Comprar um imóvel pronto por um preço em conta parece um sonho, mas pode ser uma realidade. Através de leilão, uma modalidade de negócios disponível para qualquer pessoa, é possível adquirir imóveis até pela metade do preço. No entanto, apesar de bastante atrativo, o negócio envolve riscos. Especialistas alertam para a necessidade de se contar com a ajuda de um profissional especializado, uma vez que as dívidas acumuladas pelo antigo proprietário podem representar uma despesa alta.
Apesar dos muitos fatores a serem avaliados, o leilão pode valer tanto a pena que até mesmo especialistas no assunto compram através dele, como é o caso do advogado Marcelo Gonçalves, de 44 anos, que atua intermediando e assessorando pessoas nas compras através de leilão até a assinatura dos documentos de compra.
“Eu comprei meu imóvel através de leilão. No entanto, apesar de ser um bom negócio, é uma modalidade que envolve riscos, e por isso não dispensa a assessoria de um profissional. Em 90% dos casos, esses imóveis estão ocupados por alguém que comprou e não conseguiu pagar”, explica Marcelo.
Segundo o advogado, a assessoria profissional é necessária, pois é preciso levantar quem mora no imóvel, os débitos, entre outros, para saber se o valor de arremate vai compensar. Gonçalves acredita que a compra de imóveis por leilão vale muito a pena desde que a pessoa esteja cercada de todos os cuidados necessários.
“A vantagem é poder comprar bons imóveis até pela metade do valor de mercado. Para um investidor pode ser um excelente negócio. E, apesar de a maioria das pessoas procurar leilões para investimento, muitos também compram para morar. No entanto, o leilão é um negócio de risco, se não der certo, o comprador não vai perder o dinheiro, mas pode ficar sem o imóvel”, alerta.
Fonte: O Fluminense, Habitação (22/2/15)