No dia 16 de março foi realizada a coletiva de imprensa para divulgação dos Indicadores Habitacionais da cidade do Rio de Janeiro, em iniciativa promovida pela ABADI e pelo Secovi Rio
O evento contou com a participação de jornalistas de renomados veículos e do mercado imobiliário.
Os Indicadores Habitacionais representam um retrato do mercado imobiliário da cidade do Rio de Janeiro, especialmente nos segmentos de condomínios e locação.
O objetivo foi demonstrar uma análise do mercado durante o último ano, apresentando os gráficos e destacando o comportamento dos indicadores nesse período.
Para o presidente da ABADI, Rafael Thomé, os Indicadores Habitacionais representam uma fonte de informação isenta, qualificada e de grande credibilidade para a sociedade em geral e empresas do setor:
– Os Indicadores demonstram a força do mercado porque são referências reais dentro de um programa de confidencialidade e com uma auditoria isenta para fazer essa coleta de dados e transformar em informação para a opinião pública. São números da operação direta das administradoras e fornecidos para que os empresários e a sociedade em geral adotem as melhores e mais sólidas decisões dentro do mercado, ou seja, é um projeto que dá visibilidade para uma elevada quantidade de informações que antes não se tinha, como a de ocupação dos imóveis, de aumentos reais no preço, se tornando uma ferramenta essencial porque gera também uma previsibilidade quando comparada a outros índices, como por exemplo o fato inadimplência estar diretamente ligada à taxa de desemprego. Essa e várias outras análises sobre o panorama do mercado e do momento da economia podem ser feitas a partir dos dados dos Indicadores.
Participaram da apresentação dos Indicadores: Rafael Thomé, presidente da ABADI, Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio e Maurício Eiras, coordenador do Cepai (Centro de Pesquisa e Análise da Informação) do Secovi Rio.
Após a realização da coletiva de imprensa os Indicadores Habitacionais foram repercutiram de forma expressiva na mídia, incluindo veículos de destaque como Agência Brasil, Uol, Isto É, Yahoo Notícias, Diário do Porto, entre outros