A Abadi realizou, na manhã desta quinta-feira 19/3, em sua sede, o primeiro Encontro Estratégico do ano, voltado para os seus associados, com um debate sobre as “Tendências de Mercado”. Para falar sobre o tema foram convidados o administrador e professor do IBMEC, Ms. Roberto Assef, o professor visitante da University of San Diego e da Audencia Nantes École de Management e doutor em administração, Dr. Roberto Nogueira e a coordenadora do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação da Coppead, Dra. Paula Chimenti.
Entre os temas debatidos, a capacidade de gerar resultados, o modelo de análise de custo de uma empresa, o valor dos serviços oferecidos, a importância do acompanhamento constante do mercado, o poder das inovações, o foco no relacionamento com o cliente e os ecossistemas de negócios.
“O empresário deve evitar associar o serviço de sua empresa unicamente ao preço. É preciso vender qualidade, atributos, e encontrar uma forma para se diferenciar dos demais. Criar pacote de serviços diferenciados, com faixas de preços mais acessíveis pode ser uma solução”, pontuou Roberto Assef. E acrescentou: “a área comercial dever ter objetivo de imagem e não apenas de vendas”.
O professor Nogueira comentou sobre o desenvolvimento de ideias fantásticas de forma cooperativada. “Em tempos de crise, temos de tirar os olhos do que podemos perder nos voltarmos para o que podemos ganhar. O cliente/usuário não é mais simplesmente um comprador do seu produto/serviço, ele é uma pessoa, que passou a ocupar uma nova posição, com funções de avaliação, auditoria, propaganda, relacionamento”, afirmou.
Para a coordenadora Paula, as tendências do futuro estão diretamente relacionadas à combinação de mobilidade/ubiquidade, inclusão digital e queda de barreiras geográficas. “Ao planejar o futuro, há de se pensar em pontos como energia, segurança, privacidade, envelopamento e regulação. Como prever? Onde há um problema, há também uma solução. Vale ressaltar que o importante é a capacidade de aprender e reaprender”, finalizou.
Estiveram presentes ao evento, que teve início com um Welcome Coffe e duração de 4 horas, 50 empresários do mercado imobiliário, associados à Abadi. O encontro contou ainda com o apoio das empresas Ser-tel e da FedCorp.
(Margareth Santos)