A segunda edição da campanha de doação de sangue feita em condomínios de São Gonçalo, que aconteceu nas últimas quarta e quinta-feira (8 e 9) foi um sucesso absoluto e teve um resultado acima do esperado. Movidos pela solidariedade, os gonçalenses se prontificaram e a cota de arrecadação foi superada mais uma vez.
Desta vez, mais de 100 pessoas se voluntariam a doar, dos quais 77 estavam aptos. O resultado foi a arrecadação de mais de 75 bolsas de sangue, quase o dobro da cota, que era de 40 unidades.
A primeira coleta, feita nos dias 22 e 23 de junho, no Condomínio Almirante Cox, em Alcântara, foi impulsionada pelas organizadoras Cleide Fontes e Vera Lúcia da Conceição para ajudar um amigo que precisava de uma transfusão após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico grave. Desta vez, a campanha foi criada para aumentar o estoque de bolsas de sangue dos hospitais, que está vazio durante este período da pandemia de Covid-19.
Muitos dos que foram já são doadores assíduos, mas que estavam sem fazer suas doações devido a pandemia e viram nessa campanha a oportunidade para fazer o bem perto de casa.
“Já sou doadora de sangue faz anos e estava sem poder fazer devido a pandemia, mas como fiquei sabendo fui correndo doar, já estava sentindo falta de fazer minha doação”, disse a professora Débora Mendes.
Fonte: O São Gonçalo