O aumento nas vendas de apartamentos de um quarto vem apontando para uma nova tendência do mercado. Muitos casais sem filhos ou mesmo pessoas que preferem morar sozinhas vêm fazendo com que cresça a procura por esse tipo de imóvel. Conforme números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado, o Brasil tinha 77 milhões de solteiros, 2,7 milhões a mais do que no ano anterior. Enquanto os casados reduziram de 61,1 milhões para 60,4 milhões.
A sociedade está mudando e muitos solteiros não estão esperando mais se casar para comprar um imóvel e estabelecer uma vida própria. Isso está muito comum na chamada Geração Y, jovens que valorizam muito a carreira profissional e investem no crescimento profissional.
Os apartamentos de um quarto são ideais para quem tem uma vida agitada e só chega em casa para dormir, como casal sem filhos, idosos, solteiros e jovens no início da vida profissional. O atrativo desse tipo de empreendimento são as facilidades encontradas, pois esses imóveis, em sua maioria, são bem localizados, próximos a faculdades, shoppings e comércios, entre outros. Além disso, um apartamento de menor porte gera custos de manutenção proporcionais ao seu tamanho, ou seja, pequenos.
Fonte: CorreioBraziliense/LugarCerto (5/5/15)