Com aumento da oferta de imóveis, os preços do aluguel estão menores no Rio de Janeiro e os locatários encontram melhores oportunidades para negociar a nova moradia. A compra da casa própria continua a ser um dos principais sonhos dos brasileiros.
Mas com o atual cenário econômico, com a perda de poder aquisitivo das famílias, a alta da inflação, o aumento do desemprego, além de juros mais elevados e exigências difíceis de serem atendidas, por parte dos bancos, para muitos, o jeito é continuar pagando aluguel.
Mas, a boa notícia é que os valores dos imóveis para locação no Rio de Janeiro estão mais enxutos. E o motivo é o grande número de unidades novas e usadas ofertadas para alugar. No caso dos novos, a grande oferta é, principalmente, resultado da queda no mercado de compra e venda.
Muitas pessoas compraram imóveis na planta anos atrás, pensando em vender depois de pronto, para obter renda. E agora, sem conseguir comprador, para não ficar com o imóvel parado e pagando as contas, a saída para o proprietário é colocar para locar. O aumento de oferta de unidades usadas também é efeito da crise econômica, que tem levado muitas famílias a buscar um aluguel mais barato.
Diante deste cenário, as imobiliárias já percebem um significativo crescimento no número de novas locações.
Fonte: O Dia