Em período de férias escolares, aumenta a circulação de crianças e adolescentes dentro dos condomínios, por isso, síndicos e condôminos devem ficar atentos com esta maior movimentação infantil nos edifícios e vale relembrar as regras de convivência para o bem-estar dos moradores e proteção do condomínio.
Nesse período, a ABADI recomenda que a gestão do condomínio reforce os comunicados e avisos sobre as diretrizes condominiais para evitar situações de risco, o que inclui os horários de utilização dos espaços comuns e de lazer e informação sobre barulho na rotina condominial.
O diretor de condomínio e locação da ABADI, Marcelo Borges, elenca outros pontos que o condomínio precisa estar atento especialmente nessa época do ano:
– Cuidados quando do trânsito nas garagens e áreas de locomoção de veículos
– Mesmo com temperaturas mais amenas, atenção quanto ao uso das piscinas evitando que os menores fiquem sozinhos.
– Havendo brinquedos no play, sobretudo aqueles com riscos de quedas, fundamental que as crianças pequenas estejam acompanhadas de responsáveis
– Por legislação municipal (Rio de Janeiro), crianças menores de 10 anos não podem transitar sozinhas nos elevadores.
Essas são algumas das principais medidas que um condomínio pode adotar durante o período de férias escolares para garantir a segurança e o bem-estar de seus moradores. É essencial que a administração do condomínio esteja atenta e seja proativa na tomada de ações preventivas.