O Hemorio começou nesta quarta-feira (1º) uma campanha para repor os estoques de sangue, que caíram muito desde o início da pandemia da Covid-19, após as medidas de isolamento social. A coleta de sangue também pode ser realizada na casa dos doadores.
A campanha “Hemorio em casa” começa a partir das 10h. Segundo o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim, a ideia é ir até o doador para evitar o deslocamento de pessoas no período de isolamento social. Uma van com equipamentos e profissionais vai montar uma estrutura por um dia, no espaço dos condomínios.
As estruturas de coleta são montadas nos salões de festa em condomínios que tenham pelo menos 500 moradores com idade adequada para doar sangue.
Segundo Amorim, o doador será orientado a aguardar em seu apartamento até o momento da coleta, quando será contatado pela equipe via Whatsapp ou pelo interfone do prédio. Desta forma, aglomerações serão evitadas e os doadores não ficarão tão expostos.
Os síndicos de condomínios interessados em participar da campanha, que possuam espaço para a montagem da estrutura e tenha o número de moradores indicado podem entrar em contato com o Hemorio pelo e-mail: coleta.condominio@hemorio.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 9-6467-2154.
É importante lembrar que não há qualquer evidência de risco de contrair o coronavírus através da doação de sangue, que é um procedimento seguro.
Os candidatos a doar sangue devem observas os seguintes critérios:
- Não ter contraído a Covid-19 nem ter tido contato com o vírus
- Quem teve a doença fica inapto por 90 dias após a cura
- Quem teve a forma grave da doença fica inapto por um anos após a cura
- Quem teve contato com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após o fim desse contato
- Quem retornou de viagem internacional ficam inaptos por 30 dias a partir da data de chegada ao Brasil
- Quem teve contato domiciliar com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após a cessação do contato
O objetivo da campanha é repor o estoque de sangue, que registrou queda de 50% nas doações na última semana, por conta da pandemia. Em todo o estado, a queda do número de bolsas de sangue coletadas foi de aproximadamente 70%.
Em média, o Hemorio tem disponibilidade para receber até 500 doadores por dia. Para a situação do estoque se regularizar é necessário que o Hemorio disponha de pelo menos 300 bolsas de sangue por dia.
Para doar sangue é preciso:
- Ter entre 16 e 60 anos de idade, sendo até 69 anos de idade se já for doador de sangue
- Pesar no mínimo 50kg
- Estar bem de saúde
- Apresentar um documento de identidade oficial com foto
- Evitar alimentos gordurosos na quatro horas que antecedem a doação, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes e não precisa estar em jejum
- Menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais; informações sobre a autorização estão nos endereços @hemorio e @saudegovrj