21 de outubro de 2014
Com o crescimento de sites de aluguel para turistas é compreensível que a ideia de abrir a casa para hospedar desconhecidos venha se tornado atrativa para muitos proprietários. E, apesar de ser, de certa forma, uma maneira nova de hospedagem, seu sucesso depende de algo básico: confiança. Neste sentido, aliás, a primeira dica é lembrar que os sites mais procurados são os que, abaixo das ofertas, trazem as avaliações de ex-hóspedes, mostra reportagem publicada pela Forbes.
Entretanto, ainda assim há um certo receio em abrir a casa para estranhos. Outra polêmica, especialmente em Nova York, é que tal prática prejudica o setor hoteleiro, que ficaria em desvantagem, pois esses sites não costumam pagar impostos à cidade. As empresas, por sua vez, alegam que geram economia para a cidade e que seus inquilinos gastam mais tempo e dinheiro do que os típicos turistas.
O fato é que a procura por este tipo de acomodação vem crescendo em vários países e não só por ação dos viajantes. No Airbnb, por exemplo, o número de imóveis cadastrados em todo mundo passou de 120 mil em 2012 para 300 mil este ano — no site está surgindo, inclusive, um novo segmento de mercado, que inclui casas luxuosas.
Porém, se você pretende disponibilizar o seu imóvel por completo ou dividir sua casa com convidados desconhecidos, primeiramente tome algumas medidas preventivas para evitar prejuízos. Assim, a experiência será mais bem aproveitada, e a fonte da renda será menos estressante. Não importa quanto seu convidado esteja pagando pelo privilégio, veja alguns cuidados a seguir antes de oferecer sua casa:
Valorize
Descreva a sua propriedade com precisão e invista em fotos de alta qualidade. Você quer que seus hóspedes sintam que receberam exatamente o que foi negociado, certo? Os clientes felizes que tiveram suas expectativas atendidas — ou superadas — são as melhores ferramentas de marketing neste mundo virtual. Isso lhe dará avaliações e, consequentemente, os melhores negócios.
Cooperação
Antes de abrir a casa para hóspedes desconhecidos, veja o que diz o regulamento do seu condomínio.
Liquidez
Se você pretende contar com o dinheiro do aluguel de temporada, é bom saber que nem sempre haverá liquidez e que, portanto, é importante ter uma reserva que compense os dias de vacância. Separe um valor da renda recolhida.
Peça seguro
Há sites que garantem um seguro para cobrir perdas ou danos causados por vandalismo de hóspedes. Mas, mesmo assim, é bom se precaver. Reveja a política de seguros para se certificar de que você tem uma cobertura adequada.
Longo prazo
Priorize os hóspedes de longo prazo. Defina uma estadia mínima: dois dias, por exemplo. Diferentemente do hotel, você não vai querer uma grande rotatividade em sua casa.
Envolva os seus vizinhos
Considere avisar seus vizinhos e porteiros sobre seu plano de ceder totalmente a casa para alguém, ou que vai ter convidados. Se os hóspedes se portarem mal e fizerem barulhos excessivos, você terá retorno e poderá tentar resolver antes que a situação fique insustentável.
Deixe instruções
Deixe um papel com todas as instruções para os seus convidados. Com o tempo, você perceberá que muitas perguntas se repetem e pode até mesmo fazer um roteiro impresso. Os hóspedes precisam saber de coisas como: ligar a TV, o ar-condicionado e o sistema de alarme. Se você for abrir sua residência estando nela, é interessante, ainda, escrever sobre algumas regrinhas de convivência que julgue importante. Também providencie os números de emergência. Lembre-se, é um turista, e o máximo de ajuda será bem-vinda, especialmente se for de outro país.