Na última sexta-feira (08/11), a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI) realizou a 17ª edição do Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores (ENIL). Esse ano, o evento aconteceu no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, e contou com a participação de cerca de 200 pessoas ao longo do dia.
O presidente da ABADI, Carlos Samuel de Oliveira Freitas, agradeceu a participação do público e destacou a importância do ENIL para a troca de informações e atualização de todos em geral.
“Sem a participação ativa do público esse evento não teria o peso que tem. É imprescindível essa troca de ideias e conhecimentos para que, cada vez mais, a gente possa pacificar uma relação, que em outros momentos já foi tão difícil, e hoje vive momentos de paz”, comentou Samuel.
Ronaldo Coelho Neto, vice-presidente administrativo do Secovi Rio aproveitou a abertura do encontro para falar sobre a parceria das duas instituições em prol do mercado imobiliário.
Como acontece desde a primeira edição do ENIL, Dr. Sylvio Capanema de Souza foi o primeiro palestrante do dia e falou sobre a Evolução da Legislação Locatícia. O ex-desembargador, mais uma vez, encantou a plateia e não economizou no bom humor.
Em seguida, Carlos Filho, diretor nacional da VB Serviços, falou sobre Benefícios Acessíveis; Guilherme Barbalho ministrou a palestra Garantias Locatícias e Suas Atualizações; e Fernando Vieira e Rodrigo Crespo falaram sobre a Nova Regulamentação da SUSEP para o Seguro-Fiança.
Após a pausa para o almoço, Vinícius Bragança retornou com o painel Novas Modalidades da Locação Imobiliária Urbana; Maicon Tavares e Tassia Ruschel debateram sobre a Modernização nos Contratos de Locação; e André Luiz Junqueira ministrou a palestra sobre Ocupantes Antissociais e a Participação de Locatários nas Assembleias de Condomínio.
Para finalizar, o tradicional workshop jurídico reuniu, além de palestrantes, Carlos Samuel de O. Freitas e Marcelo Borges, presidente e diretor da ABADI, respectivamente, para esclarecer as principais dúvidas do público.
WhatsApp – Esse ano, a ABADI disponibilizou um QRCode no painel do evento com conexão direta ao WhatsApp. Dessa forma, os participantes puderam enviar suas perguntas em tempo real.