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Notícias

Cresce oferta de salas comerciais em Niterói e São Gonçalo

por Fidelis 24 de novembro de 2014
24 de novembro de 2014

24 de novembro de 2014

Encontrar o local ideal para estabelecer a sede de uma empresa pode fazer toda a diferença. Seja para compra ou locação, o mercado imobiliário em Niterói e São Gonçalo tem uma grande diversidade de empreendimentos para quem deseja investir. Com novos lançamentos, quem procura por uma sala comercial pode escolher desde o endereço até a vista, além dos serviços oferecidos, como garagem e estacionamento rotativo e área de lazer.

Para as construtoras e imobiliárias, o mercado está aquecido em função da demanda reprimida. Isso é justificado por um longo período sem lançamentos de salas comerciais no mercado de Niterói e São Gonçalo, sendo apenas comercializados os empreendimentos já existentes. E de quatro anos para cá, com a identificação da carência do mercado, somado ao desenvolvimento de alguns bairros, esse cenário começou a mudar.

“Na área de venda, o mercado está com uma oferta grande de salas. Mas estamos vindo de um período longo sem lançamentos. O cenário mudou há três, quatro anos, principalmente nas regiões de Icaraí, Jardim Icaraí, no caso de Niterói”, disse Leonardo Campos Gimenez, da empresa JPR Construções.

Muitos empreendimentos que estão sendo lançados fogem do rótulo de “centros comerciais com salas”. Hoje as construtoras buscam valorizar os imóveis e estar mais perto de clientes em potencial, investindo em construções multiuso, unindo salas comerciais, lojas e serviços, como no caso de lançamentos como a expansão do Plaza Shopping, que já está sendo entregue, e o Monumental Niemeyer, em fase de construção, no Centro da cidade.

Mesmo com o aumento da oferta, não há excessos no mercado. Para o diretor geral da Brasil Brokers de Niterói, Bruno Serpa Pinto, o ano de 2014 foi mais atribulado, não só para o mercado imobiliário, mas para o mercado em geral, por conta dos eventos sediados no Brasil e o grande número de feriados. Entretanto, o momento é muito favorável para a venda de salas comerciais. Influenciado pela demanda, praticamente 100% dos empreendimentos colocados no mercado já foram vendidos, com os imóveis ainda na planta.

“Tivemos uma onda muito grande de lançamentos, mas a cidade ainda tem demanda e é carente, principalmente de prédios de alto padrão. Dos prédios que colocamos à venda, a maioria estão entregues e com 100% dos imóveis vendidos”, explica.

Na área de locação, segundo Adriano Tostes, coordenador do setor de aluguel da Coluna Imóveis, a demanda é contínua. Também para locação, a oferta de salas comerciais atualmente é bem maior do que nos anos anteriores, o que favorece em uma boa concorrência de preços.

“No cenário atual, os clientes buscam preços menos elevados e, se possível, edificações mais novas e que contemplem uma boa estrutura”, informa Tostes.

Preço médio – Para quem deseja investir, o primeiro conselho das construtoras e imobiliárias é saber escolher o local. Esse tipo de imóvel pode ser uma boa opção para quem busca rentabilidade, mas isso está diretamente relacionado ao público-alvo. Com o crescimento de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, em função de empreendimentos como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e a vinda das Olimpíadas 2016, foram surgindo inúmeras construções residenciais e esses locais até pouco tempo não contemplavam salas comerciais.

O Centro sempre foi o bairro com mais ofertas, entretanto, pensando na comodidade e visando favorecer o menor deslocamento possível das pessoas, bairros como Icaraí, Jardim Icaraí, Pendotiba e a Região Oceânica vêm ganhando destaque para novos lançamentos. Já em São Gonçalo, a preferência é Alcântara, e em Itaboraí, os locais que oferecem melhor acesso ao Comperj e o Centro.

“A opção por bairros que têm muitas moradias é positivo. É um mercado relativamente novo nessa questão da expansão das salas comerciais. As pessoas estão buscando trazer o serviço para perto dos clientes, para perto das áreas residenciais para proporcionar comodidade”, explica Leonardo Campos Gimenez, da JPR.

E com as ofertas, o investidor tende a ter mais benefícios tanto na compra como na locação, entre eles, estão os valores, que variam conforme o ponto e o tamanho das salas, além dos serviços inclusos. A realidade dos lançamentos contempla hoje prédios que oferecem áreas para lazer e reuniões, facilidades para estacionamento, entre outros.

Para compra, o preço médio das salas varia entre R$ 450 mil, em bairros como Icaraí, de R$ 270 a R$ 400 mil, em locais como Centro e Jardim Icaraí. Isso para prédios mais simples. Já os empreendimentos de alto padrão, como Monumental Oscar Niemeyer; Plaza Shopping; Number One, na Mem de Sá, em Icaraí; Sorella Offices, em Santa Rosa; que são mais conceituais e oferecem lajes que chegam a ter mais de 200 metros quadrados, o valor médio varia entre R$ 600 mil e R$ 2 milhões.

Como todo empreendimento imobiliário, uma forma de obter um preço diferenciado em estruturas conceituais é investir no imóvel ainda na planta. Dessa forma é possível ter mais opções de escolhas do lugar, posição e andar da sala, além das condições de pagamento.

Já para locação, o preço médio dos imóveis costumam variar de acordo com o entorno, como explica Adriano Tostes, da Coluna Imóveis.

“O ticket médio desses negócios costumam variar de acordo com as condições e infraestrutura das edificações e se há estacionamento para os inquilinos e/ou seus clientes. Por conta disso, a média pode chegar a R$ 1,5 mil, sem as taxas incluídas”.

Alto padrão – A junção de salas comerciais, lojas e serviços proporciona aos investidores comodidade e ainda o aproveitamento do fluxo de clientes, como no caso da expansão do Plaza Shopping. O Plaza Corporate & Offices traz 139 salas comerciais em uma torre e lajes corporativas de até cerca de 510 metros quadrados na outra. Integrado ao shopping, proporciona acesso à praça de alimentação e às lojas, sendo beneficiado pelo fluxo de mais de 60 mil pessoas que passam pelo estabelecimento por dia.

“Você tem todo movimento do shopping, a facilidade de estacionamento, segurança, movimentação até mais tarde no final de semana. É uma junção de todos os serviços do shopping com a comodidade”, conta o analista comercial da MDL, Bruno Bendet Grinapel.

Também no quesito comodidade, localização e alto padrão, um destaque dos lançamentos é o Monumental Oscar Niemeyer, que será construído na Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro. O empreendimento teve todas as salas vendidas em um único dia quando foi lançada em abril.

“Empreendimentos especiais sempre despertam interesse. O Monumental Oscar Niemeyer é o primeiro complexo multiuso de Niterói”, diz Cláudio Hermolin, da PDG Construtora e Incorporadora.

Fonte: O Fluminense (23/11)

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Cultivar o intercâmbio de experiências e conheci Cultivar o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Com esse objetivo, a ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis – vai promover uma edição especial – e presencial – do Encontro de Síndicos em Nova Iguaçu, em uma área em franco desenvolvimento imobiliário. O evento vai acontecer no dia 23 de junho, a partir das 14 horas, na Avenida Dr. Mário Guimarães, 318, no centro da cidade. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link disponível na bio aqui do Instagram.

O encontro vai debater a questão das assembleias virtuais, que atualmente já possuem a mesma validade jurídica das presenciais, conforme a Lei nº 14.309, de 08 de março de 2022. Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da ABADI, será o palestrante convidado do encontro, e Roberto Bigler, diretor jurídico da associação, atuará como debatedor do tema.

“O Encontro de Síndicos é um evento tradicional no calendário do mercado imobiliário do Rio de Janeiro, e agora elaboramos essas edições fragmentadas com o objetivo de ressaltar a importância da ABADI e de suas associadas à frente dos condomínios, além de disseminar conhecimento e fortalecer o mercado”, destaca Rafael Thomé, presidente da ABADI.

Ao final do evento, acontecerá o tradicional workshop jurídico onde o público poderá esclarecer dúvidas e enviar perguntas sobre o tema abordado ao longo do evento.

Programação
13:30 | Credenciamento e welcome coffee
14:00 | Abertura
14:15 | Palestra: Assembleias Virtuais, com Marcelo Borges
15:00 | Workshop jurídico
16:00 | Encerramento
Mesmo com o fim das restrições que impulsionaram Mesmo com o fim das restrições que impulsionaram o setor, pontos de venda caracterizados por autoatendimento vêm crescendo, principalmente dentro de condomínios.

A pandemia fortaleceu o setor de minimercados, principalmente no período inicial do isolamento social. Mesmo com a melhora dos números da pandemia no Brasil, esses pontos de venda, principalmente dentro de condomínios, devem crescer nos próximos anos.

Segundo o diretor financeiro da ABADI, Fernando Canato, esse ramo já vinha crescendo e ganhou impulso durante a pandemia:

“Nós percebemos muito mais síndicos interessados em minimercados. Na maioria das regiões, as empresas do segmento firmam parceria com as construtoras para que os prédeios fiquem prontos já com minimercado. É um diferencial”, destacou. 

Fonte: O Globo
A cada dia que passa, a função do síndico tem s A cada dia que passa, a função do síndico tem se tornado mais relevante no mercado condominial. Se, no passado, o normal era o síndico morador, atualmente há um grande crescimento de presença de síndicos profissionais, inclusive com o suporte de administradoras para uma gestão mais eficiente de condomínios. 

Com a profissionalização da função de síndico, o nível de exigência também teve o seu patamar elevado. Por isso é exigido uma série de conhecimentos para garantir o melhor funcionamento do empreendimento. 

“Hoje, o síndico é um verdadeiro gestor de propriedades urbanas, devendo estar preparado para assumir tão importante função. Conhecer o condomínio e receber treinamentos através de cursos ministrados por entidades especializadas são fatores básicos para que o candidato esteja minimamente preparado para assumir a gestão de um condomínio. Também é importante ter uma empresa administrada experiente e com know how para prestar uma boa assessoria” destacou Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da ABADI. 

Também são necessários conhecimentos mais técnicos, como noções de gestão de pessoas, legislação sobre condomínios, funcionamento de tecnologias, entre outras. 

“Ter certificados de cursos em entidades do setor e referências positivas em outros condomínios. Sendo um síndico orgânico (morador/condômino), importante ter conhecimento do cotidiano do empreendimento e de suas necessidades, sendo uma pessoa ativa em assembleias e na organização jurídico-administrativa do condomínio”, afirmou Borges.

Fonte: Condo News
Historicamente, a auditoria externa ou independent Historicamente, a auditoria externa ou independente nasceu da evolução do sistema capitalista, impulsionado pelo crescimento das empresas que viam a necessidade de ampliar suas instalações industriais e operações administrativas. Para Roberto Bigler, diretor efetivo do Procondo, as empresas se viram obrigadas, para acompanhar as mudanças atuais e se manterem competitivas, a empregar enormes recursos nas operações empresariais.

“Diante da evolução tecnológica, da necessidade de melhoria constante do controle dos seus processos internos, do modo de garantir melhor eficiência às operações e pressionadas especialmente pelo aumento constante da chamada economia de larga escala – potencializada, sobretudo, pela concorrência – as empresas tiveram que se adaptar a essas mudanças”, destaca Bigler.

Foi assim, então, com esse mesmo pensamento que nasceu para o setor de administração de condomínios, focado principalmente na proteção dos seus clientes (condomínios e condôminos), o Procondo – Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial.

No Procondo, a auditoria é realizada pelo Bureau Veritas, empresa de auditoria independente líder mundial em certificações, que estabelece, através de um critério rígido com mais de 150 itens de verificação, os padrões de qualidade e eficiência ideais para uma administradora de condomínios.

“O objetivo principal do processo de certificação de uma empresa desse segmento é auxiliar síndicos e condôminos a escolherem empresas confiáveis e altamente capazes de gerir seus patrimônios”, finaliza Bigler.
A ABADI deseja a todas as mães um feliz dia ❤️

#diadasmaes
A ABADI vai promover, de 10 a 19 de maio, mais uma A ABADI vai promover, de 10 a 19 de maio, mais uma turma do curso de Práticas de Previsão Orçamentária para Condomínios. 

O curso tem o objetivo de instruir a respeito de aspectos técnicos e legais das finanças dos condomínios, principalmente no que tange à elaboração das previsões orçamentárias, análises, acompanhamento e prestação de contas de modo eficiente.

A ideia é qualificar o aluno e minimizar possíveis problemas na gestão do condomínio. 

O curso acontecerá na modalidade telepresencial (ao vivo e online) e será transmitido via Zoom, das 18h30 às 21h30, às terças e quintas. 

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo WhatsApp (21) 99810-8862 ou pelo e-mail nufei@abadi.com.br.

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