ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis
  • Associação
    • Associe-se
      • Associados
      • Associados Contribuintes
      • Benefícios
      • Como se Associar
    • Assessoria Técnica
    • Conselho
    • Diretoria
    • Ex-Presidentes
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • PRONAD
    • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
    • Encontro dos Colaboradores das Administradoras de Imóveis (ECAI)
    • Encontro de Síndicos
    • Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores (ENIL)
    • Encontro Estratégico
    • Encontro Jurídico
    • Núcleo de Inteligência Imobiliária
  • Protocolos
  • Abadi na Mídia
  • Contato

Rua do Carmo, 6/7º Andar - Centro, Rio De Janeiro, RJ, CEP 20011-020, Brasil +55 21 2217-6950

  Área restrita

ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis

Banner
  • Associação
    • Associe-se
      • Associados
      • Associados Contribuintes
      • Benefícios
      • Como se Associar
    • Assessoria Técnica
    • Conselho
    • Diretoria
    • Ex-Presidentes
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • PRONAD
    • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
    • Encontro dos Colaboradores das Administradoras de Imóveis (ECAI)
    • Encontro de Síndicos
    • Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores (ENIL)
    • Encontro Estratégico
    • Encontro Jurídico
    • Núcleo de Inteligência Imobiliária
  • Protocolos
  • Abadi na Mídia
  • Contato
Notícias Jurídicas

Execuções fiscais do Município agora são digitais

por Fidelis 17 de outubro de 2014
17 de outubro de 2014

17 de outubro de 2014

Quase 18 anos após sua criação, o antigo Cartório da Dívida Ativa do Município, hoje 12ª Vara de Fazenda Pública, ingressou na modernidade com a distribuição de 23.712 execuções fiscais eletrônicas na última semana, sendo que a estimativa é que sejam distribuídas, no total, cerca de 50 mil ações neste mês. Essa verdadeira revolução, considerando a complexidade do sistema e o grande número de ações em tramitação, só foi possível graças à perfeita integração entre os órgãos do Poder Judiciário e do Município, união que contou com a ajuda de um grupo de trabalho criado em janeiro deste ano. “O processo eletrônico revolucionou tudo. Estou muito otimista!”, afirmou o juiz titular da vara, Sérgio Seabra Varella.

Para o magistrado, uma das grandes vantagens do novo sistema virtual é fazer um processamento em lote nos casos de processos com decisões idênticas, evitando o desperdício de tempo e recursos por conta da repetição, e, assim, atende aos princípios da eficiência, da celeridade e da economicidade, somado ao respeito à dignidade da parte. De acordo com o juiz, mais de 95% das execuções fiscais possuem rito simples e repetitivo, razão pela qual o processamento em lote eletronicamente trará benefícios aos jurisdicionados e ao Poder Judiciário.  “Isto, com certeza, vai reduzir o tempo do processo. O processamento físico não aponta nenhuma solução para enfrentamento da dificuldade real e diária de localização dos processos, juntada de petições e eficaz atendimento ao público”, disse, ressaltando que o moderno sistema resolve estes problemas crônicos enfrentados pela vara.  Agora, em um único dia, por exemplo, é possível fazer o lançamento de cerca de mil sentenças em lote, o que preza pela eficiência e celeridade na prestação jurisdicional.

A opinião de que o processo eletrônico só vem beneficiar a todos é compartilhada pelo procurador geral do Município, Fernando Dionísio. “Isto facilitará o trabalho da Procuradoria, do Judiciário e do contribuinte. Para o Município, agiliza o processo; a arrecadação se torna mais rápida e eficiente”, elogiou.

A parceria possibilitou que técnicos de informática dos dois órgãos desenvolvessem um programa especial para a execução fiscal eletrônica. A ferramenta busca agilizar o andamento dos processos de cobrança de dívidas municipais.  Essa é a primeira vara de processamento totalmente eletrônico de execuções fiscais em todo o país, com ferramentas para processamento em lote, sendo um marco na modernização deste segmento. O objetivo da implantação do processamento eletrônico da cobrança da dívida ativa é tornar a prestação jurisdicional mais eficiente, aumentando, assim, a arrecadação do Município.

Redução do acervo

Segundo o diretor da Diretoria-Geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR), Carlos Gralato, a iniciativa já está começando a ser ampliada a outros municípios, como Niterói e Nova Iguaçu. “Aos poucos, os múltiplos processos físicos serão decididos, convertidos em eletrônicos e descartados”, explicou.

Entre as mudanças ainda a serem implementadas, está prevista a guia compartilhada, que permite o pagamento da dívida e das custas em um único documento, facilitando a extinção do processo. “A guia compartilhada é muito importante, assim com o processamento em lote, que é uma revolução”, disse.

A 12ª Vara de Fazenda Pública tem, atualmente, cerca de 750 mil processos em seu acervo, sendo a maior parte das ações referentes a IPTU, além de outros assuntos, como multas e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Porém, parte destes, cerca de 100 mil, refere-se a ações em que houve parcelamento da dívida por meio de acordo entre a parte e a Procuradoria, o que pode levar a ação a ficar até sete anos nas estatísticas da serventia, ainda que o problema já esteja sendo solucionado por meio de pagamento parcelado, o que é bom para a parte, que consegue pagar a dívida, e para o Município, que recebe o valor em atraso. “Mas a conta acaba caindo para a Justiça, pois estes processos entram nas estatísticas, aumentando a taxa de congestionamento, mesmo estando suspensos em razão do parcelamento”, acredita o magistrado. Em 2013, o número de ações da 12ª Vara de Fazenda Pública chegava a aproximadamente 827 mil.

Em 2010, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e o Município, por meio da Procuradoria Geral do Município, firmaram um convênio de cooperação técnica e material para a implantação da execução eletrônica da dívida ativa municipal.  A parceria abrange a implementação de recursos materiais e humanos a fim de otimizar os trabalhos no cartório da 12ª Vara de Fazenda Pública e o desenvolvimento de sistemas informatizados adaptados ao processamento das execuções eletrônicas fiscais e ações conexas, entre outras atividades. Em 2013, foi realizado também outro convênio, que prevê a cobrança conjunta da dívida ativa municipal e das custas processuais. 

Instituído pela Lei nº 11.419, de 19 de dezembro de 2006, o processo eletrônico foi regulamentado pelo Órgão Especial do TJRJ por meio da Resolução nº 16/2009 e implantado no âmbito de alguns órgãos judiciais com base no ato normativo nº 04/2012.

Fonte: TJ RJ – 16/10/2014  

0
FacebookTwitterLinkedinWhatsappE-mail

Posts Relacionados

STJ autoriza penhora de imóvel alienado em garantia...

15 de abril de 2025

Uso de maconha no apartamento acende discussão entre...

5 de abril de 2025

Taxas estaduais de prevenção e combate a incêndios...

4 de abril de 2025

Categorias

  • Abadi na Mídia
  • Chancela ABADI
  • Cursos
  • Encontro de Síndico
  • Encontro Jurídico
  • ENIL
  • Eventos
  • Leis
  • Notícias
  • Notícias Jurídicas
  • Protocolos
  • Sem categoria
  • Vídeos

Siga nossas Redes

Facebook Instagram Youtube E-mail

Posts Recentes

NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA IMOBILIÁRIA DA ABADI debate soluções...

29 de maio de 2025

Reunião do Núcleo de Inteligência Imobiliária discute soluções...

20 de maio de 2025

Inscrições abertas para o Encontro Empresarial ABADI &...

19 de maio de 2025

Instagram

Seguir no Instagram

Últimos Eventos

  • Quórum para Instalação de Carregador Elétrico em Condomínios é Tema de Debate no Encontro CAJ da ABADI

    14 de maio de 2025
  • Curso de Etiqueta Profissional é sucesso entre as administradoras associadas

    2 de abril de 2025
  • Núcleo de Inteligência reúne auditório repleto para discutir contratos de locação e negócios processuais

    28 de março de 2025

Últimas Notícias

  • NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA IMOBILIÁRIA DA ABADI debate soluções jurídicas para acelerar a resolução de conflitos nas locações

    29 de maio de 2025
  • Reunião do Núcleo de Inteligência Imobiliária discute soluções jurídicas para resolução de conflitos nas locações

    20 de maio de 2025
  • Inscrições abertas para o Encontro Empresarial ABADI & Secovi Rio 2025

    19 de maio de 2025

Newsletter

Caso você tenha interesse em receber nossa newsletter, para se manter atualizado sobre as últimas notícias do mercado imobiliário, inscreva-se abaixo.



    • Facebook
    • Instagram
    • Youtube
    • E-mail

    A ABADI é uma entidade que está no mercado imobiliário há mais de quatro décadas, sem fins lucrativos, que representa empresas de administração de condomínios e imóveis.

    Informações de Contato

    Rua do Carmo, nº 6 – 7° andar
    Centro, Rio de Janeiro – RJ.
    CEP: 20011-020

    • +55 21 2217-6950
    • abadi@abadi.com.br
    • www.abadi.com.br
    • Aviso de Privacidade

    Informação sobre Dados Pessoais e Privacidade Alessandra Lobato Encarregada de Dados Pessoais
    E-mail exclusivo: dpo@abadi.com.br

    Como Chegar

    ABADI © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por A Figueira

    Utilizamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais customizada ao usuário e em respeito a LGPD, disponibilizamos nossa política de cookies para que você possa entender e exercer o seu direito de consentimento controlado, desabilitando os cookies indesejáveis.

    Preferências Rejeitar tudo Aceitar tudo
    seers logo
    ×

    Sobre os Cookies

    Utilizamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais customizada ao usuário e em respeito a LGPD, disponibilizamos nossa política de cookies para que você possa entender e exercer o seu direito de consentimento controlado, desabilitando os cookies indesejáveis.

    Leia a política de cookie 
    Permitir tudo Desativar todos

    Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, permitindo funções básicas como navegação de páginas e acesso a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.

    Os cookies de preferência permitem que um site lembre informações que muda a maneira como o site se comporta ou parece, como sua linguagem preferida ou a região que você está.

    Os cookies de estatística ajudam os proprietários de sites a entender como os visitantes interagem com os sites, coletando e relatando informações anonimamente.

    Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes em sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e envolventes para o usuário individual e, portanto, mais valiosos para editores e anunciantes terceirizados.

    Cookies não classificados são cookies que estamos em processo de classificação, juntamente com os fornecedores de cookies individuais.

    Salve minhas escolhas
    Ativado por