A percepção geral é de queda de preços no setor: 58% das pessoas que pretendem comprar imóvel nos próximos 12 meses declararam esperar queda de preços dos imóveis nesse período.
Consistentemente com essa percepção negativa, o total de investidores no mercado imobiliário residencial caiu novamente ao longo do segundo trimestre, atingindo um total de 37% no acumulado em 12 meses. Essa é a menor participação de investidores da nossa série histórica. A queda ocorreu tanto entre os investidores que pretendem alugar o seu imóvel quanto aos que compram para revendê-lo.
A piora na expectativa de preço de curto prazo foi acompanhada por um pequeno aumento no desconto médio praticado nas transações do mercado imobiliário no começo de 2015. No final do segundo trimestre desse ano o desconto médio das operações realizadas nos últimos 12 meses estavam em 7,6%, ante uma média histórica de 6,9%.
Em que pese a expectativa de queda de preços futura, a maior parte dos participantes do mercado imobiliário acredita que atualmente os preços estão “caros” ou “muito caros”. Mais de 60% das pessoas que declararam ter comprado imóvel nos últimos meses e 80% dos que pretendem comprar nos próximos meses classificaram suas percepções nessas duas categorias.
Fonte: Redação Agência IN (30/7/15)