1974 – O nascimento da ABADI
Em 17 de outubro, 20 empresários do setor imobiliário se reuniram em um almoço no Clube Ginástico Português com o objetivo de congregar os administradores de imóveis e promover a expansão e qualificação do mercado, que sofria o impacto negativo do desequilíbrio econômico. Assim foi pensada e fundada a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI).
Quase um mês depois, no dia 11 de novembro, a primeira diretoria executiva da ABADI, presidida por Geraldo Rezende Ciribelli, tomou posse na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, na época Estado da Guanabara.
1975 – Um ano em atuação
No primeiro ano de atuação, a ABADI foi convidada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal a fazer parte de uma subcomissão para analisar a legislação e projetos de lei sobre locação de prédios urbanos, o que originou, posteriormente, na Lei do Inquilinato (Lei 6.649/79).
Ainda em 1975, a ABADI lançou seu órgão informativo, atentando para a necessidade de conscientização do público e dos governantes para a evolução do mercado imobiliário e da legislação que o disciplinava.
1976 – Reeleição diretoria e conselho
Toda a diretoria e o conselho que estavam à frente da ABADI foram reeleitos para o período de 1976 a 1977.
1978 – Nova diretoria executiva
Após quatro anos, houve a troca da diretoria executiva da ABADI e Francisco das Chagas Machado assumiu a presidência.
Nesse mesmo ano, uma comissão da Associação foi recebida em Brasília pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, Márcio Henrique Simonsen e João Paulo dos Reis Velloso, respectivamente, para sensibilizar o Congresso para a importância da manutenção da denúncia vazia nos contratos de locação de imóveis para a geração de investimentos privados na construção civil.
1979 – O primeiro CONAI e ação filantrópica
A ABADI promoveu, no emblemático Hotel Nacional, projetado por Oscar Niemeyer, a primeira Convenção Nacional das Administradoras de Imóveis (CONAI). O evento reuniu cerca de 400 empresários do setor, de 18 estados do Brasil, e consolidou definitivamente a ABADI em âmbito nacional.
Como resultado desta iniciativa, adveio a fundação da Federação das Administradoras de Imóveis e Condomínios.
Também em 1979, proclamado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional das Crianças, a ABADI iniciou uma campanha filantrópica para arrecadar fundos para a construção do Pavilhão Infantil do Hospital Mário Kroeff, na Penha, destinado a assistir crianças carentes portadoras de câncer.
1980 – Reeleição
Em março de 1980, o presidente Francisco das Chagas Machado foi reeleito com 51 votos contra 47 da chapa concorrente.
1981 – O primeiro Simpósio e O Globo
De 27 a 29 de maio de 1981, a ABADI promoveu o 1º Simpósio das Administradoras de Imóveis. Neste mesmo ano, foi realizado o II CONAI, em Porto Alegre.
Com o objetivo de dar ainda mais voz ao setor imobiliário, a ABADI lançou uma coluna semanal com informações sobre condomínios, locações e venda de imóveis no jornal O Globo.
1982 – Nova presidência e iniciativas
Rômulo Cavalcante Mota é reeleito presidente da Associação.
Ainda com o objetivo de estreitar os laços com a imprensa, Mota pôde anunciar o retorno do Boletim ABADI, que passou a circular na primeira quarta-feira de cada mês no Jornal do Brasil.
1983 – Regulamentação e profissionalização do segmento
Foram criados cursos de aprimoramento em diversas áreas para os colaboradores das administradoras. A ABADI também promoveu conferências sobre as modificações da Lei do Inquilinato.
1984 – 10 anos da Associação
No aniversário de 10 anos da ABADI, aconteceu o Simpósio do I Decênio e a Câmara de Vereadores aprovou, na sessão de 25 de setembro de 1984, voto de congratulações pelo aniversário da Associação.
1985 – Intercâmbio Internacional
O ex-presidente e Conselheiro Nato Francisco das Chagas Machado representou a ABADI no 36º Congresso da Federação Internacional das Profissões imobiliárias, realizado em Roma, atuando como um dos oradores do evento.
1986 – Novo presidente
Georges de Moraes Masset assumiu a presidência da ABADI por mais quatro anos. Neste período, enfrentou planos econômicos como o Cruzado, Bresser e Verão, lançados pelo governo da época, e procurou solucionar conflitos entre locadores e locatários.
Ainda em 1986, o vereador Gélson Ortiz Sampaio apresentou à Câmara Municipal do Rio de Janeiro o Projeto de Lei 1.464/86 visando conferir à ABADI o título de entidade de utilidade pública.
1988 – Eleição biênio e ABADI como instituição de utilidade pública
Para o biênio 1988/1990, Georges de Moraes Masset foi reeleito como presidente da ABADI.
Pela Lei 1.319/88, a ABADI é reconhecida como instituição de utilidade pública em virtude das campanhas sociais que apoia, dos seminários que promove em prol do mercado imobiliário e de cursos de formação e aprimoramento profissional que promove para síndicos, condôminos e funcionários de condomínios.
1989 – 1º ENAI – Encontro Nacional de Advogados de Administradoras de Imóveis
A ABADI realizou, em novembro, o 1º ENAI – Encontro Nacional de Advogados de Administradoras de Imóveis para o debate de questões jurídicas relacionadas ao mercado.
1990 – Posse do novo presidente e Lei do Inquilinato
Augusto Alves Moreiras é eleito presidente da ABADI.
Ainda em 1990, a ABADI com as importantes e definitivas participações dos doutores Geraldo Beire Simões, Sylvio Capanema de Souza e Pedro Antonio Barbosa Cantisano, participou da elaboração do anteprojeto da Lei do Inquilinato, que foi sancionada 18 de outubro de 1991 – Lei 8.245/91.
1991 – Lei do Inquilinato
A Lei do Inquilinato foi aprovada e muito bem recebida no mercado. O fato provocou um otimismo geral e reduziu significativamente as ações de despejo e resiste até hoje mantendo o mercado pacificado.
1992 – Reeleição
A eleição para o biênio 1992/1994 trouxe de volta à presidência Rômulo Cavalcante Mota.
1994 – Novo presidente
Isaldo Vieira de Melo foi quem presidiu a ABADI de 1994 a 1996, primeiros anos do Plano Real, que trouxe maior estabilidade ao mercado imobiliário. A nova diretoria teve como meta intensificar as reuniões externas, que ficaram conhecidas como “ABADI Itinerante” e também uma campanha junto às associadas para aquisição da sede própria
1995 – Simpósio
Nesse ano foi realizado o I Simpósio das Administradoras de Imóveis, que aconteceu no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ RJ).
1996 – Novo presidente
Manoel da Silveira Maia assumiu a presidência.
Através de uma pesquisa com as associadas foram definidas metas, como: ampliar o mercado para associadas; promover a valorização de suas atividades; prover o aperfeiçoamento empresarial das administradoras associadas; oferecer serviços que auxiliassem o exercício da atividade; melhorar a comunicação da ABADI com as Associadas; e promover a reorganização interna.
A ABADI compra mais duas salas no edifício onde funciona e assim a sede passou a ter exclusividade no andar.
1997 – 1º Encontro de Síndicos
Em 1997, a ABADI promoveu o 1º Encontro de Síndicos de sua história, que foi um sucesso. Realizado em Copacabana, reuniu mais de 1.200 gestores condominiais de todo o país.
1998 – Reeleição de Manoel da Silveira Maia
Reeleitos, os diretores insistiram no foco em qualidade e foi discutida a possibilidade da criação de um selo de garantia para as Administradoras.
1999 – Jubileu de Prata
O ano foi de celebração do Jubileu de Prata, no Copacabana Palace Hotel. No mesmo ano, a ABADI recebeu, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, diploma de Honra ao Mérito e deu início a certificação ISO 9002. A fim de agregar valores, foi certificada com o selo de Qualidade International Organization for Standardization – ISO 9002
No mesmo ano, a Associação promoveu um evento em comemoração aos cinco anos da Lei do Inquilinato, em Teresópolis.
2000 – Eleição e parcerias
Cesar Thomé Junior assume a presidência da ABADI.
Já no discurso de posse Cesar Thomé ressaltou a necessidade de os empresários, “embora sendo concorrentes”, manterem-se coesos e preservarem a lealdade e a ética acima de tudo. Sua prioridade, adiantou, seria “valorizar os empresários, ajudando-os a melhorar seus serviços e a otimizar os custos”. Explicou ainda que, dessa maneira, “os síndicos e os moradores também se beneficiariam com a melhoria da capacidade dos administradores”.
Neste ano, a ABADI firma parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho com o objetivo de facilitar o processo de seleção e contratação de funcionários para condomínios e administradoras.
2001 – ENIL
No ano marcado pelo racionamento de energia elétrica, a Associação promove três seminários interativos de redução do consumo de energia. A campanha, desenvolvida em parceria com a Light mobilizou mais de mil síndicos.
No dia 22 de setembro de 2001, a ABADI promove, em comemoração aos dez anos da Lei do Inquilinato, o Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores, que contou com a presença de 900 participantes, entre magistrados, juristas, empresários do setor imobiliário, síndicos, inquilinos e locadores.
Em 2001, a ABADI lançou, também, os Indicadores Imobiliários – pesquisa inédita sobre os segmentos de condomínios e alugueis – em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. E também o informativo da ABADI, com o nome de “Imóveis & Negócios” encartado no Jornal do Commercio, com uma tiragem de 75 mil exemplares.
A ABADI firmou convênio com a Secretaria Municipal do Trabalho, no sentido de divulgar a CENATA – Central de Atendimento ao Trabalhador Autônomo, programa desenvolvido pela Secretaria destinado a selecionar e disponibilizar o fornecimento de mão de obra especializada em diversos segmentos (bombeiros hidráulicos, eletricistas, gasistas, pintores, chaveiros, etc.), não somente para os condomínios, mas também para os moradores.
2002 – Lançamento do site
A Associação lançou o portal que, na época, era o maior site para compra, venda e locação de imóveis do país.
Outro assunto do momento era a revisão do Código Civil, que alterava as regras importantes no funcionamento dos condomínios. Um dos pontos que mais afligiam o setor era a fixação da multa por inadimplência – que era de 20% – em apenas 2%. Rapidamente a ABADI convidou juristas para discutirem as propostas e formularem sugestões para aperfeiçoar o projeto.
2003 – XIII CONAI
O XIII CONAI – Convenção Nacional das Administradoras de Imóveis, o maior Congresso Brasileiro e América Latina do Mercado Imobiliário, Habitação e Administradoras de Imóveis, foi realizado em Blumenau – SC, o evento reuniu os representantes do mercado imobiliário, onde foram debatidas as “Alterações do Código Civil”, responsabilidade social, reforma tributária, condomínios, locação, loteamentos, software para o mercado, seguros e garantias locatícias.
2004 – Eleição e 30º aniversário
George Eduardo Masset assumiu a presidência da ABADI, com um planejamento que consistia em mais divulgação do site, expandir os cursos de capacitação, renovação de acordos com a CEDAE e FGV e avanço de relacionamento no judiciário.
No dia 25 de novembro de 2004, a ABADI comemorou seu 30º aniversário na Villa Riso, em São Conrado, no Rio de Janeiro. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes para prestigiar a Associação.
2005 – Site de cara nova
Com três anos em pleno vapor, o site da ABADI passou por reformulações e apresentou um layout mais moderno e fácil de navegar. A nova página, na época, passou a contar com um Catálogo de Imóveis, maior e mais eficaz.
2006 – Lançamento do NUFEI
Na segunda gestão de George Eduardo H. Masset, a ABADI lançou o NUFEI (Núcleo de Formação e Excelência Imobiliária), iniciativa pioneira e que foi elaborada com o objetivo de valorizar a atividade de administração de imóveis e condomínios, investindo no conhecimento como um fator de união em prol de uma atividade empresarial responsável e próspera.
Junto ao núcleo acadêmico, a ABADI inaugurou a sua nova sede, localizada, desde então, na Rua do Carmo, 6, agora, no 7º andar no Centro do Rio de Janeiro.
2007 – 1ª turma de Pós-Graduação em Direito Imobiliário
A ABADI lançou, através do NUFEI, a primeira turma de Pós-Graduação em Excelência no Direito Imobiliário com parceria e chancela da Universidade Cândido Mendes.
No mesmo ano, a ABADI foi contemplada pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro com a Medalha Pedro Ernesto – a honraria é a mais importante Comenda do município do Rio de Janeiro, entregue pela Câmara Municipal àqueles que mais se destacaram na comunidade brasileira.
2008 – Eleição
No dia 15 de maio de 2008, a ABADI promoveu o jantar de posse da nova diretoria executiva, que nomeou Pedro Carsalade como presidente da Associação. O evento foi realizado no Complexo Vitória, na Lagoa.
A fim de conhecer, ainda mais, o síndico carioca, a ABADI realizou uma pesquisa e descobriu que a maioria tinha curso superior e uma parte expressiva era pós-graduada. Sobre esse assunto, o então novo Presidente, comentou em O Globo: “Já se foi o tempo em que a administração de prédios podia ser feita por qualquer um, de forma amadora. Atualmente, com exigências cada vez mais complexas, principalmente no que se refere as legislações e aspectos trabalhistas e tributários, os síndicos devem estar cada vez mais informados e sempre reciclando seus conhecimentos”.
Os números do NUFEI eram animadores. Nos seus dois aos de funcionamento, 550 colaboradores de 60 empresas associadas haviam matriculado nos 35 cursos oferecidos.
2009 – 35 anos da ABADI
Para celebrar a data, a diretoria executiva da ABADI recebeu seus associados e amigos, no dia 05 de novembro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Ao todo, foram 327 empresários, representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário que se reuniram para comemorar os 35 anos da Associação.
A ABADI lançou o Banco de Talentos – uma seção do site da ABADI onde poderão ser acessados diversos currículos profissionais, assim como poderão ser oferecidas vagas de trabalho, mais uma iniciativa da ABADI para fomentar o mercado imobiliário e fortalecer suas associadas.
Uma pesquisa da ABADI realizada no início de 2009 identificou que, apesar da lei que permitia o protesto das taxas atrasadas em vigência, os índices de inadimplência no primeiro trimestre do ano haviam subido até 60%. “Não fosse a lei, estou certo de que a inadimplência teria subido mais. Apesar de poucos condomínios estarem efetivamente protestando as dívidas, a possibilidade de isso acontecer causa apreensão nos moradores”, revelou o Presidente da ABADI, em O Globo.
2010 – Reeleição e Copa do Mundo
Pedro Carsalade foi reeleito para presidir a ABADI por mais dois anos.
Em ano de Copa do Mundo e todas as atenções voltadas para o Mundial, a ABADI lançou a Cartilha da Copa para Condomínios. O material listava dicas de segurança e convivência entre síndicos e condôminos.
No mesmo ano, a ABADI lançou a Cartilha da Lei do Inquilinato, atualizada pela Lei 12.112 de 2009. Com o documento, pretendia-se dar mais segurança jurídica aos contratos. Com isso, a ABADI editou uma cartilha com esclarecimentos e orientações de especialistas no assunto
2011 – Projeto Coleta Seletiva Solidária e Certificação Digital
A ABADI teve como missão levar para as administradoras associadas todas as informações necessárias para que haja a conscientização de síndicos e condôminos quanto ao volume de lixo gerado e a importância da reciclagem.
Aderiu à Coleta Seletiva Solidária, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, junto aos condomínios. A partir do projeto, foi lançado o Pacto pela Reciclagem que juntou a Prefeitura, a Secretaria estadual de Meio Ambiente, a federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), o SECOVI Rio, além do Movimentos Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis / Base RJ – MNCR / RJ e a Federação de Cooperativas de Catadores de Material Reciclável do Rio de Janeiro – FEBRACOM. Ainda nessa área, a ABADI engajou-se no Programa de Aproveitamento de Óleos Comestíveis do Estado do Rio de Janeiro (PROVE)
No mesmo ano, a ABADI realizou, em parceria com o Secovi Rio, um evento sobre a necessidade da certificação digital para acesso ao canal Conectividade Social – ICP Brasil.
2012 – Primeira mulher presidente da ABADI
Em 2012, Deborah O’Dena Mendonça foi eleita presidente da Associação. A ABADI se aproximava dos 40 anos e quis o destino que essa data tão importante encontrasse a presidência da associação nas mãos de uma mulher pela primeira vez em sua história.
A posse do biênio da primeira mulher a comandar a ABADI e representar o mercado aconteceu na Sociedade Hípica Brasileira, no dia 13 de maio de 2012, com a presença do Prefeito Eduardo Paes. Em seu discurso de posse, a Presidente destacou:
“A ABADI não é uma entidade abstrata ou mais uma sigla entre tantas outras, mas uma associação real e concreta, composta de seres humanos que juntam esforços para prestar à sociedade serviços de qualidade, campanhas de solidariedade, oferecer oportunidades de educação e treinamento e exemplificar os melhores valores éticos no setor de administração imobiliária.”
A ABADI assinou um importante pacto internacional entre entidades do setor imobiliário, e juntou-se a instituições do Canadá, Argentina, Colômbia, Espanha e Itália para firmar um protocolo de intenções com o objetivo de colaboração mútua para aperfeiçoamento da atividade nos países.
2013 – 39 anos, Lei da Autovistoria e Selo Verde
A Lei da Autovistoria teve contribuição direta da ABADI por meio da presidente Deborah O’Dena Mendonça e do diretor jurídico da época Marcelo Borges da Silva. Tal norma obriga os proprietários a verificarem periodicamente as condições estruturais das edificações, garantindo mais segurança para população.
Também em 2013, em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, a ABADI participou do lançamento do Selo Verde dado a edifícios que fazem a coleta seletiva solidária.
2014 – 40 anos, reeleição e mais
No mesmo ano, Deborah O’Dena Mendonça foi reeleita presidente da ABADI por mais dois anos.
Em fevereiro, foi aprovada a entrada da ABADI na Unión Latino-americana de Administradores Inmobiliarios (Ulai), que representa as atividades do mercado imobiliário da Guatemala, Uruguai, Peru, Chile, Colômbia, Paraguai, Brasil e Argentina.
Para marcar uma data tão significativa – 40 anos da ABADI –, foram realizados, no decorrer do ano, o conjunto de eventos “As 5 dimensões do mercado imobiliário”, onde foram trazidas temáticas relacionadas à atividade de administração de imóveis, com viés político, empresarial, socioambiental, econômico e jurídico. A jornalista Miriam Leitão conduziu o painel “Conjuntura econômica e perspectivas”.
A ABADI lançou um livro comemorativo, que contou a trajetória da associação, suas conquistas, suas contribuições ao mercado imobiliário, e acima de tudo, sempre valorizando a atividade durante esses 40 anos. E para encerrar aquele importante ano a ABADI comemorou seu aniversário de 40 anos no Clube Caiçaras, e contou com a presença de associados e parceiros da Associação ao longo de todos esses anos.
2015 – Lançamento do Procondo e Fórum da Água
2015 foi um marco para o mercado imobiliário com a criação da certificação Procondo (Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial), que garante a qualidade dos serviços prestados pelas administradoras de condomínio, oferecendo mais segurança a síndicos e condôminos.
A ABADI promoveu o Fórum da Água, que discutiu o consumo consciente e a redução de custos com água nos condomínios. O evento aconteceu no Auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e contou com palestras dos especialistas Adilson Roque dos Santos e Mário Moscatelli.
O CONAMI – Congresso Nacional do Mercado Imobiliário que teve como tema “Planejar para Realizar”, contou com a ABADI E AABIC que estiveram à frente do painel: “Atualidades na administração de condomínios no Brasil e em Portugal”, e falaram sobre o Procondo (Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial) e Proad (Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios).
2016 – Novo CPC
Com o Novo Código de Processo Civil, a ABADI promoveu uma série de eventos sobre o tema. No mês de março, em parceria com a ABAMI, realizou o evento Novo CPC em Debate com a presença de grandes nomes do processo civil; em abril, um Encontro Jurídico sobre o tema foi comandado pelos advogados do setor Marcelo Borges e André Luiz Junqueira; em julho, a ABADI e o Secovi Rio promoveram mais um Encontro Jurídico com a participação do desembargador Alexandre Freitas Câmara; também em julho, Marcelo Borges, na época diretor jurídico da Associação, concedeu uma entrevista à JBFM sobre o assunto; e, para finalizar o ano, o ENIL (Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores), que teve Sylvio Capanema abordando o Novo CPC.
2017 – Redes Sociais e Encontro Estratégico com Vânia Ferrari
A ABADI passou a investir, também, em campanhas digitais no Google e Facebook, seguindo uma linha de modernização e novas tendências do mercado empresarial.
2017 começou com um evento diferente e motivacional da palestrante Vânia Ferrari, que trouxe, para todos os associados, uma abordagem diferencia e divertida sobre gestão, liderança, auto-motivação, administração do tempo, melhoria contínua, inovação, neuromarketing e demais temas do desenvolvimento profissional.
A diretoria deu início à Reunião de Empresários, evento mensal que promove reuniões com os CEOs e empresários das administradoras associadas com o intuito de debater sobre os temas em voga do mercado e seus principais desafios e soluções. Nesses encontros, temas em evidência no setor são pautados e pleiteados entre os dirigentes.
2018 – Nova diretoria executiva
Em abril, Carlos Samuel de Oliveira Freitas foi eleito presidente da ABADI para o biênio 2018/2020. A cerimônia de posse aconteceu no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca.
2019 – 45 anos da ABADI e Parceria com o Secovi Rio
Em 2019, a ABADI completou 45 anos de atuação em prol do mercado imobiliário. No mesmo ano, realizou, em parceria com o Secovi Rio, o evento Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos – Soluções Inteligentes, no Hotel Prodigy Santos Dumont.
2020 – Eleição e pandemia da Covid-19
Em março, a ABADI elegeu o novo Conselho Deliberativo, presidente e vice-presidente da Diretoria Executiva, diretores e comissões de Conciliação e Ética. Rafael Thomé assume a casa para o biênio 2020-2022, sendo o presidente mais jovem a tomar posse desde a fundação da ABADI, em 1974.
Ainda em 2020, todas as atividades da ABADI foram transferidas para o modelo remoto (home office), que se fez necessário diante do cenário da pandemia da Covid-19 no mundo. No entanto, a ABADI continuou entregando um bom trabalho, com alto nível de desempenho aos seus associados. Nesse período, a ABADI trabalhou obstinadamente na elaboração de conteúdos informativos específicos para condomínios e administradoras para o enfrentamento da Covid-19, totalizando sete protocolos que serviram como norte e referência para todo o mercado imobiliário.
Além disso, a ABADI transformou sua maneira de se comunicar adequando seus mais tradicionais eventos, como o Encontro de Síndicos e o ENIL, para formatos totalmente digitais sem perder a qualidade e o padrão, idealizando e colocando em prática o ECAI (Encontro dos Colaboradores das Administradoras de Imóveis), com o objetivo de aproximar nossos funcionários em um momento em que o mundo precisou se isolar socialmente.
Durante 2020, a ABADI garantiu que as operações do NUFEI – Núcleo de Formação e Excelência Imobiliária – não fossem interrompidas e, desta forma, continuou transmitindo conhecimento e formando alunos para o mercado de maneira virtual – e ultrapassou todas as expectativas para um ano tão atípico com 539 profissionais capacitados e mais de 120 horas de cursos voltados para o setor imobiliário.
2021 – Período de pandemia e atendimento remoto
Em 2021, ainda com as operações remotas por conta da pandemia da Covid-19, a ABADI se dedicou a elaborar e lançar materiais de referência para o mercado, como o Manual do Síndico – uma publicação gratuita com base sólida e bem estruturada de conhecimentos condominiais, tanto para os síndicos quanto para os moradores.
Acreditamos que quando o síndico é mais bem informado sobre suas atribuições, direitos e deveres, essa relação com a administradora naturalmente melhora. Um síndico mais consciente vai ter tratativas mais eficientes e pontuais e, dessa forma, o trabalho de todos evolui.
Nesse período, a ABADI realizou também o 1° Pitch Day – uma oportunidade de apresentar startups do mercado para os associados, e fechou parcerias institucionais com o INCAVoluntário, SESC (2020), Cacau Show (2020), SEBRAE (2020), por exemplo. Também foi criada a Comissão de Assuntos Jurídicos (CAJ), evento virtual que debate temas relevantes do setor.
Neste ano, se deu início a implantação e adequação da LGPD na ABADI, modernização de equipamentos de informática da sede em uma preparação para o retorno gradual dos colaboradores e atualização do Regulamento Interno da associação.
Com o crescimento do mercado imobiliário e das recentes e constantes modificações, muitos profissionais buscam por atualização e conhecimentos imediatos – e com isso, muitos eventos estão surgindo para informar, reciclar e requalificar o setor. Diante disso, a ABADI criou, no final de 2021, a Chancela ABADI para eventos do mercado.
2022 – Eleição
Rafael Thomé é reeleito para o cargo de presidente da ABADI para o biênio 2022-2024 e a equipe de colaboradores da associação volta ao formato presencial após dois anos em trabalho remoto.
2023 – Encontro Empresarial e Campanha sobre a importância da atividade de administração condominial
O ano de 2023 marcou a realização de importantes iniciativas como a primeira edição do Encontro Empresarial ABADI e Secovi Rio, realizado em Itaipava e que reuniu cerca de 80 empresários e mais de 20 empresas em três dias de conhecimento e networking. Nesta ano uma campanha inédita que mostrou através de vídeos semanais a complexidade e a importância da atividade de administração condominial, obtendo grande repercussão nas redes sociais.
Ainda em 2023, a ABADI lançou uma petição pública contra os aumentos nas tarifas de água. A petição alcançou mais de 45 mil assinaturas. Dando continuidade ao fomento do conhecimento e na disseminação de informação, a ABADI lançou o Manual do Locatário, com conteúdo de destaque relacionado ao segmento de locação de imóveis. O Manual foi lançado durante a edição do Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores, que aconteceu no Flamengo.
Pela primeira vez, a Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos, realizada pela ABADI e pelo Secovi Rio, aconteceu no Hotel Fairmont, ampliando a proporção de tamanho e se consolidando como o maior evento do segmento condominial do Rio de Janeiro