Levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) mostra que o Índice de Custos Condominiais (Icon) registrou variação de 8,5% no acumulado de 12 meses (de maio de 2014 a abril de 2015) na Região Metropolitana de São Paulo. A variação ficou acima do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) medido pela Fundação Getúlio Vargas no mesmo período, mas acompanhou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Em abril, o Icon apresentou elevação de 0,24%, superando os índices registrados em março deste ano (0,20%) e em abril de 2014 (0,18%).
O vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato reforça que o Icon serve como parâmetro das variações dos custos dos condomínios. “É importante frisar que o índice não deve ser utilizado para reajuste da taxa condominial, pois cada condomínio possui a sua própria estrutura de despesas”, adiciona.
Gebara recomenda ao síndico que consulte sua administradora para verificar qual foi o aumento dos custos, a fim de que, no futuro, não ocorra um desequilíbrio nas contas do condomínio.
Fonte: Maxpress (14/5/15)