Todo e qualquer condomínio, de qualquer extensão, pode usufruir dos benefícios de um bom sistema de segurança com o objetivo de garantir a tranquilidade de seus moradores. A tecnologia pode ajudar e o sistema de segurança eletrônico pode ser instalado por etapas, por exemplo, começando por um sistema de portaria inteligente.
Uma dessas possibilidades é a portaria virtual, que dispensa a presença física de um porteiro na entrada do condomínio, o que permite maior segurança. Quando um visitante chega, ele aciona o porteiro eletrônico, que encaminha a ligação para uma central de monitoramento remoto. A chamada, então, é desviada para o morador e este decide se deve ou não abrir a porta.
Isso só é possível graças a uma associação de tecnologias, começando pela câmera de segurança, responsável por mandar as imagens para a central de monitoramento, equipada com uma central telefônica, onde ficam localizados os administradores e gestores de imagem e voz. Também é necessária a instalação de um porteiro eletrônico permitindo que o gestor destrave a porta à distância.
A portaria virtual pode ainda oferecer mais uma camada de segurança. Alguns modelos permitem redirecionar a chamada para um número de telefone fixo ou celular, o que possibilita simular sua presença, dando a impressão que a casa não está vazia. Esse sistema, que simula a presença de uma pessoa dentro da residência, é um dos mais eficientes para minimizar riscos de roubos e furtos.
Outras opções de tecnologia para portarias
A tecnologia do porteiro virtual vai além do simples interfone. Também existem os videoporteiros, que mostram a imagem do visitante por meio de uma câmera, responsável por capturar e transmitir o vídeo em tempo real para uma tela.
As câmeras de vigilância também são uma parte importante do sistema de segurança de qualquer condomínio. Existem inúmeras vantagens nas câmeras IP. No entanto, quando se trata de condomínios, também é importante investir em um gravador digital de vídeo em rede, capaz de gerenciar múltiplas câmeras e possibilitar a integração a um sistema de circuito fechado de televisão.
Os gravadores permitem armazenar o vídeo capturado em discos rígidos e a transmissão das imagens em tempo real pela internet, permitindo que sejam acompanhadas por meio de dispositivos móveis.
Fonte: Olhar Digital/UOL (28/7/15)