07 de novembro de 2014
Se você está tentando vender seu imóvel há algum tempo e nada de conseguir um acordo final até agora, talvez seja a hora de repensar suas estratégias. É fácil ficar frustrado quando se tem uma casa ou apartamento há semanas ou meses no mercado sem resposta. Veja dez razões apontadas pela investidora de imóveis Paula Pant que podem estar atrapalhando o seu negócio.
1) Preço alto
Sua casa realmente vale o que você está pedindo? Queira ou não, é o mercado que define quanto sua casa realmente vale e não você. Os compradores vão comparar o seu imóvel com os da vizinhança. Se os preços forem muito maiores, o interessado vai querer negociar. Lembre-se, sua casa realmente só vale o que as pessoas estão dispostas a pagar por ela.
2) Vá com calma
Talvez você esteja sufocando seus possíveis compradores. Por mais que queira saber como as coisas andam, é preciso deixar o seu agente imobiliário fazer o meio de campo por você. Durante as visitas, deixe que o profissional conduza os interessados, assim, eles ficarão mais à vontade para perguntar e dizer o que pensam. Isso ajuda na negociação e pode, inclusive, ajudar a identificar pontos de atrito que você precisa trabalhar para tornar a sua casa mais atraente.
3) Comprador não consegue encontrar a casa
Cada vez mais os compradores estão fazendo busca de imóvel pela internet. E se sua casa não está lá onde eles procuram, pode passar desapercebida. Certifique-se de que seu anúncio também seja feito nos principais sites, assim como nas imobiliárias e jornais. Quanto mais canais de comunicação, mais chance de encontrar o futuro dono do imóvel.
4) Use fotos atrativas
As fotos de um anúncio de imóvel (ou a falta delas) podem ser cruciais para fazer alguém entrar em contato ou desistir da compra. Os interessados querem ter uma boa impressão sobre a casa que, afinal, poderá ser seu novo lar. Portanto, evite fotos de má qualidade ou poucas opções. Invista em vários ângulos de todos os cômodos da casa e destaque os pontos positivos.
Enquanto alguns compradores estão dispostos a assumir um projeto, a maioria prefere se livrar de qualquer reparo. De obras grandes, como um telhado ou vazamento, a pequenas, como a torneira pingando, é melhor corrigir antes. Mesmo porque você não quer que seus compradores façam uma lista de consertos, não é mesmo? Corrigir tudo o que puder antes das visitas vai ajudá-los a se concentrarem no imóvel e não no quanto vão ter que gastar com reparos.
6) É a sua cara
É importante que, ao ver o imóvel, o comprador consiga visualizar sua nova vida lá. Então, tente não deixar a casa tanto com a sua cara. Nos dias de visita, ao menos, livre-se das fotos de família, dos desenhos das crianças pregados na geladeira e de muita informação visual e bem pessoal.
7) Transformações esquisitas
Você já fez algumas mudanças, digamos, estranhas na casa? A ideia de transformar sua garagem em uma sala de recreação parecia ótima, mas a maioria dos compradores preferem ter o espaço de armazenamento para seus veículos e ferramentas. Assim como quebrar uma parede para fazer um grande closet pode também não agradar àqueles que prefira um quarto extra para crianças ou convidados. Uma renovação que vai contra o que a maioria das pessoas espera encontrar em uma casa pode reduzir as chances de negócio. Desfaça tais alterações, se puder, ou se prepare para baixar o preço pedido.
8) Aparência
Se seu imóvel já parece desleixado por fora, provavelmente ninguém vai querer entrar nele. Nada de ervas daninhas ou sujeira na calçada. Pintura descascada, calhas frouxas também podem assustar e repelir os possíveis compradores.
9) O momento certo
10) Peça ajuda
Contratar imobiliárias pode até levar uma parte da venda, mas ao fazer tudo sozinho, você corre o risco de não ter nada nem mesmo para repartir. Se está tendo problemas para vender a sua casa, pode ser hora de chamar um profissional.
Fonte: O Globo (07/11)