Vários fatores influenciam os hábitos das pessoas que moram em uma cidade grande: a insegurança nas ruas, a Lei Seca, o trânsito e a valorização da qualidade de vida são alguns deles. Por isso, os espaços residenciais estão cada vez mais preparados para realizar eventos e receber pessoas. Assim, as varandas gourmet são espaços que vêm aumentando a cada dia, pois atendem justamente essa necessidade de poder desfrutar momentos de descontração, sem precisar sair de casa. Uma tendência cada vez mais presente nas casas e apartamentos, e até mesmo oferecida nos novos empreendimentos, pelas construtoras.
“Normalmente, esses ambientes são separados em duas áreas, sendo uma para refeição e outra para a parte de preparo do alimento. Mas sempre interligadas. Tetos retráteis são sempre bem-vindos para que o tempo nunca seja ruim para os encontros. O forno a lenha é um dos queridinhos dos clientes” explica a arquiteta Cristiane Adrião.
Atenta a novas tendências, a Pinto de Almeida oferece em seus novos empreendimentos, varandas que já vêm equipadas com churrasqueira e uma pia de apoio, para não haver necessidade do uso da cozinha principal em pequenas reuniões.
“Entre as características que agregam valor a um imóvel, a localização e o tamanho ocupam o primeiro lugar. No entanto, um espaço que até pouco tempo era um item a mais, se transformou em uma exigência do consumidor: a varanda. E a varanda gourmet surge como um complemento essencial deste novo espaço social dos novos apartamentos” explica Naum Ryfer, diretor da Pinto de Almeida.
Mais do que um local de contemplação, Ryfer explica que a varanda tem o papel de área de lazer. Segundo ele, receber amigos em casa para um churrasco ou para uma reunião, num espaço aconchegante tornou-se um luxo cada vez mais necessário para os consumidores.
Fonte: O Fluminense (26/5/15)