ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis
  • Associação
    • Associe-se
      • Associados
      • Associados Contribuintes
      • Benefícios
      • Como se Associar
    • Assessoria Técnica
    • Conselho
    • Diretoria
    • Ex-Presidentes
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • PRONAD
    • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
    • Encontro dos Colaboradores das Administradoras de Imóveis (ECAI)
    • Encontro de Síndicos
    • Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores (ENIL)
    • Encontro Estratégico
    • Encontro Jurídico
    • Núcleo de Inteligência Imobiliária
  • Protocolos
  • Abadi na Mídia
  • Contato

Rua do Carmo, 6/7º Andar - Centro, Rio De Janeiro, RJ, CEP 20011-020, Brasil +55 21 2217-6950

  Área restrita

ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis

Banner
  • Associação
    • Associe-se
      • Associados
      • Associados Contribuintes
      • Benefícios
      • Como se Associar
    • Assessoria Técnica
    • Conselho
    • Diretoria
    • Ex-Presidentes
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • PRONAD
    • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
    • Encontro dos Colaboradores das Administradoras de Imóveis (ECAI)
    • Encontro de Síndicos
    • Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores (ENIL)
    • Encontro Estratégico
    • Encontro Jurídico
    • Núcleo de Inteligência Imobiliária
  • Protocolos
  • Abadi na Mídia
  • Contato
Antes das chaves, é essencial fazer a inspeção no imóvel
Notícias

Antes das chaves, é essencial fazer a inspeção no imóvel

por Fidelis 30 de julho de 2015
30 de julho de 2015

O dia de receber as chaves do apartamento novo é um momento de alegria, mas a empolgação não deve dar espaço para descuidos. É exatamente nesta hora que o proprietário precisa de toda a atenção para fazer uma vistoria detalhada do imóvel que está sendo entregue pela construtora. A inspeção é a oportunidade de apontar eventuais problemas na construção antes da assinatura do documento que comprova que o bem foi repassado aos donos.

“Às vezes, as pessoas chegam entusiasmadas para receber as chaves e deixam de fazer uma vistoria atenta do imóvel, mas isso é fundamental. Se encontrar algum problema, este é o momento de pedir o reparo e evitar uma dor de cabeça depois”, diz o presidente da Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (Amspa), Marco Aurélio Luz. Ele recomenda que, se tiver condições, o proprietário pode até contratar um engenheiro para acompanhar a inspeção.

A tarefa, porém pode ser feita sem o profissional, desde que o dono vá bem preparado e, de preferência, acompanhado de alguém da família ou amigo para ajudar. O objetivo da inspeção é basicamente verificar se o imóvel a ser entregue está de acordo com as especificações previstas em contrato para a construção e se não apresenta problemas decorrentes da execução da obra, como falhas no acabamento ou defeitos estruturais.

Portanto, a primeira atitude que o proprietário deve tomar quando for chamado para receber as chaves é pegar o memorial descritivo do imóvel, documento com todas as características do apartamento ou casa. Também é importante levar uma trena e começar a inspeção tirando as medidas de cada um dos cômodos. A diferença entre as dimensões previstas e o tamanho real não pode ser superior ou inferior a 5%.

“Se houver alguma desconformidade, principalmente para menos, o proprietário pode pedir o ressarcimento. Este não é um erro raro de se encontrar, mas em geral é resolvido sem muita demora”, afirma Luz. O primeiro passo para resolver esse e qualquer outro problema é anotar no check-list em poder do funcionário da construtora que faz a vistoria. É neste documento que serão apontadas as falhas e quaisquer observações sobre questões levantadas durante a checagem do imóvel.

De acordo com o gestor de assistência técnica e qualidade, Flávio Vidal Cambraia, esse check-list apresentará qualquer falha encontrada e servirá para que a construtora tome as providências para solucioná-la e depois marcar uma nova inspeção do imóvel e verificar o que foi feito.

Cambraia diz que as construtoras fazem uma vistoria detalhada antes de chamar o proprietário para a inspeção de entrega das chaves. Ainda assim, ele afirma que é importante os donos participarem da checagem de todos os itens do check-list. “Ele tem de estar atento, por exemplo, ao fechamento e abertura de portas e janelas, ao funcionamento das fechaduras. Tudo tem de estar de acordo”, afirma ele.

No caso das portas, o proprietário deve verificar se elas não emperram, o que impede o fechamento fácil. Neste caso, a construtora tem de providencias o reparo na própria porta ou no batente. Já as janelas precisam ter vedação perfeita. Para verificar, deixe-as fechadas e veja se algum feixe de luz externa passa por alguma fresta. Se isso acontecer, também pode passar água e vento pelo mesmo local. É preciso fazer constar no check-list e pedir reparo.

A mesma atenção vale para pisos e azulejos, onde podem ser encontradas rachaduras ou trincas. Para detectar problemas no assentamento do piso, dê pequenas batidas em diferentes pontos. O barulho oco pode indicar falhas e risco de quebra.

A parte hidráulica e elétrica também tem de ser verificada detalhadamente. Caso o imóvel ainda não tenha ligação elétrica, a informação deve constar no check-list, para que tudo seja testado depois que a energia estiver disponível no local.

Confira

Memorial descritivo

Vá à inspeção levando em mãos uma cópia do memorial descritivo e, se possível, folders e fotos da maquete do empreendimento.

Janelas

Informe-se sobre a marca das esquadrias das janelas e verifique se o material está de acordo com as normas técnicas.

Portas

Confira a resistência das portas e janelas e a fixação. Abra e feche cada uma delas, verificando encaixe, fechaduras e barulhos.

Vedação

Verifique a vedação das janelas. Apague as luzes, feche-as e veja se passa algum feixe de luz que possa indicar falha na vedação.

Medidas

Confira as medidas de cada cômodo. Leve uma trena para a medição. A diferença em relação ao memorial descritivo não pode ser superior ou inferior a 5%.

Pisos e azulejos

Dê batidinhas em pontos de pisos e azulejos. O barulho oco pode indicar falhas no assentamento que facilitam a quebra.

Paredes

Fique atento a manchas, trincados ou rachaduras no piso e nas paredes. Fique atento também a partes e detalhes de gesso.

Água e banheiro

Verifique os sistemas elétrico e hidráulico. Cheque o escoamento da água no box do banheiro e em outros locais com ralo.

Fonte: O Estado de São Paulo/Imóveis (27/7/15)

0
FacebookTwitterLinkedinWhatsappE-mail

Posts Relacionados

ABADI promove Curso de Práticas de Previsão Orçamentária

30 de abril de 2025

Expediente ABADI – 02 de maio

30 de abril de 2025

Diretor da ABADI participa do Condo 360 Summit...

28 de abril de 2025

Categorias

  • Abadi na Mídia
  • Chancela ABADI
  • Cursos
  • Encontro de Síndico
  • Encontro Jurídico
  • ENIL
  • Eventos
  • Leis
  • Notícias
  • Notícias Jurídicas
  • Protocolos
  • Sem categoria
  • Vídeos

Siga nossas Redes

Facebook Instagram Youtube E-mail

Posts Recentes

ABADI promove Curso de Práticas de Previsão Orçamentária

30 de abr de 2025

Expediente ABADI – 02 de maio

30 de abr de 2025

Diretor da ABADI participa do Condo 360 Summit...

28 de abr de 2025

Instagram

Seguir no Instagram

Últimos Eventos

  • Curso de Etiqueta Profissional é sucesso entre as administradoras associadas

    2 de abril de 2025
  • Núcleo de Inteligência reúne auditório repleto para discutir contratos de locação e negócios processuais

    28 de março de 2025
  • Núcleo de Inteligência Imobiliária da ABADI inicia o ano com debate sobre aspectos tributários

    14 de fevereiro de 2025

Últimas Notícias

  • ABADI promove Curso de Práticas de Previsão Orçamentária

    30 de abril de 2025
  • Expediente ABADI – 02 de maio

    30 de abril de 2025
  • Diretor da ABADI participa do Condo 360 Summit no mês de maio

    28 de abril de 2025

Newsletter

Caso você tenha interesse em receber nossa newsletter, para se manter atualizado sobre as últimas notícias do mercado imobiliário, inscreva-se abaixo.



    • Facebook
    • Instagram
    • Youtube
    • E-mail

    A ABADI é uma entidade que está no mercado imobiliário há mais de quatro décadas, sem fins lucrativos, que representa empresas de administração de condomínios e imóveis.

    Informações de Contato

    Rua do Carmo, nº 6 – 7° andar
    Centro, Rio de Janeiro – RJ.
    CEP: 20011-020

    • +55 21 2217-6950
    • abadi@abadi.com.br
    • www.abadi.com.br
    • Aviso de Privacidade

    Informação sobre Dados Pessoais e Privacidade Alessandra Lobato Encarregada de Dados Pessoais
    E-mail exclusivo: dpo@abadi.com.br

    Como Chegar

    ABADI © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por A Figueira

    Utilizamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais customizada ao usuário e em respeito a LGPD, disponibilizamos nossa política de cookies para que você possa entender e exercer o seu direito de consentimento controlado, desabilitando os cookies indesejáveis.

    Preferências Rejeitar tudo Aceitar tudo
    seers logo
    ×

    Sobre os Cookies

    Utilizamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais customizada ao usuário e em respeito a LGPD, disponibilizamos nossa política de cookies para que você possa entender e exercer o seu direito de consentimento controlado, desabilitando os cookies indesejáveis.

    Leia a política de cookie 
    Permitir tudo Desativar todos

    Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, permitindo funções básicas como navegação de páginas e acesso a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.

    Os cookies de preferência permitem que um site lembre informações que muda a maneira como o site se comporta ou parece, como sua linguagem preferida ou a região que você está.

    Os cookies de estatística ajudam os proprietários de sites a entender como os visitantes interagem com os sites, coletando e relatando informações anonimamente.

    Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes em sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e envolventes para o usuário individual e, portanto, mais valiosos para editores e anunciantes terceirizados.

    Cookies não classificados são cookies que estamos em processo de classificação, juntamente com os fornecedores de cookies individuais.

    Salve minhas escolhas
    Ativado por