ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis
  • Associação
    • Associe-se
      • Associados
      • Associados Contribuintes
      • Benefícios
      • Como se Associar
    • Assessoria Técnica
    • Conselho
    • Diretoria
    • Ex-Presidentes
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • PRONAD
    • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
    • Encontro dos Colaboradores das Administradoras de Imóveis (ECAI)
    • Encontro de Síndicos
    • Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores (ENIL)
    • Encontro Estratégico
    • Encontro Jurídico
    • Núcleo de Inteligência Imobiliária
  • Protocolos
  • Abadi na Mídia
  • Contato

Rua do Carmo, 6/7º Andar - Centro, Rio De Janeiro, RJ, CEP 20011-020, Brasil +55 21 2217-6950

  Área restrita

ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis

Banner
  • Associação
    • Associe-se
      • Associados
      • Associados Contribuintes
      • Benefícios
      • Como se Associar
    • Assessoria Técnica
    • Conselho
    • Diretoria
    • Ex-Presidentes
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • PRONAD
    • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
    • Encontro dos Colaboradores das Administradoras de Imóveis (ECAI)
    • Encontro de Síndicos
    • Encontro Nacional de Inquilinos e Locadores (ENIL)
    • Encontro Estratégico
    • Encontro Jurídico
    • Núcleo de Inteligência Imobiliária
  • Protocolos
  • Abadi na Mídia
  • Contato
Condomínios verdes: o LEED é moda?
Notícias

Condomínios verdes: o LEED é moda?

por Fidelis 9 de junho de 2016
9 de junho de 2016

Você sabe como o mercado B2C (Business to Consumer, voltado ao consumidor) funciona: a sociedade define uma demanda e as empresas se adequam para atendê-la. Importante para as empresas é verificar a longevidade desta demanda versus a dificuldade de adequação para supri-la. Por exemplo, há 5 anos, válvulas Dual Flush representavam apenas 30% do seu mercado. Analisando a crescente demanda, a conscientização do mercado, a falta de água no Brasil e a facilidade de adequação para aumentar a fabricação do produto, atualmente este tipo de válvula representa 70%. Ou seja, de moda virou tendência e, de tendência, realidade.

Quando falamos do mercado B2B (Business to Business, voltado às empresas), o processo é parecido. Muda apenas que a demanda parte das próprias empresas.

Certificações de construções sustentáveis, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) são demandadas no mundo todo. Estas servem como base e parâmetro para a adequação dos produtos, serviços e materiais, visando suprir tal necessidade existente.  Como atualmente a busca pela certificação é altíssima e muitas vezes a adequação para suprir suas exigências é trabalhosa, empresas analisam a longevidade das certificações para considerar, ou não, este caminho. Uma pergunta que define facilmente esta questão de longevidade é o título deste texto: o LEED é moda?

Em 15 anos de mercado, a certificação LEED já é considerada como a principal ferramenta de construção sustentável no mundo e 3 dados comprovam isso:

– É a única utilizada em mais de 150 países;

– A cada 15 minutos, 1 novo empreendimento LEED é registrado no mundo;

– A cada 20 minutos, 1 novo empreendimento LEED é certificado no mundo.

Além destes dados, é importante analisarmos alguns outros benefícios daqueles já exauridos pelas mídias e focados apenas nas reduções dos consumos de água, energia, matérias primas e etc.: a constante elevação do padrão técnico do mercado, uma vez que o LEED serve como um parâmetro a ser conquistado. Para isso é exigido que o mercado deixe a zona de conforto e pare de utilizar o “copy & paste”, passando assim a pensar “fora da caixa” e de forma criativa para atender todas as necessidades da certificação. Quando isso vira senso comum, o LEED lança uma nova versão, elevando novamente o padrão, tornando este processo um ciclo. Como prova disso, basta compararmos os empreendimentos comerciais de alto padrão de uma década atrás, com os atuais. Facilmente veremos o salto tecnológico e ambiental que demos nestes anos. Sabendo que o mercado já atende às demandas do LEED, foi lançada uma nova versão desta ferramenta. O LEED v4, muito mais restritivo que o atual.

Ainda temos que considerar que esta ferramenta serve de parâmetro utilizado no mundo todo, portanto os prédios certificados deixam de ser comparados regionalmente ou nacionalmente e passam a ser comparados mundialmente. Assim como os profissionais que nele trabalham/ trabalharam. Desta forma, é criada uma linguagem global de mercado.

Por último, vemos que a escassez das matérias primas, água e energia, forçam a criação de projetos buscando a autogeração destes recursos. Projetos estes que conseguem ser independentes definem a “Sustentabilidade”. O LEED é uma ferramenta que direciona o mercado a esta sustentabilidade.

Fonte: Condomínios Verdes

0
FacebookTwitterLinkedinWhatsappE-mail

Posts Relacionados

ABADI promove Curso de Práticas de Previsão Orçamentária

30 de abril de 2025

Expediente ABADI – 02 de maio

30 de abril de 2025

Diretor da ABADI participa do Condo 360 Summit...

28 de abril de 2025

Categorias

  • Abadi na Mídia
  • Chancela ABADI
  • Cursos
  • Encontro de Síndico
  • Encontro Jurídico
  • ENIL
  • Eventos
  • Leis
  • Notícias
  • Notícias Jurídicas
  • Protocolos
  • Sem categoria
  • Vídeos

Siga nossas Redes

Facebook Instagram Youtube E-mail

Posts Recentes

ABADI promove Curso de Práticas de Previsão Orçamentária

30 de abr de 2025

Expediente ABADI – 02 de maio

30 de abr de 2025

Diretor da ABADI participa do Condo 360 Summit...

28 de abr de 2025

Instagram

Seguir no Instagram

Últimos Eventos

  • Curso de Etiqueta Profissional é sucesso entre as administradoras associadas

    2 de abril de 2025
  • Núcleo de Inteligência reúne auditório repleto para discutir contratos de locação e negócios processuais

    28 de março de 2025
  • Núcleo de Inteligência Imobiliária da ABADI inicia o ano com debate sobre aspectos tributários

    14 de fevereiro de 2025

Últimas Notícias

  • ABADI promove Curso de Práticas de Previsão Orçamentária

    30 de abril de 2025
  • Expediente ABADI – 02 de maio

    30 de abril de 2025
  • Diretor da ABADI participa do Condo 360 Summit no mês de maio

    28 de abril de 2025

Newsletter

Caso você tenha interesse em receber nossa newsletter, para se manter atualizado sobre as últimas notícias do mercado imobiliário, inscreva-se abaixo.



    • Facebook
    • Instagram
    • Youtube
    • E-mail

    A ABADI é uma entidade que está no mercado imobiliário há mais de quatro décadas, sem fins lucrativos, que representa empresas de administração de condomínios e imóveis.

    Informações de Contato

    Rua do Carmo, nº 6 – 7° andar
    Centro, Rio de Janeiro – RJ.
    CEP: 20011-020

    • +55 21 2217-6950
    • abadi@abadi.com.br
    • www.abadi.com.br
    • Aviso de Privacidade

    Informação sobre Dados Pessoais e Privacidade Alessandra Lobato Encarregada de Dados Pessoais
    E-mail exclusivo: dpo@abadi.com.br

    Como Chegar

    ABADI © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por A Figueira

    Utilizamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais customizada ao usuário e em respeito a LGPD, disponibilizamos nossa política de cookies para que você possa entender e exercer o seu direito de consentimento controlado, desabilitando os cookies indesejáveis.

    Preferências Rejeitar tudo Aceitar tudo
    seers logo
    ×

    Sobre os Cookies

    Utilizamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais customizada ao usuário e em respeito a LGPD, disponibilizamos nossa política de cookies para que você possa entender e exercer o seu direito de consentimento controlado, desabilitando os cookies indesejáveis.

    Leia a política de cookie 
    Permitir tudo Desativar todos

    Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, permitindo funções básicas como navegação de páginas e acesso a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.

    Os cookies de preferência permitem que um site lembre informações que muda a maneira como o site se comporta ou parece, como sua linguagem preferida ou a região que você está.

    Os cookies de estatística ajudam os proprietários de sites a entender como os visitantes interagem com os sites, coletando e relatando informações anonimamente.

    Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes em sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e envolventes para o usuário individual e, portanto, mais valiosos para editores e anunciantes terceirizados.

    Cookies não classificados são cookies que estamos em processo de classificação, juntamente com os fornecedores de cookies individuais.

    Salve minhas escolhas
    Ativado por