Com quase 6 mil inscritos, 90 expositores e cerca de duas mil pessoas circulando ao longo de dois dias intensos de programação, a 5ª edição da Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos, foi realizada pelo Secovi Rio e pela ABADI nos dias 9 e 10 de outubro, no ExpoRio Cidade Nova, reafirmando sua importância como um dos principais eventos do setor condominial do Estado do Rio de Janeiro.
Mais do que números expressivos, a edição de 2025 mostrou que a gestão de condomínios está cada vez mais profissional, conectada à inovação e atenta às necessidades reais de moradores, síndicos e administradoras. Ao reunir especialistas, instituições, empresas e gestores condominiais em torno de debates, painéis, workshops e experiências interativas, a feira ofereceu conhecimento técnico, soluções práticas e um espaço de valorização do trabalho de quem cuida diariamente dos espaços coletivos.
“A cada edição, sentimos o quanto o evento cresce em qualidade e representatividade. É uma oportunidade de unir conhecimento, inovação e escuta ativa com quem está na linha de frente da gestão condominial”, afirmou Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio.
Já Rafael Thomé, presidente da ABADI, destacou a força da parceria entre as entidades realizadoras: “Essa feira é uma entrega conjunta de muita dedicação e respeito ao setor. Um espaço onde síndicos encontram ferramentas reais para administrar melhor”.
Conteúdo técnico, diversidade de temas e engajamento
A programação contou com mais de 20 atividades distribuídas entre painéis, palestras e workshops — todos voltados aos desafios e atualizações do dia a dia condominial. Questões legais, sustentabilidade, acessibilidade, inovação tecnológica, conflitos internos e responsabilidade jurídica dos síndicos foram alguns dos temas tratados por especialistas renomados como Marcelo Borges, Daniela Vilanova, Carlos Gabriel Feijó, Dario Perez, Fernando Canato, entre outros.
No primeiro dia, o mágico, ator e humorista Gabriel Louchard abriu a agenda de forma leve e provocativa, falando sobre situações comuns (e inusitadas) na vida em condomínio. Em seguida, assuntos mais técnicos ganharam espaço: a instalação de estações de carga para carros elétricos, os deveres legais dos síndicos, acessibilidade, prevenção ao assédio moral e burnout, e até o uso da inteligência artificial na administração condominial estiveram entre os destaques.
O segundo dia começou com a apresentação de Willian Santos, o “Síndico Revoltado”, que interagiu com o público de forma irreverente. A programação seguiu ao longo do dia com temas como locação por temporada, equilíbrio orçamentário, sustentabilidade, urbanismo e abusos de direito em condomínios. Workshops e um painel final com especialistas encerraram a programação, acompanhados de um animado sorteio de prêmios.
Parcerias institucionais e estrutura elogiada
A feira contou com o patrocínio do CAU/RJ, CREA-RJ, Sicredi e Naturgy, além do apoio do CRT-RJ. A Fecomércio RJ, o Sesc e o Senac também participaram ativamente com estande institucional e ações voltadas ao bem-estar do público, como sessões de massagem relaxante, distribuição de brindes e materiais informativos.
Representando o CREA-RJ, Leonardo Canário destacou a relevância do evento e a força da parceria com o Secovi Rio e a ABADI: “É fundamental que os síndicos tenham acesso a informações técnicas de qualidade. Trouxemos uma cartilha com orientações sobre cuidados com elevadores, porque entendemos que conhecimento salva vidas e evita prejuízos”.
Durante o evento, o CRT-RJ lançou oficialmente um manual com recomendações para a contratação de técnicos industriais registrados, voltado a síndicos e gestores de condomínios residenciais e comerciais. O material orienta sobre critérios de segurança e responsabilidade técnica para a realização de serviços, como manutenção elétrica, hidráulica, sistemas de gás, elevadores e impermeabilização. “Essa aproximação com os síndicos demonstra o compromisso do CRT-RJ em fortalecer a gestão dos condomínios, valorizar o trabalho dos técnicos e contribuir para uma administração mais eficiente, segura e de qualidade de vida para os moradores”, declarou a entidade.
Do lado do CAU/RJ, a arquiteta e urbanista Michelle Beatrice, vice-presidente do Conselho, reforçou o papel educativo da participação institucional:
“A presença do CAU/RJ na 5ª Feira de Condomínios e Encontro de Síndicos reforça o nosso compromisso com a conscientização sobre a importância de contratar profissionais habilitados para a elaboração de projetos e a execução de obras condominiais. A participação em eventos voltados aos síndicos é fundamental para ampliar o conhecimento sobre normas técnicas, como a NBR 16280, que trata de reformas em edificações, e a norma de vistoria predial, contribuindo para a segurança e a qualidade das intervenções.”
Jackson Barbosa, representando o Sicredi, elogiou a estrutura e o público da feira: “A estrutura está excelente, o público muito qualificado. Feira cheia, bons contatos e, com certeza, estaremos de volta em 2026.”
Renato Giro, presidente da AEI (Associação de Engenharia de Impermeabilização), que já participa da feira há algumas edições, também comentou: “Aqui está a nata dos síndicos do Rio de Janeiro. Um evento muito grandioso… Parabéns ao Secovi Rio e à ABADI.”
André Amin, responsável pelo Grupo Amin, participou do evento pela primeira vez como expositor e também ficou admirado com as oportunidades de negócios do espaço: “Tivemos contato direto com síndicos de várias regiões e condomínios, o que com certeza ajuda a fortalecer nossa marca e gerar boas oportunidades no setor condominial”.
Cadu Cerizze, da empresa Hum Energia, também teve uma impressão positiva do encontro e já tem planos de estar no evento em 2026. “Foram dois dias intensos, cheios de boas conversas e conexões. ver tanta gente interessada e aberta a entender nossos serviços foi simplesmente incrível“.
Impacto social
Atenta ao seu papel de responsabilidade social, a Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos arrecadou cerca de 1,5 tonelada de alimentos para o Programa Sesc Mesa Brasil. A iniciativa, que combate o desperdício e atende instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade, reforçou o compromisso do evento com a transformação social e o apoio comunitário.
Próxima edição em 2026 já é aguardada
Com corredores cheios, conteúdo técnico de alto nível e uma atmosfera de cooperação entre os diversos agentes do setor, a Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos 2025 mostrou que a boa gestão é feita de informação, diálogo e atitude.
A expectativa agora se volta para a próxima edição, que já promete novidades e ainda mais interação com o universo condominial. O evento já está agendado para setembro de 2026. Acompanhe os canais do Secovi Rio e da ABADI para saber todas as novidades.