No dia 17 de março, o Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio) lança, às 16 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), por iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços, o Perfil Nacional – Comércio e Serviços Imobiliários.
O estudo inédito consolida e sistematiza dados socioeconômicos do país, a fim de gerar indicadores específicos relativos ao comércio e aos serviços imobiliários – que, juntos, compõem o segmento final da cadeia produtiva da habitação.
O objetivo é ressaltar a importância do mercado imobiliário na economia brasileira. Na publicação, também são aplicadas pesquisas para identificar como as entidades representativas têm se organizado e, cada vez mais, oferecido serviços especializados para condomínios e empresas.
A primeira parte do livro traça um cenário nacional, a partir de informações como números de regiões e municípios, densidade demográfica e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), dados populacionais e por domicílios.
Na sequência, são divulgados números do setor imobiliário referentes a condomínios e empresas de atividades imobiliárias – incluindo a geração de empregos e de encargos e salários – e indicadores econômicos como o volume de financiamentos imobiliários liberados, a inadimplência do crédito imobiliário, o grau de endividamento da população com o setor e tributos.
O capítulo Brasil e o mundo aborda o déficit habitacional, o crédito imobiliário versus o PIB nacional e de outros países, e a proporção de imóveis alugados. Por fim, em Secovis em números, são apresentados os principais produtos e serviços desenvolvidos e oferecidos pelos sindicatos, como parecer de imóveis, capacitação profissional, orientação jurídica e microcrédito.
Fonte: Secovi Rio (13/3/15)