A falta de água nas grandes cidades está ajudando a aumentar o serviço das empresas que medem o consumo individual em condomínios. Prédios que instalaram hidrômetros em cada apartamento passaram a economizar água em até 40%, relatam os profissionais responsáveis pela medição.
Na maioria dos prédios, com sistema hidráulico unificado, o consumo de água é medido de forma coletiva e todo o uso é rateado entre os moradores. Esse sistema não permite saber quem consumiu mais e quem economizou, nem cobrar mais de quem gastou a mais.
O serviço individualizado instala medidores em cada apartamento e permite separar as contas de água por unidade, permitindo a gestão do consumo individual. A procura pela instalação dos medidores saltou em 2015.
A cobrança separada pelo consumo de água nos prédios está ajudando a reduzir o consumo total nos prédios, avaliam os técnicos que prestam o serviço.
Os preços dos hidrômetros têm caído gradualmente nos últimos anos, o que também ajudou a aumentar a adesão pelo serviço nos condomínios, além da necessidade de economizar água, relatam as prestadoras do serviço.
O custo da instalação varia com as condições de cada condomínio. Os condomínios mais novos geralmente já foram preparados pelas construtoras para fazer a individualização, já os condomínios mais antigos não estão preparados para essa adaptação (pois levam a água aos cômodos dos apartamentos por estruturas diferentes). Nestes casos, o valor será por ponto instalado no apartamento, que deve ser feito em cada cômodo.
Para o diretor de relações institucionais da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), Eduardo Zangari, a individualização do sistema hidráulico é uma tendência que deve se consolidar nos condomínios. “Se você paga a conta de luz separada, não tem motivo para ratear o consumo da água”, diz.
Pelo serviço, o condomínio pode optar por escolher uma empresa especializada que faz a medição em cada apartamento mensalmente e envia os boletos com os valores que cada unidade gastou. Essas empresas cobram uma mensalidade pelo serviço, que costuma ser embutida na conta do condomínio. A cobrança fica em torno de R$ 5 por unidade.
Fonte: G1 (11/6/15)