ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis
  • Associação
    • Associe-se
      • Associados
      • Associados Contribuintes
      • Benefícios
      • Como se Associar
    • Assessoria Técnica
    • Conselho
    • Diretoria
    • Ex-Presidentes
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • PRONAD
    • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
    • Encontro dos Colaboradores das Administradoras de Imóveis (ECAI)
    • Encontro de Síndicos
    • Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores (ENIL)
    • Encontro Estratégico
    • Encontro Jurídico
    • Núcleo de Inteligência Imobiliária
  • Protocolos
  • Abadi na Mídia
  • Contato

Rua do Carmo, 6/7º Andar - Centro, Rio De Janeiro, RJ, CEP 20011-020, Brasil +55 21 2217-6950

  Área restrita

ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis

Banner
  • Associação
    • Associe-se
      • Associados
      • Associados Contribuintes
      • Benefícios
      • Como se Associar
    • Assessoria Técnica
    • Conselho
    • Diretoria
    • Ex-Presidentes
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • PRONAD
    • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
    • Encontro dos Colaboradores das Administradoras de Imóveis (ECAI)
    • Encontro de Síndicos
    • Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores (ENIL)
    • Encontro Estratégico
    • Encontro Jurídico
    • Núcleo de Inteligência Imobiliária
  • Protocolos
  • Abadi na Mídia
  • Contato
Conta de luz deve baixar até 12% para os consumidores da Light
Notícias

Conta de luz deve baixar até 12% para os consumidores da Light

por Fidelis 11 de outubro de 2016
11 de outubro de 2016

A conta de luz deverá ficar até 12% mais barata para os consumidores da Light a partir do mês que vem. A projeção é de consultorias do setor elétrico, que atribuem a queda a vários fatores. Um deles é a diminuição do preço da energia gerada pela hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, que é cotada em dólar. Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc Energia, explica que, de 2015 para este ano, a redução foi de 32,28%, puxada também pelo recuo da moeda americana, de R$ 3,93, em média, no fim do ano passado, para R$ 3,30.

— A tarifa de repasse de Itaipu, em 2015, foi de US$ 38,07 por quilowatt (kW). Em 2016, é de US$ 25,78. Só que o reajuste de Itaipu entra na data do reajuste da distribuidora. Então, de janeiro a novembro, a Light veio cobrando essa diferença (na conta de luz), e agora terá que compensar isso para os consumidores — disse.

Segundo o especialista, somente a redução no preço da tarifa de Itaipu causaria um impacto de 18% a menos nas faturas da Light.

— Mas, considerando os outros fatores, como o IPCA, que foi alto, nossa estimativa é que a redução fique entre 10% e 12% — disse Vlavianos.

Evelina Neves e Guilherme Medeiros, consultora e analista da Thymus Energia, respectivamente, destacaram ainda que o orçamento bem menor destinado à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) — fundo pago pelos consumidores e que é usado para o governo subsidiar a tarifa social e fazer investimentos — também contribui para a possível queda na conta de luz.

— Considerando o efeito combinado dos componentes, temos a previsão de queda de 12% — disse Evelina.

A consultora ressaltou, porém, que a Light negocia com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a assinatura de um termo aditivo ao contrato de concessão, que permitiria cobrir o gasto de R$ 400 milhões que a concessionária teve com investimentos para a Olimpíada:

— Caso a Aneel reconheça esses investimentos da Olimpíada, esses 12% (de redução) cairiam para 7,7% — afirmou Evelina, acrescentando que também há um pedido da Light em relaçaõ a R$ 100 milhões oriundos de perdas não técnicas, devido aos furtos de energia (gatos).

— Com a crise, a gente imagina que esses furtos aumentaram. E a Light pediu o reconhecimento dessas perdas. Aí, nesse caso, a queda (na tarifa) cai para 7,4%.

Sobre a possibilidade de uma mudança da bandeira verde para amarela ou vermelha, Fábio Cuberos, gerente de Regulação da Safira Energia, avalia que é pouco provável:

— Por enquanto, não há estimativa de mudança cenário. Podemos até ter uma pressão, dependendo da chuva, do período de transição, mas nada comparado aos anos anteriores. Este ano, não está confortável, mas está melhor que nos últimos anos.

Em nota, a Light afirmou apenas que “reajustes podem ser positivos ou negativos”.

Fonte: Jornal Extra

0
FacebookTwitterLinkedinWhatsappE-mail

Posts Relacionados

Inscrições Abertas para o Curso de Dinâmicas de...

13 de junho de 2025

NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA IMOBILIÁRIA DA ABADI debate soluções...

29 de maio de 2025

Reunião do Núcleo de Inteligência Imobiliária discute soluções...

20 de maio de 2025

Categorias

  • Abadi na Mídia
  • Chancela ABADI
  • Cursos
  • Encontro de Síndico
  • Encontro Jurídico
  • ENIL
  • Eventos
  • Leis
  • Notícias
  • Notícias Jurídicas
  • Protocolos
  • Sem categoria
  • Vídeos

Siga nossas Redes

Facebook Instagram Youtube E-mail

Posts Recentes

Inscrições Abertas para o Curso de Dinâmicas de...

13 de jun de 2025

NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA IMOBILIÁRIA DA ABADI debate soluções...

29 de maio de 2025

Reunião do Núcleo de Inteligência Imobiliária discute soluções...

20 de maio de 2025

Instagram

Seguir no Instagram

Últimos Eventos

  • Quórum para Instalação de Carregador Elétrico em Condomínios é Tema de Debate no Encontro CAJ da ABADI

    14 de maio de 2025
  • Curso de Etiqueta Profissional é sucesso entre as administradoras associadas

    2 de abril de 2025
  • Núcleo de Inteligência reúne auditório repleto para discutir contratos de locação e negócios processuais

    28 de março de 2025

Últimas Notícias

  • Inscrições Abertas para o Curso de Dinâmicas de Assembleia

    13 de junho de 2025
  • NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA IMOBILIÁRIA DA ABADI debate soluções jurídicas para acelerar a resolução de conflitos nas locações

    29 de maio de 2025
  • Reunião do Núcleo de Inteligência Imobiliária discute soluções jurídicas para resolução de conflitos nas locações

    20 de maio de 2025

Newsletter

Caso você tenha interesse em receber nossa newsletter, para se manter atualizado sobre as últimas notícias do mercado imobiliário, inscreva-se abaixo.



    • Facebook
    • Instagram
    • Youtube
    • E-mail

    A ABADI é uma entidade que está no mercado imobiliário há mais de quatro décadas, sem fins lucrativos, que representa empresas de administração de condomínios e imóveis.

    Informações de Contato

    Rua do Carmo, nº 6 – 7° andar
    Centro, Rio de Janeiro – RJ.
    CEP: 20011-020

    • +55 21 2217-6950
    • abadi@abadi.com.br
    • www.abadi.com.br
    • Aviso de Privacidade

    Informação sobre Dados Pessoais e Privacidade Alessandra Lobato Encarregada de Dados Pessoais
    E-mail exclusivo: dpo@abadi.com.br

    Como Chegar

    ABADI © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por A Figueira

    Utilizamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais customizada ao usuário e em respeito a LGPD, disponibilizamos nossa política de cookies para que você possa entender e exercer o seu direito de consentimento controlado, desabilitando os cookies indesejáveis.

    Preferências Rejeitar tudo Aceitar tudo
    seers logo
    ×

    Sobre os Cookies

    Utilizamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais customizada ao usuário e em respeito a LGPD, disponibilizamos nossa política de cookies para que você possa entender e exercer o seu direito de consentimento controlado, desabilitando os cookies indesejáveis.

    Leia a política de cookie 
    Permitir tudo Desativar todos

    Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, permitindo funções básicas como navegação de páginas e acesso a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.

    Os cookies de preferência permitem que um site lembre informações que muda a maneira como o site se comporta ou parece, como sua linguagem preferida ou a região que você está.

    Os cookies de estatística ajudam os proprietários de sites a entender como os visitantes interagem com os sites, coletando e relatando informações anonimamente.

    Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes em sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e envolventes para o usuário individual e, portanto, mais valiosos para editores e anunciantes terceirizados.

    Cookies não classificados são cookies que estamos em processo de classificação, juntamente com os fornecedores de cookies individuais.

    Salve minhas escolhas
    Ativado por