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Captação com letras de crédito cai após mudança em regra
Notícias

Captação com letras de crédito cai após mudança em regra

por Fidelis 23 de junho de 2015
23 de junho de 2015

As mudanças nas regras de emissão das letras de crédito do agronegócio (LCA) e imobiliário (LCI) lançadas pelo governo há pouco mais de duas semanas já afetam a captação dos bancos. Até 15 de junho, o volume de emissões dos papéis recuou 36% ante igual período em maio, para R$ 14,1 bilhões, de acordo com dados da BM&FBovespa e da Cetip, responsáveis pelo registro das operações.

A retração foi puxada pela LCA, que sofreu as maiores mudanças. Para as duas letras, o governo aumentou o prazo mínimo de resgate das aplicações para 90 dias – na LCI esse prazo era de 60 dias e na LCA não havia limitação.

O governo também “carimbou” a aplicação dos recursos captados pelos bancos com a LCA, que agora terão de ser aplicados em operações de crédito rural. Antes da alteração, os bancos podiam usar como bem entendessem os recursos, desde que os títulos contassem com lastro em financiamentos ao agronegócio. A nova regra, válida desde 2 de junho, prevê um período de transição de um ano, durante o qual os bancos ainda poderão usar livremente 50% do dinheiro obtido com a emissão de LCA. A partir de junho de 2016, o direcionamento obrigatório sobe a 100%.

No mês passado, a média diária de emissões de LCA era de R$ 1,4 bilhão. O pico ocorreu no dia 29, pouco antes das mudanças, quando o registro bateu em quase R$ 2 bilhões. A partir de 2 de junho, sob as novas regras, o volume médio diário caiu para R$ 667 milhões, uma redução de 54%. No mercado de LCI, a queda nos registros foi de 5% nos primeiros 15 dias de junho.

As letras de crédito vêm sendo usadas em larga escala pelos bancos, em particular as instituições públicas e de médio porte, como forma mais barata de captação. Os papéis contam com isenção de imposto de renda para pessoas físicas, mas parte desse ganho fica com os bancos, que emitem as letras a uma taxa inferior em relação a outros instrumentos, como os tradicionais certificados de depósito bancário (CDB).

O estoque de LCI e LCA encerrou o mês passado em R$ 371 bilhões, uma alta de 46% em relação a maio de 2014. Para efeito de comparação, o saldo de CDBs, principal instrumento de captação bancária e que não conta com benefício fiscal, registrou queda de 11% no mesmo período, para R$ 511 bilhões.

A queda recente na captação com as letras de crédito tem relação direta com as mudanças nas regras de emissão.

O crescimento das letras despertou críticas de que a isenção de imposto provoca uma distorção em relação a outras modalidades de aplicações.

A expectativa de mudança na tributação das letras ajudou a reforçar a demanda pelos investimentos nos primeiros meses do ano, segundo Fabio Dutra, diretor comercial e de desenvolvimento de mercados da BM&FBovespa. “Mesmo com a queda, as emissões neste mês ainda seguem em um patamar semelhante ao do ano passado”, diz. Além do apetite do investidor, ele afirma que a velocidade das captações daqui para frente dependerá da estratégia de cada banco.

Na visão do executivo de um grande banco, a recente queda na emissão de letras está mais ligada a questões de demanda do que de oferta. “De uma maneira geral, as pessoas estão com menos recursos para investir, o que tem afetado as emissões de letras em geral”, diz o executivo.

“Na LCA, havia uma oferta de papéis com liquidez diária, que acabou quando o BC determinou o prazo mínimo de 90 dias de resgate”, afirma o executivo, para quem o direcionamento de recursos da LCA teve um papel mais secundário na queda das emissões. Na letra imobiliária, o impacto da mudança no prazo foi menor porque os papéis já não contavam com liquidez diária. Ele espera alguma recuperação nas emissões quando as mudanças forem absorvidas pelos investidores.

Fonte: Valor Econômico – SP.(22/6/15)

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Cultivar o intercâmbio de experiências e conheci Cultivar o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Com esse objetivo, a ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis – vai promover uma edição especial – e presencial – do Encontro de Síndicos em Nova Iguaçu, em uma área em franco desenvolvimento imobiliário. O evento vai acontecer no dia 23 de junho, a partir das 14 horas, na Avenida Dr. Mário Guimarães, 318, no centro da cidade. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link disponível na bio aqui do Instagram.

O encontro vai debater a questão das assembleias virtuais, que atualmente já possuem a mesma validade jurídica das presenciais, conforme a Lei nº 14.309, de 08 de março de 2022. Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da ABADI, será o palestrante convidado do encontro, e Roberto Bigler, diretor jurídico da associação, atuará como debatedor do tema.

“O Encontro de Síndicos é um evento tradicional no calendário do mercado imobiliário do Rio de Janeiro, e agora elaboramos essas edições fragmentadas com o objetivo de ressaltar a importância da ABADI e de suas associadas à frente dos condomínios, além de disseminar conhecimento e fortalecer o mercado”, destaca Rafael Thomé, presidente da ABADI.

Ao final do evento, acontecerá o tradicional workshop jurídico onde o público poderá esclarecer dúvidas e enviar perguntas sobre o tema abordado ao longo do evento.

Programação
13:30 | Credenciamento e welcome coffee
14:00 | Abertura
14:15 | Palestra: Assembleias Virtuais, com Marcelo Borges
15:00 | Workshop jurídico
16:00 | Encerramento
Mesmo com o fim das restrições que impulsionaram Mesmo com o fim das restrições que impulsionaram o setor, pontos de venda caracterizados por autoatendimento vêm crescendo, principalmente dentro de condomínios.

A pandemia fortaleceu o setor de minimercados, principalmente no período inicial do isolamento social. Mesmo com a melhora dos números da pandemia no Brasil, esses pontos de venda, principalmente dentro de condomínios, devem crescer nos próximos anos.

Segundo o diretor financeiro da ABADI, Fernando Canato, esse ramo já vinha crescendo e ganhou impulso durante a pandemia:

“Nós percebemos muito mais síndicos interessados em minimercados. Na maioria das regiões, as empresas do segmento firmam parceria com as construtoras para que os prédeios fiquem prontos já com minimercado. É um diferencial”, destacou. 

Fonte: O Globo
A cada dia que passa, a função do síndico tem s A cada dia que passa, a função do síndico tem se tornado mais relevante no mercado condominial. Se, no passado, o normal era o síndico morador, atualmente há um grande crescimento de presença de síndicos profissionais, inclusive com o suporte de administradoras para uma gestão mais eficiente de condomínios. 

Com a profissionalização da função de síndico, o nível de exigência também teve o seu patamar elevado. Por isso é exigido uma série de conhecimentos para garantir o melhor funcionamento do empreendimento. 

“Hoje, o síndico é um verdadeiro gestor de propriedades urbanas, devendo estar preparado para assumir tão importante função. Conhecer o condomínio e receber treinamentos através de cursos ministrados por entidades especializadas são fatores básicos para que o candidato esteja minimamente preparado para assumir a gestão de um condomínio. Também é importante ter uma empresa administrada experiente e com know how para prestar uma boa assessoria” destacou Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da ABADI. 

Também são necessários conhecimentos mais técnicos, como noções de gestão de pessoas, legislação sobre condomínios, funcionamento de tecnologias, entre outras. 

“Ter certificados de cursos em entidades do setor e referências positivas em outros condomínios. Sendo um síndico orgânico (morador/condômino), importante ter conhecimento do cotidiano do empreendimento e de suas necessidades, sendo uma pessoa ativa em assembleias e na organização jurídico-administrativa do condomínio”, afirmou Borges.

Fonte: Condo News
Historicamente, a auditoria externa ou independent Historicamente, a auditoria externa ou independente nasceu da evolução do sistema capitalista, impulsionado pelo crescimento das empresas que viam a necessidade de ampliar suas instalações industriais e operações administrativas. Para Roberto Bigler, diretor efetivo do Procondo, as empresas se viram obrigadas, para acompanhar as mudanças atuais e se manterem competitivas, a empregar enormes recursos nas operações empresariais.

“Diante da evolução tecnológica, da necessidade de melhoria constante do controle dos seus processos internos, do modo de garantir melhor eficiência às operações e pressionadas especialmente pelo aumento constante da chamada economia de larga escala – potencializada, sobretudo, pela concorrência – as empresas tiveram que se adaptar a essas mudanças”, destaca Bigler.

Foi assim, então, com esse mesmo pensamento que nasceu para o setor de administração de condomínios, focado principalmente na proteção dos seus clientes (condomínios e condôminos), o Procondo – Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial.

No Procondo, a auditoria é realizada pelo Bureau Veritas, empresa de auditoria independente líder mundial em certificações, que estabelece, através de um critério rígido com mais de 150 itens de verificação, os padrões de qualidade e eficiência ideais para uma administradora de condomínios.

“O objetivo principal do processo de certificação de uma empresa desse segmento é auxiliar síndicos e condôminos a escolherem empresas confiáveis e altamente capazes de gerir seus patrimônios”, finaliza Bigler.
A ABADI deseja a todas as mães um feliz dia ❤️

#diadasmaes
A ABADI vai promover, de 10 a 19 de maio, mais uma A ABADI vai promover, de 10 a 19 de maio, mais uma turma do curso de Práticas de Previsão Orçamentária para Condomínios. 

O curso tem o objetivo de instruir a respeito de aspectos técnicos e legais das finanças dos condomínios, principalmente no que tange à elaboração das previsões orçamentárias, análises, acompanhamento e prestação de contas de modo eficiente.

A ideia é qualificar o aluno e minimizar possíveis problemas na gestão do condomínio. 

O curso acontecerá na modalidade telepresencial (ao vivo e online) e será transmitido via Zoom, das 18h30 às 21h30, às terças e quintas. 

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo WhatsApp (21) 99810-8862 ou pelo e-mail nufei@abadi.com.br.

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