A compra da casa própria ainda é o sonho da maioria dos brasileiros, mas hoje esse sonho torna-se realidade cada vez mais cedo. Consumidores com até 35 anos já representam 44,4% dos mutuários na Caixa Econômica Federal, segundo dados referentes a novembro de 2014.
As construtoras confirmam esse perfil e desenvolvem produtos para atender o público jovem. “O poder de renda dos brasileiros melhorou nos últimos dez anos, com isso os jovens conseguem se planejar e, cada vez mais cedo, adquirir o primeiro imóvel”, diz o superintendente comercial da Brookfield, Carlos Eduardo Fernandes.
Segundo o executivo, esse comprador busca primeiro a localização. Ele quer morar principalmente perto do trabalho e com infraestrutura de transportes, comércio e serviços.
Os apartamentos de um e dois dormitórios, com metragem de até 60 metros quadrados, são os preferidos para quem está iniciando a vida – jovens, casais ou casais com um filho. “Eles querem mesmo um imóvel que dê a eles facilidade e praticidade para o dia a dia.”
A secretária executiva Debora Meira e seu noivo, o administrador de empresas Bruno da Silva Mota, ambos de 28 anos, adquiriram o primeiro imóvel na planta há dois anos. Eles vieram morar em São Paulo em 2012 e, primeiramente, alugaram uma unidade, embora quisessem um imóvel próprio.
Incorporadoras como a Esser têm jovens como seu público-alvo. O diretor comercial da empresa, Fábio Sousa, diz que toda a projeção de lançamentos para os próximos três anos está voltada para o segmento. “Hoje, temos compactos com metragens de 34m² até 60m², bem localizados, com área de lazer e serviços incluídos, como os de limpeza, por exemplo. Esse é um público exigente”, diz.
Os novos projetos do grupo, de acordo com executivo, devem continuar investindo na comodidade dos compradores. Seguindo a tendência de apartamentos compactos, os lançamentos para os próximos anos terão entre 29 m² e 57 m², com até dois dormitórios, e infraestrutura completa de lazer e serviços nas áreas comuns.
De acordo com estudo de 2013 da CrediPronto, 75% dos clientes que financiam um imóvel têm entre 28 e 44 anos, e 45% deles estão comprando o primeiro imóvel. Outro dado destacado na pesquisa anual da empresa é que jovens com idade média de 35 anos compram imóveis com valor de até R$ 750 mil.
Fonte: O Estado de São Paulo (9/2/15)