magistratura do TJRJ destacou a trajetória do pai, Luiz Roldão de Freitas Gomes, que também foi procurador da Justiça e desembargador no TJRJ. Para ele, o pai foi um exemplo de vida: “Quando menino, tinha meu saudoso pai como paradigma, e imaginava quanto prazerosa seria a função de servir à sociedade, atender aos anseios da coletividade, de forma a contribuir  para obtenção da tão almejada Justiça social” – disse o  desembargador.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, também lembrou a passagem do pai do homenageado pelo TJRJ. E fez questão de destacar o trabalho realizado por Luiz Roldão Filho nos 23 anos de Ministério Público. “É com elevado mérito que o Vossa Excelência aporta no Tribunal de Justiça” – disse o presidente do TJRJ.

Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho teve como padrinhos os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo e Ricardo Couto de Castro. Na solenidade, estiveram presentes o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Leonardo Espíndola – representando o governador em exercício, Francisco Dornelles, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Jonas Lopes de Carvalho Junior, o procurador Eduardo Gussem – representando o procurador-geral da Justiça, Marfan Martins Vieira, a juíza Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro e o procurador da Alerj, Harriman  Araújo, representando o presidente daquela Casa, deputado Jorge Picciani.

Ex-presidentes do TJ, desembargadores Marcus Faver, Miguel Pachá, Sergio Cavaliere, José Carlos Murta Ribeiro, Humberto Manes, Luiz Zveiter, atual decano no Tribunal, além de  representantes da Defensoria e do Ministério Público também compareceram. 

Autor de livro

Nascido em Niterói em 1967, o desembargador Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1989. Cursou a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), e recebeu o título de mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Ingressou na carreira do Ministério Público em 1993. Atuou como membro titular e suplentes das bancas de Direito Processual Penal, Direito Civil e Direito Comercial/Empresarial de concursos para ingresso na classe inicial da carreira do Ministério Público. Lecionou na Universidade Federal Fluminense e em diversas outras instituições de ensino, inclusive na Emerj.

É autor do livro “O Ministério Público e o Processo Falimentar – Visão Atual e Novas Perspectivas”, publicado em 2003. Ele tem ainda diversos trabalhos publicados em revistas jurídicas. 

Vaga

A vaga no TJRJ foi aberta com a aposentadoria do desembargador José Augusto de Araújo Neto. Na sessão do Tribunal Pleno, realizada no dia 21 de março, Luiz Roldão foi o mais votado da lista sêxtupla do Ministério Público.  Posteriormente, ele foi nomeado pelo governador do Estado do Rio de Janeiro. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJRJ 

Últimas notícias