Foram quase quatro anos de intervenções, com canteiros de obras nas principais ruas do bairro e barulho dos operários que trabalhavam na Linha 4 do metrô. Mas, amanhã, o Leblon voltará a ter cara de Leblon. Os tapumes serão retirados, e os trechos interditados nas avenidas Ataulfo de Paiva e Borges de Medeiros ficarão totalmente liberados ao tráfego. As ruas que tiveram inversão de mão passarão a operar na sua direção normal. Hoje de manhã, a estação Antero de Quental será entregue pelo secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, às 9h.
Após o fim das obras civis e dos serviços de acabamento, será finalizada a instalação de sistemas na estação. Ao mesmo tempo, serão iniciados os testes operacionais. Com dois acessos na Praça Antero de Quental, um voltado para a Avenida Bartolomeu Mitre e outro para a Rua General Urquiza, ambos nas esquinas com a Avenida Ataulfo de Paiva, a estação vai atender a cerca de 35 mil pessoas por dia.
Com a reabertura de ruas do bairro, o estacionamento será permitido em áreas pré-determinadas pela prefeitura. As linhas de BRS (Serviço Rápido por Ônibus) e as paradas de ônibus passarão por mudanças. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, 31 linhas municipais voltarão a seus itinerários com a abertura total da Avenida Ataulfo de Paiva.
Para auxiliar os motoristas e pedestres, operadores de trânsito da CET-Rio vão distribuir panfletos informativos, das 6h às 22h, na orla do Leblon e nas avenidas General San Martin e Ataulfo de Paiva, até dia 21 deste mês.
– A população vai ter que se readaptar às mudanças. Vai causar impacto, claro, principalmente aos moradores da Ataulfo de Paiva, que estava uma calmaria sem a circulação de carros. Mas, de modo geral, o fim das intervenções é positivo. Vai trazer mais conforto a todos. O comércio está com uma expectativa enorme, porque a abertura da Ataulfo vai melhorar as vendas – disse a presidente da Associação de Moradores e Amigos do Leblon (AmaLeblon), Evelyn Rosenzweig.
BRS TERÁ HORÁRIO MAIOR
A abertura das vias no Leblon não significa que os motoristas não sofrerão restrições. Por conta das alterações no tráfego voltadas para a Olimpíada, os corredores de BRS no bairro vão passar a funcionar 24 horas, sete dias por semana, entre os dias 25 de julho e 22 de agosto. O mesmo acontecerá com os corredores dos bairros de Copacabana, Ipanema e Centro, que normalmente funcionam das 6 às 21h (segunda a sexta) e das 6 às 14h (aos sábados). A mudança acontece porque, durante os Jogos, veículos da família olímpica vão dividir o espaço com os ônibus e táxis.
Fonte: O Globo