Com a chegada do Carnaval, cresce a procura por aluguel de temporada. Para não cair em armadilhas, é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar negócio.
De acordo com Cristina Figueiredo, especialista em Gestão Imobiliária, o tempo é o maior aliado do consumidor. Quanto maior a antecedência, mais e melhores imóveis estarão disponíveis para avaliação.
Leve em consideração a indicação de pessoas confiáveis, pois ainda é a maior garantia de bom negócio. É bom verificar se o imóvel está equipado com utensílios de cozinha, eletros, enxoval de cama e banho.
“É importantíssimo constar o que está incluído no pacote. É evitar gastos inesperados. Também é imprescindível prestar atenção às condições de desistências e cancelamentos”, completa Cristina.
Imóvel diferente
Infelizmente, é muito comum encontrar imóveis em condições diferentes às mostradas nas fotos do anúncio. Por esta razão, orienta Cristina Figueiredo, peça ao proprietário ou à administradora para enviar por e-mail as mais atualizadas. Outra dica é solicitar que um amigo ou parente visite o espaço para verificar as instalações elétricas e hidráulicas.
Evite golpes
Existe ainda o risco de o imóvel não existir. Para evitar surpresas, opte por corretor autônomo ou imobiliária com telefones e endereços fixos e inscritos no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). A especialista alerta ainda para desconfiar de preços abaixo do mercado. O contrato de temporada é válido para aluguel por apenas um dia até o prazo máximo de 90 dias.
Fonte: O Dia (1º/2/15)