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Rua do Carmo, 6/7º Andar - Centro, Rio De Janeiro, RJ, CEP 20011-020, Brasil +55 21 2217-6950

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História

por Fidelis 23 de junho de 2019

1974 – O nascimento da ABADI

Em 17 de outubro, 20 empresários do setor imobiliário se reuniram em um almoço no Clube Ginástico Português com o objetivo de congregar os administradores de imóveis e promover a expansão e qualificação do mercado, que sofria o impacto negativo do desequilíbrio econômico. Assim foi pensada e fundada a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI).

Quase um mês depois, no dia 11 de novembro, a primeira diretoria executiva da ABADI, presidida por Geraldo Rezende Ciribelli, tomou posse na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, na época Estado da Guanabara.

1975 – Um ano em atuação

No primeiro ano de atuação, a ABADI foi convidada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal a fazer parte de uma subcomissão para analisar a legislação e projetos de lei sobre locação de prédios urbanos, o que originou, posteriormente, na Lei do Inquilinato (Lei 6.649/79).

Ainda em 1975, a ABADI lançou seu órgão informativo, atentando para a necessidade de conscientização do público e dos governantes para a evolução do mercado imobiliário e da legislação que o disciplinava.

1976 – Reeleição diretoria e conselho

Toda a diretoria e o conselho que estavam à frente da ABADI foram reeleitos para o período de 1976 a 1977.

1978 – Nova diretoria executiva

Após quatro anos, houve a troca da diretoria executiva da ABADI e Francisco das Chagas Machado assumiu a presidência.

Nesse mesmo ano, uma comissão da Associação foi recebida em Brasília pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, Márcio Henrique Simonsen e João Paulo dos Reis Velloso, respectivamente, para sensibilizar o Congresso para a importância da manutenção da denúncia vazia nos contratos de locação de imóveis para a geração de investimentos privados na construção civil.

1979 – O primeiro CONAI e ação filantrópica

A ABADI promoveu, no emblemático Hotel Nacional, projetado por Oscar Niemeyer, a primeira Convenção Nacional das Administradoras de Imóveis (CONAI). O evento reuniu cerca de 400 empresários do setor, de 18 estados do Brasil, e consolidou definitivamente a ABADI em âmbito nacional.

Como resultado desta iniciativa, adveio a fundação da Federação das Administradoras de Imóveis e Condomínios.

Também em 1979, proclamado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional das Crianças, a ABADI iniciou uma campanha filantrópica para arrecadar fundos para a construção do Pavilhão Infantil do Hospital Mário Kroeff, na Penha, destinado a assistir crianças carentes portadoras de câncer.

1980 – Reeleição

Em março de 1980, o presidente Francisco das Chagas Machado foi reeleito com 51 votos contra 47 da chapa concorrente.

1981 – O primeiro Simpósio e O Globo

De 27 a 29 de maio de 1981, a ABADI promoveu o 1º Simpósio das Administradoras de Imóveis. Neste mesmo ano, foi realizado o II CONAI, em Porto Alegre.

Com o objetivo de dar ainda mais voz ao setor imobiliário, a ABADI lançou uma coluna semanal com informações sobre condomínios, locações e venda de imóveis no jornal O Globo.

1982 – Nova presidência e iniciativas

Rômulo Cavalcante Mota é reeleito presidente da Associação.

Ainda com o objetivo de estreitar os laços com a imprensa, Mota pôde anunciar o retorno do Boletim ABADI, que passou a circular na primeira quarta-feira de cada mês no Jornal do Brasil.

1983 – Regulamentação e profissionalização do segmento

Foram criados cursos de aprimoramento em diversas áreas para os colaboradores das administradoras. A ABADI também promoveu conferências sobre as modificações da Lei do Inquilinato.

1984 – 10 anos da Associação

No aniversário de 10 anos da ABADI, aconteceu o Simpósio do I Decênio e a Câmara de Vereadores aprovou, na sessão de 25 de setembro de 1984, voto de congratulações pelo aniversário da Associação.

1985 – Intercâmbio Internacional

O ex-presidente e Conselheiro Nato Francisco das Chagas Machado representou a ABADI no 36º Congresso da Federação Internacional das Profissões imobiliárias, realizado em Roma, atuando como um dos oradores do evento.

1986 – Novo presidente

Georges de Moraes Masset assumiu a presidência da ABADI por mais quatro anos. Neste período, enfrentou planos econômicos como o Cruzado, Bresser e Verão, lançados pelo governo da época, e procurou solucionar conflitos entre locadores e locatários.

Ainda em 1986, o vereador Gélson Ortiz Sampaio apresentou à Câmara Municipal do Rio de Janeiro o Projeto de Lei 1.464/86 visando conferir à ABADI o título de entidade de utilidade pública.

1988 – Eleição biênio e ABADI como instituição de utilidade pública

Para o biênio 1988/1990, Georges de Moraes Masset foi reeleito como presidente da ABADI.

Pela Lei 1.319/88, a ABADI é reconhecida como instituição de utilidade pública em virtude das campanhas sociais que apoia, dos seminários que promove em prol do mercado imobiliário e de cursos de formação e aprimoramento profissional que promove para síndicos, condôminos e funcionários de condomínios.

1989 – 1º ENAI – Encontro Nacional de Advogados de Administradoras de Imóveis

A ABADI realizou, em novembro, o 1º ENAI – Encontro Nacional de Advogados de Administradoras de Imóveis para o debate de questões jurídicas relacionadas ao mercado.

1990 – Posse do novo presidente e Lei do Inquilinato

Augusto Alves Moreiras é eleito presidente da ABADI.

Ainda em 1990, a ABADI com as importantes e definitivas participações dos doutores Geraldo Beire Simões, Sylvio Capanema de Souza e Pedro Antonio Barbosa Cantisano, participou da elaboração do anteprojeto da Lei do Inquilinato, que foi sancionada 18 de outubro de 1991 – Lei 8.245/91.

1991 – Lei do Inquilinato

A Lei do Inquilinato foi aprovada e muito bem recebida no mercado. O fato provocou um otimismo geral e reduziu significativamente as ações de despejo e resiste até hoje mantendo o mercado pacificado.

1992 – Reeleição

A eleição para o biênio 1992/1994 trouxe de volta à presidência Rômulo Cavalcante Mota.

1994 – Novo presidente

Isaldo Vieira de Melo foi quem presidiu a ABADI de 1994 a 1996, primeiros anos do Plano Real, que trouxe maior estabilidade ao mercado imobiliário. A nova diretoria teve como meta intensificar as reuniões externas, que ficaram conhecidas como “ABADI Itinerante” e também uma campanha junto às associadas para aquisição da sede própria

1995 – Simpósio

Nesse ano foi realizado o I Simpósio das Administradoras de Imóveis, que aconteceu no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ RJ).

1996 – Novo presidente

Manoel da Silveira Maia assumiu a presidência.

Através de uma pesquisa com as associadas foram definidas metas, como:  ampliar o mercado para associadas; promover a valorização de suas atividades; prover o aperfeiçoamento empresarial das administradoras associadas; oferecer serviços que auxiliassem o exercício da atividade; melhorar a comunicação da ABADI com as Associadas; e promover a reorganização interna.

A ABADI compra mais duas salas no edifício onde funciona e assim a sede passou a ter exclusividade no andar.

1997 – 1º Encontro de Síndicos

Em 1997, a ABADI promoveu o 1º Encontro de Síndicos de sua história, que foi um sucesso. Realizado em Copacabana, reuniu mais de 1.200 gestores condominiais de todo o país.

1998 – Reeleição de Manoel da Silveira Maia

Reeleitos, os diretores insistiram no foco em qualidade e foi discutida a possibilidade da criação de um selo de garantia para as Administradoras.

1999 – Jubileu de Prata

O ano foi de celebração do Jubileu de Prata, no Copacabana Palace Hotel. No mesmo ano, a ABADI recebeu, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, diploma de Honra ao Mérito e deu início a certificação ISO 9002. A fim de agregar valores, foi certificada com o selo de Qualidade International Organization for Standardization – ISO 9002

No mesmo ano, a Associação promoveu um evento em comemoração aos cinco anos da Lei do Inquilinato, em Teresópolis.

2000 – Eleição e parcerias

Cesar Thomé Junior assume a presidência da ABADI.

Já no discurso de posse Cesar Thomé ressaltou a necessidade de os empresários, “embora sendo concorrentes”, manterem-se coesos e preservarem a lealdade e a ética acima de tudo. Sua prioridade, adiantou, seria “valorizar os empresários, ajudando-os a melhorar seus serviços e a otimizar os custos”. Explicou ainda que, dessa maneira, “os síndicos e os moradores também se beneficiariam com a melhoria da capacidade dos administradores”.

Neste ano, a ABADI firma parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho com o objetivo de facilitar o processo de seleção e contratação de funcionários para condomínios e administradoras.

2001 – ENIL

No ano marcado pelo racionamento de energia elétrica, a Associação promove três seminários interativos de redução do consumo de energia. A campanha, desenvolvida em parceria com a Light mobilizou mais de mil síndicos.

No dia 22 de setembro de 2001, a ABADI promove, em comemoração aos dez anos da Lei do Inquilinato, o Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores, que contou com a presença de 900 participantes, entre magistrados, juristas, empresários do setor imobiliário, síndicos, inquilinos e locadores.

Em 2001, a ABADI lançou, também, os Indicadores Imobiliários – pesquisa inédita sobre os segmentos de condomínios e alugueis – em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. E também o informativo da ABADI, com o nome de “Imóveis & Negócios” encartado no Jornal do Commercio, com uma tiragem de 75 mil exemplares.

A ABADI firmou convênio com a Secretaria Municipal do Trabalho, no sentido de divulgar a CENATA – Central de Atendimento ao Trabalhador Autônomo, programa desenvolvido pela Secretaria destinado a selecionar e disponibilizar o fornecimento de mão de obra especializada em diversos segmentos (bombeiros hidráulicos, eletricistas, gasistas, pintores, chaveiros, etc.), não somente para os condomínios, mas também para os moradores.

2002 – Lançamento do site

A Associação lançou o portal que, na época, era o maior site para compra, venda e locação de imóveis do país.

Outro assunto do momento era a revisão do Código Civil, que alterava as regras importantes no funcionamento dos condomínios. Um dos pontos que mais afligiam o setor era a fixação da multa por inadimplência –  que era de 20% – em apenas 2%. Rapidamente a ABADI convidou juristas para discutirem as propostas e formularem sugestões para aperfeiçoar o projeto.

2003 – XIII CONAI

O  XIII CONAI – Convenção Nacional das Administradoras de Imóveis, o maior Congresso Brasileiro e América Latina do Mercado Imobiliário, Habitação e Administradoras de Imóveis, foi realizado  em Blumenau – SC, o evento reuniu os representantes do mercado imobiliário, onde foram debatidas as “Alterações do Código Civil”, responsabilidade social, reforma tributária, condomínios, locação, loteamentos, software para o mercado, seguros e garantias locatícias.

2004 – Eleição e 30º aniversário

George Eduardo Masset assumiu a presidência da ABADI, com um planejamento que consistia em mais divulgação do site, expandir os cursos de capacitação, renovação de acordos com a CEDAE e FGV e avanço de relacionamento no judiciário.

No dia 25 de novembro de 2004, a ABADI comemorou seu 30º aniversário na Villa Riso, em São Conrado, no Rio de Janeiro. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes para prestigiar a Associação.

2005 – Site de cara nova

Com três anos em pleno vapor, o site da ABADI passou por reformulações e apresentou um layout mais moderno e fácil de navegar. A nova página, na época, passou a contar com um Catálogo de Imóveis, maior e mais eficaz.

2006 – Lançamento do NUFEI

Na segunda gestão de George Eduardo H. Masset, a ABADI lançou o NUFEI (Núcleo de Formação e Excelência Imobiliária), iniciativa pioneira e que foi elaborada com o objetivo de valorizar a atividade de administração de imóveis e condomínios, investindo no conhecimento como um fator de união em prol de uma atividade empresarial responsável e próspera.

Junto ao núcleo acadêmico, a ABADI inaugurou a sua nova sede, localizada, desde então, na Rua do Carmo, 6, agora, no 7º andar no Centro do Rio de Janeiro.

2007 – 1ª turma de Pós-Graduação em Direito Imobiliário

A ABADI lançou, através do NUFEI, a primeira turma de Pós-Graduação em Excelência no Direito Imobiliário com parceria e chancela da Universidade Cândido Mendes.

No mesmo ano, a ABADI foi contemplada pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro com a Medalha Pedro Ernesto – a honraria é a mais importante Comenda do município do Rio de Janeiro, entregue pela Câmara Municipal àqueles que mais se destacaram na comunidade brasileira.

2008 – Eleição

No dia 15 de maio de 2008, a ABADI promoveu o jantar de posse da nova diretoria executiva, que nomeou Pedro Carsalade como presidente da Associação. O evento foi realizado no Complexo Vitória, na Lagoa.

A fim de conhecer, ainda mais, o síndico carioca, a ABADI realizou uma pesquisa e descobriu que a maioria tinha curso superior e uma parte expressiva era pós-graduada. Sobre esse assunto, o então novo Presidente, comentou em O Globo: “Já se foi o tempo em que a administração de prédios podia ser feita por qualquer um, de forma amadora. Atualmente, com exigências cada vez mais complexas, principalmente no que se refere as legislações e aspectos trabalhistas e tributários, os síndicos devem estar cada vez mais informados e sempre reciclando seus conhecimentos”.

Os números do NUFEI eram animadores. Nos seus dois aos de funcionamento, 550 colaboradores de 60 empresas associadas haviam matriculado nos 35 cursos oferecidos.

2009 – 35 anos da ABADI

Para celebrar a data, a diretoria executiva da ABADI recebeu seus associados e amigos, no dia 05 de novembro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Ao todo, foram 327 empresários, representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário que se reuniram para comemorar os 35 anos da Associação.

A ABADI lançou o Banco de Talentos – uma seção do site da ABADI onde poderão ser acessados diversos currículos profissionais, assim como poderão ser oferecidas vagas de trabalho, mais uma iniciativa da ABADI para fomentar o mercado imobiliário e fortalecer suas associadas.

Uma pesquisa da ABADI realizada no início de 2009 identificou que, apesar da lei que permitia o protesto das taxas atrasadas em vigência, os índices de inadimplência no primeiro trimestre do ano haviam subido até 60%. “Não fosse a lei, estou certo de que a inadimplência teria subido mais. Apesar de poucos condomínios estarem efetivamente protestando as dívidas, a possibilidade de isso acontecer causa apreensão nos moradores”, revelou o Presidente da ABADI, em O Globo.

2010 – Reeleição e Copa do Mundo

Pedro Carsalade foi reeleito para presidir a ABADI por mais dois anos.

Em ano de Copa do Mundo e todas as atenções voltadas para o Mundial, a ABADI lançou a Cartilha da Copa para Condomínios. O material listava dicas de segurança e convivência entre síndicos e condôminos.

No mesmo ano, a ABADI lançou a Cartilha da Lei do Inquilinato, atualizada pela Lei 12.112 de 2009. Com o documento, pretendia-se dar mais segurança jurídica aos contratos.  Com isso, a ABADI editou uma cartilha com esclarecimentos e orientações de especialistas no assunto

2011 – Projeto Coleta Seletiva Solidária e Certificação Digital

A ABADI teve como missão levar para as administradoras associadas todas as informações necessárias para que haja a conscientização de síndicos e condôminos quanto ao volume de lixo gerado e a importância da reciclagem.

Aderiu à Coleta Seletiva Solidária, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, junto aos condomínios. A partir do projeto, foi lançado o Pacto pela Reciclagem que juntou a Prefeitura, a Secretaria estadual de Meio Ambiente, a federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), o SECOVI Rio, além do Movimentos Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis / Base RJ – MNCR / RJ e a Federação de Cooperativas de Catadores de Material Reciclável do Rio de Janeiro – FEBRACOM. Ainda nessa área, a ABADI engajou-se no Programa de Aproveitamento de Óleos Comestíveis do Estado do Rio de Janeiro (PROVE)

No mesmo ano, a ABADI realizou, em parceria com o Secovi Rio, um evento sobre a necessidade da certificação digital para acesso ao canal Conectividade Social – ICP Brasil.

2012 – Primeira mulher presidente da ABADI

Em 2012, Deborah O’Dena Mendonça foi eleita presidente da Associação. A ABADI se aproximava dos 40 anos e quis o destino que essa data tão importante encontrasse a presidência da associação nas mãos de uma mulher pela primeira vez em sua história.

A posse do biênio da primeira mulher a comandar a ABADI e representar o mercado aconteceu na Sociedade Hípica Brasileira, no dia 13 de maio de 2012, com a presença do Prefeito Eduardo Paes. Em seu discurso de posse, a Presidente destacou:

“A ABADI não é uma entidade abstrata ou mais uma sigla entre tantas outras, mas uma associação real e concreta, composta de seres humanos que juntam esforços para prestar à sociedade serviços de qualidade, campanhas de solidariedade, oferecer oportunidades de educação e treinamento e exemplificar os melhores valores éticos no setor de administração imobiliária.”

A ABADI assinou um importante pacto internacional entre entidades do setor imobiliário, e juntou-se a instituições do Canadá, Argentina, Colômbia, Espanha e Itália para firmar um protocolo de intenções com o objetivo de colaboração mútua para aperfeiçoamento da atividade nos países.

2013 – 39 anos, Lei da Autovistoria e Selo Verde

A Lei da Autovistoria teve contribuição direta da ABADI por meio da presidente Deborah O’Dena Mendonça e do diretor jurídico da época Marcelo Borges da Silva. Tal norma obriga os proprietários a verificarem periodicamente as condições estruturais das edificações, garantindo mais segurança para população.

Também em 2013, em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, a ABADI participou do lançamento do Selo Verde dado a edifícios que fazem a coleta seletiva solidária.

2014 – 40 anos, reeleição e mais

No mesmo ano, Deborah O’Dena Mendonça foi reeleita presidente da ABADI por mais dois anos.

Em fevereiro, foi aprovada a entrada da ABADI na Unión Latino-americana de Administradores Inmobiliarios (Ulai), que representa as atividades do mercado imobiliário da Guatemala, Uruguai, Peru, Chile, Colômbia, Paraguai, Brasil e Argentina.

Para marcar uma data tão significativa – 40 anos da ABADI –, foram realizados, no decorrer do ano, o conjunto de eventos “As 5 dimensões do mercado imobiliário”, onde foram trazidas temáticas relacionadas à atividade de administração de imóveis, com viés político, empresarial, socioambiental, econômico e jurídico. A jornalista Miriam Leitão conduziu o painel “Conjuntura econômica e perspectivas”.

A ABADI lançou um livro comemorativo, que contou a trajetória da associação, suas conquistas, suas contribuições ao mercado imobiliário, e acima de tudo, sempre valorizando a atividade durante esses 40 anos. E para encerrar aquele importante ano a ABADI comemorou seu aniversário de 40 anos no Clube Caiçaras, e contou com a presença de associados e parceiros da Associação ao longo de todos esses anos.

2015 – Lançamento do Procondo e Fórum da Água

2015 foi um marco para o mercado imobiliário com a criação da certificação Procondo (Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial), que garante a qualidade dos serviços prestados pelas administradoras de condomínio, oferecendo mais segurança a síndicos e condôminos.

A ABADI promoveu o Fórum da Água, que discutiu o consumo consciente e a redução de custos com água nos condomínios. O evento aconteceu no Auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e contou com palestras dos especialistas Adilson Roque dos Santos e Mário Moscatelli.

O CONAMI – Congresso Nacional do Mercado Imobiliário que teve como tema “Planejar para Realizar”, contou com a ABADI E AABIC que estiveram à frente do painel: “Atualidades na administração de condomínios no Brasil e em Portugal”, e falaram sobre o Procondo (Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial) e Proad (Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios).

2016 – Novo CPC

Com o Novo Código de Processo Civil, a ABADI promoveu uma série de eventos sobre o tema. No mês de março, em parceria com a ABAMI, realizou o evento Novo CPC em Debate com a presença de grandes nomes do processo civil; em abril, um Encontro Jurídico sobre o tema foi comandado pelos advogados do setor Marcelo Borges e André Luiz Junqueira; em julho, a ABADI e o Secovi Rio promoveram mais um Encontro Jurídico com a participação do desembargador Alexandre Freitas Câmara; também em julho, Marcelo Borges, na época diretor jurídico da Associação, concedeu uma entrevista à JBFM sobre o assunto; e, para finalizar o ano, o ENIL (Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores), que teve Sylvio Capanema abordando o Novo CPC.

2017 – Redes Sociais e Encontro Estratégico com Vânia Ferrari

A ABADI passou a investir, também, em campanhas digitais no Google e Facebook, seguindo uma linha de modernização e novas tendências do mercado empresarial.

2017 começou com um evento diferente e motivacional da palestrante Vânia Ferrari, que trouxe, para todos os associados, uma abordagem diferencia e divertida sobre gestão, liderança, auto-motivação, administração do tempo, melhoria contínua, inovação, neuromarketing e demais temas do desenvolvimento profissional.

A diretoria deu início à Reunião de Empresários, evento mensal que promove reuniões com os CEOs e empresários das administradoras associadas com o intuito de debater sobre os temas em voga do mercado e seus principais desafios e soluções. Nesses encontros, temas em evidência no setor são pautados e pleiteados entre os dirigentes.

2018 – Nova diretoria executiva

Em abril, Carlos Samuel de Oliveira Freitas foi eleito presidente da ABADI para o biênio 2018/2020. A cerimônia de posse aconteceu no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca.

2019 – 45 anos da ABADI e Parceria com o Secovi Rio

Em 2019, a ABADI completou 45 anos de atuação em prol do mercado imobiliário. No mesmo ano, realizou, em parceria com o Secovi Rio, o evento Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos – Soluções Inteligentes, no Hotel Prodigy Santos Dumont.

2020 – Eleição

Em março, a ABADI elegeu o novo Conselho Deliberativo, presidente e vice-presidente da Diretoria Executiva, diretores e comissões de Conciliação e Ética. Rafael Thomé assume a casa para o biênio 2020-2022, sendo o presidente mais jovem a tomar posse desde a fundação da ABADI, em 1974.

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A ABADI – Associação Brasileira das Administra A ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis – vai promover, de 05 a 15 de julho, mais uma turma do curso de Dinâmicas de Assembleia de Condomínios. O módulo tem o objetivo de capacitar o aluno em toda operação de uma assembleia ordinária, extraordinária ou de implantação de condomínio a fim de orientar na condução de diferentes tipos de reuniões, respeitando seus aspectos técnicos e legais.

O curso acontecerá às terças, quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h30, na modalidade telepresencial, que utiliza o mesmo método da educação presencial e possui recursos tecnológicos modernos que proporcionam a possibilidade de interação ao vivo entre alunos e professores.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail nufei@abadi.com.br ou pelo WhatsApp (21) 99810-8862.
Com as baixas temperaturas no Rio de Janeiro, a AB Com as baixas temperaturas no Rio de Janeiro, a ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis – lançou, esta semana, uma campanha de arrecadação de agasalhos, mantas e cobertores, que serão doados ao Exército da Salvação, entidade que atua no Brasil desde 1922, com unidades de atendimento a crianças em situação de risco, projetos educacionais, programas de capacitação profissional, lares para idosos, entre outros.

Até o final de junho, os associados e o público em geral podem doar peças de roupas de frio, mantas e cobertores em bom estado, na sede da ABADI, na Rua do Carmo, n° 6 – 7° andar, no Centro do Rio. 

“O Rio de Janeiro está tendo dias com recorde de frio e a ABADI está promovendo essa ação para tentar amenizar um pouco o sofrimento de algumas famílias durante esse período. Ter empresas fazendo parte desse movimento, a tendência é fortalecer ainda mais a campanha, uma vez que incentiva os nossos colaboradores e associados, além do nosso público externo”, destacou Marisa Braga, diretora social da ABADI.
Cultivar o intercâmbio de experiências e conheci Cultivar o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Com esse objetivo, a ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis – vai promover uma edição especial – e presencial – do Encontro de Síndicos em Nova Iguaçu, em uma área em franco desenvolvimento imobiliário. O evento vai acontecer no dia 23 de junho, a partir das 14 horas, na Avenida Dr. Mário Guimarães, 318, no centro da cidade. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link disponível na bio aqui do Instagram.

O encontro vai debater a questão das assembleias virtuais, que atualmente já possuem a mesma validade jurídica das presenciais, conforme a Lei nº 14.309, de 08 de março de 2022. Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da ABADI, será o palestrante convidado do encontro, e Roberto Bigler, diretor jurídico da associação, atuará como debatedor do tema.

“O Encontro de Síndicos é um evento tradicional no calendário do mercado imobiliário do Rio de Janeiro, e agora elaboramos essas edições fragmentadas com o objetivo de ressaltar a importância da ABADI e de suas associadas à frente dos condomínios, além de disseminar conhecimento e fortalecer o mercado”, destaca Rafael Thomé, presidente da ABADI.

Ao final do evento, acontecerá o tradicional workshop jurídico onde o público poderá esclarecer dúvidas e enviar perguntas sobre o tema abordado ao longo do evento.

Programação
13:30 | Credenciamento e welcome coffee
14:00 | Abertura
14:15 | Palestra: Assembleias Virtuais, com Marcelo Borges
15:00 | Workshop jurídico
16:00 | Encerramento
Mesmo com o fim das restrições que impulsionaram Mesmo com o fim das restrições que impulsionaram o setor, pontos de venda caracterizados por autoatendimento vêm crescendo, principalmente dentro de condomínios.

A pandemia fortaleceu o setor de minimercados, principalmente no período inicial do isolamento social. Mesmo com a melhora dos números da pandemia no Brasil, esses pontos de venda, principalmente dentro de condomínios, devem crescer nos próximos anos.

Segundo o diretor financeiro da ABADI, Fernando Canato, esse ramo já vinha crescendo e ganhou impulso durante a pandemia:

“Nós percebemos muito mais síndicos interessados em minimercados. Na maioria das regiões, as empresas do segmento firmam parceria com as construtoras para que os prédeios fiquem prontos já com minimercado. É um diferencial”, destacou. 

Fonte: O Globo
A cada dia que passa, a função do síndico tem s A cada dia que passa, a função do síndico tem se tornado mais relevante no mercado condominial. Se, no passado, o normal era o síndico morador, atualmente há um grande crescimento de presença de síndicos profissionais, inclusive com o suporte de administradoras para uma gestão mais eficiente de condomínios. 

Com a profissionalização da função de síndico, o nível de exigência também teve o seu patamar elevado. Por isso é exigido uma série de conhecimentos para garantir o melhor funcionamento do empreendimento. 

“Hoje, o síndico é um verdadeiro gestor de propriedades urbanas, devendo estar preparado para assumir tão importante função. Conhecer o condomínio e receber treinamentos através de cursos ministrados por entidades especializadas são fatores básicos para que o candidato esteja minimamente preparado para assumir a gestão de um condomínio. Também é importante ter uma empresa administrada experiente e com know how para prestar uma boa assessoria” destacou Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da ABADI. 

Também são necessários conhecimentos mais técnicos, como noções de gestão de pessoas, legislação sobre condomínios, funcionamento de tecnologias, entre outras. 

“Ter certificados de cursos em entidades do setor e referências positivas em outros condomínios. Sendo um síndico orgânico (morador/condômino), importante ter conhecimento do cotidiano do empreendimento e de suas necessidades, sendo uma pessoa ativa em assembleias e na organização jurídico-administrativa do condomínio”, afirmou Borges.

Fonte: Condo News
Historicamente, a auditoria externa ou independent Historicamente, a auditoria externa ou independente nasceu da evolução do sistema capitalista, impulsionado pelo crescimento das empresas que viam a necessidade de ampliar suas instalações industriais e operações administrativas. Para Roberto Bigler, diretor efetivo do Procondo, as empresas se viram obrigadas, para acompanhar as mudanças atuais e se manterem competitivas, a empregar enormes recursos nas operações empresariais.

“Diante da evolução tecnológica, da necessidade de melhoria constante do controle dos seus processos internos, do modo de garantir melhor eficiência às operações e pressionadas especialmente pelo aumento constante da chamada economia de larga escala – potencializada, sobretudo, pela concorrência – as empresas tiveram que se adaptar a essas mudanças”, destaca Bigler.

Foi assim, então, com esse mesmo pensamento que nasceu para o setor de administração de condomínios, focado principalmente na proteção dos seus clientes (condomínios e condôminos), o Procondo – Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial.

No Procondo, a auditoria é realizada pelo Bureau Veritas, empresa de auditoria independente líder mundial em certificações, que estabelece, através de um critério rígido com mais de 150 itens de verificação, os padrões de qualidade e eficiência ideais para uma administradora de condomínios.

“O objetivo principal do processo de certificação de uma empresa desse segmento é auxiliar síndicos e condôminos a escolherem empresas confiáveis e altamente capazes de gerir seus patrimônios”, finaliza Bigler.

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