A responsabilidade das administradoras na prestação de contas do síndico foi tema de evento que reuniu especialistas e associadas na sede da ABADI
No dia 09 de agosto, mais uma edição do Encontro da Comissão de Assuntos Jurídicos (CAJ) foi realizada na sede da ABADI. Na oportunidade, um tema complexo e que vem ganhando notoriedade no Judiciário foi abordado: A “responsabilidade” da administradora na prestação de contas do síndico.
Com coordenação do diretor jurídico da ABADI, Roberto Bigler, o evento contou com as participações do diretor de condomínio e locação, Marcelo Borges, do ex-presidente da ABADI, Carlos Samuel Freitas e do convidado especial desta edição, o advogado Leandro Sender.
Os encontros CAJ, que reúnem especialistas do segmento e as associadas da ABADI, promovem debates aprofundados sobre assuntos complexos do mercado condominial e de locação. Como destaca o diretor de condomínio e locação da ABADI, Marcelo Borges.
– O projeto CAJ busca trazer assuntos jurídicos para serem debatidos para que haja um alinhamento em termos de entendimento de alguns temas que são polêmicos e que impactam no mercado imobiliário releva o papel da ABADI como centro de inteligência jurídica que traz soluções para o nosso mercado, traz soluções para as administradoras e ao público em geral que interage com esse mercado tão importante na economia do Brasil.
Para o advogado Leandro Sender, a realização do CAJ sobre o tema foi de fundamental impacto para um entendimento maior sobre a questão das responsabilidades de administradoras e síndicos:
– Esses encontros são importantes pelas dificuldades encontradas no mercado hoje em dia que podem eventualmente trazer preocupações e eventuais dores para as administradoras. Nesse caso específico, a importância do CAJ é nós enquanto ABADI estabelecermos uma posição concreta frente às decisões que estão ocorrendo.
O diretor jurídico da ABADI, Roberto Bigler, ressaltou a participação das associadas durante o Encontro CAJ
– Tivemos mais uma vez o auditório lotado. Tratamos de um tema bastante relevante para o nosso mercado e debatemos sobre a obrigatoriedade ou não da administradora prestar contas no lugar do síndico, que é um tema que vem sendo discutido no Judiciário e que a gente já sabe, abordamos durante esse encontro, que a administradora não tem essa responsabilidade que é própria do síndico, a exceção de outras responsabilidades que ela tem no bojo contratual.
Em breve um novo tema será definido e abordado em detalhes na próxima edição do CAJ. Fique atento aos nossos canais de comunicação para ficar por dentro das novidades da ABADI.
Confira algumas fotos do Encontro CAJ, de 09 de agosto: