Está disponível a cartilha Autovistoria: Avaliação Predial, manual dirigido a síndicos, administradores, arquitetos, engenheiros e moradores do Rio de Janeiro. O material contempla os aspectos da lei da autovistoria, que determina a realização de análises estruturais nos prédios do município.
Com uma linguagem acessível, o material dá explicações simples sobre a inspeção, além de trazer dicas sobre a manutenção e conservação predial. Todo o conteúdo foi elaborado pelo Secovi Rio e pela Prefeitura do Rio de Janeiro, buscando atender a demanda por informações qualificadas sobre o tema.
O material também é resultado de parcerias com a Associação Brasileira de Administradoras de Imóveis (Abadi), a Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RJ).
A realização da autovistoria foi estabelecida pela Lei Complementar nº126, de 12/07/2013 e determina que todas as edificações, públicas ou privadas, verifiquem suas condições de conservação, estabilidade e segurança.
Apenas arquitetos, engenheiros ou empresas habilitadas em seus respectivos conselhos podem assinar os laudos. O prazo inicial para entrega do laudo técnico, que venceria no fim de 2013, foi estendido para 1º de julho.
A recomendação do Secovi Rio é de que os condomínios permaneçam empenhados em contratar o serviço e realizar o trabalho o quanto antes, uma vez que, após o vencimento, do prazo haverá fiscalização e aplicação de multas.
Para ter acesso ao material completo acesse: Cartilha Autovistoria
Fonte: Secovi-RJ (2/6/15)