Sustentabilidade, crise hídrica, poluição das águas, consumo consciente e redução de custos foram alguns dos temas debatidos na tarde da sexta-feira 8 de maio, durante o Fórum ABADI da Água, que aconteceu no Auditório da Bolsa de Valores do Rio.
A presidente da ABADI, Deborah Mendonça, lançou uma cartilha com orientações para síndicos, funcionários e condomínios, que foi distribuída gratuitamente. Para os que não puderam comparecer ao Fórum da Água, o material encontra-se disponível para download no site da associação.
“Despertar a consciência das pessoas para o assunto foi o grande objetivo do fórum. Antes de falar em redução de despesa condominial, já que a água representa quase 25% do custo do condomínio, é preciso apresentar ideias a serem colocadas em prática, porque são elas que vão garantir a diminuição das despesas”, destaca a presidente da ABADI.
O evento teve a participação de cerca de 150 pessoas, que discutiram questões como razões para a crise hídrica no país, poluição das águas, ações que geram economia nos edifícios e como usar água da chuva no condomínio, entre outras.
Os assuntos foram abordados por especialistas como Adilson Roque dos Santos, arquiteto urbanista e paisagista e doutor em Ecologia Urbana pela UERJ, Mário Moscatelli, biólogo, professor da UFRJ e mestre em Ecologia, Rômulo Cavalcante Mota, advogado e ex-presidente da ABADI, e Carlos Minc, deputado estadual e ex-ministro do Meio Ambiente.
(Margareth Santos)