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Em crescimento, segmento aponta para oportunidades em serviços pay per use
Notícias

Em crescimento, segmento aponta para oportunidades em serviços pay per use

por ABADI 17 de novembro de 2021
17 de novembro de 2021

Se tem um mercado que soube dar a volta por cima e fez a lição de casa direitinho foi o imobiliário. Medidas como a permissão para a continuidade das obras nos canteiros durante a pandemia, aplicação de tecnologia nos estandes de venda, registro online de contratos, entre outras soluções alçaram o segmento da construção civil ao posto de propulsor da retomada do crescimento no país.

Somado a isso estão a taxa de juros abaixo de dois dígitos e prazo de financiamento acima de 30 anos. Outro fator apontado por especialistas da área como determinante para validar o crescimento é a grande capacidade em absorver mão de obra.

Dados divulgados pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) mostram que as vendas de imóveis cresceram mais de 26% em 2020 – melhor resultado desde 2014, quando o setor registrou expansão.

Mas o que tem de novidade para atrair os clientes?

Critérios como localização e mobilidade, além de comodidade estão no topo da lista de desejos. Serviços pay per use (do inglês “pague pelo uso”), recreação infantil, espaços destinados a cuidados com animais domésticos (pet care), estação para carregamento de carros elétricos e até área de coworking são algumas das novidades.

No entanto, a pandemia alterou alguns anseios e provocou uma alteração nos padrões de compra dos consumidores. Se até o início de 2020 as unidades habitacionais batizadas de estúdios (com metragem média de 30m2 – em alguns casos exíguos 19 m2) eram a bola da vez, o home office mostrou que não é preciso necessariamente morar perto do trabalho. A partir daí o mercado voltou a valorizar imóveis maiores com metragens entre 60 e 120 m2.

Para Fernando Canato, diretor administrativo financeiro da ABADI (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis), “os novos empreendimentos têm acompanhado as tendências de percepção de valor pelos interessados quanto aos imóveis e seu uso no dia a dia”.

Para ele, o fato se comprova com a entrega das novas unidades com gama diversificada de serviços. “Dependendo da região e público alvo, isso se torna ainda mais assertivo conforme a demanda dos clientes, onde a contratação por parte dos consumidores de forma macro tem crescido bastante, mas não linear”, explica.

Tanto que a expectativa para o final deste ano é a melhor possível, nas palavras de Canato. “A pandemia provocou grandes mudanças nos hábitos das pessoas, as quais deram um valor ainda maior para sua moradia”.

Ele segue acrescentando: “essa descoberta provocou um aquecimento no mercado imobiliário. Com a entrada no quarto final do período pandêmico que vivemos, a tendência é de que o mercado siga em grande evolução para o próximo ano”.

Pay per use

Na visão do entrevistado, os empreendimentos de grande porte estão proporcionando ao mercado um novo modelo de serviços condominiais, com opções até então bastante utilizadas no setor hoteleiro. “Por exemplo: serviços de arrumação, limpeza, gastronomia, além de outros que também podem contribuir para uma redução de custos condominiais”.

Conhecidos como pay per use, essa opção está caindo no gosto dos consumidores pela praticidade proporcionada à rotina, com total comodidade e segurança. Baseada no conceito de compartilhamento, a modalidade também resulta em economia aos contratantes.

“A aderência aos serviços pay per use é uma tendência mundial, principalmente nas grandes metrópoles, onde são mais aceitos nos novos empreendimentos, não somente pela facilidade de preparo para implementação, mas também porque geralmente já estão contidos no conceito desde o lançamento”, enfatiza Canato.

No entanto, segundo o especialista, ainda há resistência em condomínios já em funcionamento. “Muitas vezes, por questões ligadas ao alto custo de adaptação para implantação e também a uma cultura pré-existente nos moradores, sem contar as dificuldades geralmente encontradas nos entraves das regras destes condomínios e na Convenção e complexidade de alteração”, diz. “Apesar destas barreiras, a aderência é crescente em todos os cenários. ”

Outro ponto destacado pelo diretor foi o crescimento da modalidade durante a pandemia. “Se pudermos dizer que houve coisa positiva, essa é uma delas. Ou seja, aprendemos, perdemos o medo e superamos a barreira em usarmos outras formas de serviços, que antes não pensávamos em usar”.

Para ele, as circunstâncias impostas levaram a busca de novas formas de consumo. “E o mesmo aconteceu com os prestadores de serviços. Todos se reinventaram, acelerando um processo que seria bem lento”.

Limpeza em destaque

Apontado como o mais procurado pelos condôminos, os serviços de limpeza nas áreas privativas apontam para aquecimento no pós-pandemia. “A demanda já existia antes, mas começou a ficar ainda maior, já que as modalidades de pagamentos são diversas, o que facilita a contratação dos serviços”, destaca Canato.

De acordo com ele, principalmente os novos empreendimentos têm proporcionado opções diversas para o contratante efetuar o pagamento dos serviços utilizados: junto ao boleto mensal, em pacotes pré-pagos, cartões de débito ou crédito e até PIX.

“As medidas de relaxamento da pandemia vêm demonstrando que o consumo e contratação desses serviços seguem em alta”, destaca ele, para prosseguir: “Segundo uma pesquisa global realizada pela PWC, inclusive no Brasil, as compras por celular já são o canal preferido dos consumidores – mais de 80% dos brasileiros dizem interagir com algumas das quatro principais plataformas digitais”.

Mas, apesar da grande oferta de serviços, limpeza e arrumação das unidades privativas devem seguir mesmo liderando a lista de contratações, acompanhada por serviços de manutenção, alimentação, transporte, além das opções ligadas à saúde e bem-estar.

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Faça como a AGZ Seguros e venha expor seus serviços e/ou produtos na Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos, que acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro de 2022, no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro. 

Serão dois dias de atrações para o mercado de condomínios, com público estimado em mais de 1.000 pessoas entre síndicos e administradores condominiais. Traga sua empresa e venha expor você também para um público 100% interessado. 

Entre em contato e reserve seu estande ou balcão:

Patricia Salles
patricia@secovirio.com.br
21 2272-8009
21 99507-4574

Alessandra Lobato
eventos@abadi.com.br
21 2217-6950

http://feiradecondominioseenconcontrodesindicos.secovirio.com.br/
O valor do aluguel na cidade do Rio teve uma queda O valor do aluguel na cidade do Rio teve uma queda real de 8,4% nos últimos 12 meses, subindo muito abaixo da inflação. De acordo com um relatório, o preço médio mensal da locação fechou em R$ 1.995 em abril para o apartamentos de dois quartos, alta de 1,5% no mês. Os valores tiveram acréscimo acima da inflação, porém abaixo do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). 

A pesquisa indica que a Zona Sul é a região mais cara, com um aluguel de R$ 2.857. Analisando por bairros, Leblon e Ipanema são os locais com o maior preço médio da cidade, acima de R$ 4 mil mensais. Já a Zona Oeste é uma boa opção para quem deseja economizar na locação de um imóvel (R$ 1.040 por mês). 

Fonte: O Dia
A ABADI – Associação Brasileira das Administra A ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis – vai promover, de 05 a 15 de julho, mais uma turma do curso de Dinâmicas de Assembleia de Condomínios. O módulo tem o objetivo de capacitar o aluno em toda operação de uma assembleia ordinária, extraordinária ou de implantação de condomínio a fim de orientar na condução de diferentes tipos de reuniões, respeitando seus aspectos técnicos e legais.

O curso acontecerá às terças, quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h30, na modalidade telepresencial, que utiliza o mesmo método da educação presencial e possui recursos tecnológicos modernos que proporcionam a possibilidade de interação ao vivo entre alunos e professores.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail nufei@abadi.com.br ou pelo WhatsApp (21) 99810-8862.
Com as baixas temperaturas no Rio de Janeiro, a AB Com as baixas temperaturas no Rio de Janeiro, a ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis – lançou, esta semana, uma campanha de arrecadação de agasalhos, mantas e cobertores, que serão doados ao Exército da Salvação, entidade que atua no Brasil desde 1922, com unidades de atendimento a crianças em situação de risco, projetos educacionais, programas de capacitação profissional, lares para idosos, entre outros.

Até o final de junho, os associados e o público em geral podem doar peças de roupas de frio, mantas e cobertores em bom estado, na sede da ABADI, na Rua do Carmo, n° 6 – 7° andar, no Centro do Rio. 

“O Rio de Janeiro está tendo dias com recorde de frio e a ABADI está promovendo essa ação para tentar amenizar um pouco o sofrimento de algumas famílias durante esse período. Ter empresas fazendo parte desse movimento, a tendência é fortalecer ainda mais a campanha, uma vez que incentiva os nossos colaboradores e associados, além do nosso público externo”, destacou Marisa Braga, diretora social da ABADI.
Cultivar o intercâmbio de experiências e conheci Cultivar o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Com esse objetivo, a ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis – vai promover uma edição especial – e presencial – do Encontro de Síndicos em Nova Iguaçu, em uma área em franco desenvolvimento imobiliário. O evento vai acontecer no dia 23 de junho, a partir das 14 horas, na Avenida Dr. Mário Guimarães, 318, no centro da cidade. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link disponível na bio aqui do Instagram.

O encontro vai debater a questão das assembleias virtuais, que atualmente já possuem a mesma validade jurídica das presenciais, conforme a Lei nº 14.309, de 08 de março de 2022. Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da ABADI, será o palestrante convidado do encontro, e Roberto Bigler, diretor jurídico da associação, atuará como debatedor do tema.

“O Encontro de Síndicos é um evento tradicional no calendário do mercado imobiliário do Rio de Janeiro, e agora elaboramos essas edições fragmentadas com o objetivo de ressaltar a importância da ABADI e de suas associadas à frente dos condomínios, além de disseminar conhecimento e fortalecer o mercado”, destaca Rafael Thomé, presidente da ABADI.

Ao final do evento, acontecerá o tradicional workshop jurídico onde o público poderá esclarecer dúvidas e enviar perguntas sobre o tema abordado ao longo do evento.

Programação
13:30 | Credenciamento e welcome coffee
14:00 | Abertura
14:15 | Palestra: Assembleias Virtuais, com Marcelo Borges
15:00 | Workshop jurídico
16:00 | Encerramento
Mesmo com o fim das restrições que impulsionaram Mesmo com o fim das restrições que impulsionaram o setor, pontos de venda caracterizados por autoatendimento vêm crescendo, principalmente dentro de condomínios.

A pandemia fortaleceu o setor de minimercados, principalmente no período inicial do isolamento social. Mesmo com a melhora dos números da pandemia no Brasil, esses pontos de venda, principalmente dentro de condomínios, devem crescer nos próximos anos.

Segundo o diretor financeiro da ABADI, Fernando Canato, esse ramo já vinha crescendo e ganhou impulso durante a pandemia:

“Nós percebemos muito mais síndicos interessados em minimercados. Na maioria das regiões, as empresas do segmento firmam parceria com as construtoras para que os prédeios fiquem prontos já com minimercado. É um diferencial”, destacou. 

Fonte: O Globo

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