No próximo dia 26 /11 (terça-feira), será realizada a manutenção preventiva anual da Estação de Tratamento do Guandu, o que interromperá temporariamente o fornecimento de água, podendo impactar diretamente a região metropolitana do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense. Economizar água, além de ser uma ação necessária e indispensável em prol do meio ambiente, é fundamental também neste período de interrupção do fornecimento.
Confira algumas ações para economizar e armazenar água:
1. Revise torneiras e chuveiros: Uma torneira pingando sem parar desperdiça 46 litros por dia.
2. Reduza o tempo no banho: Ao diminuir o tempo no banho de 15 para 5 minutos, você economiza 90 litros de água.
3. Evite lavar calçadas: Lavar uma calçada ou quintal com mangueira pode gastar até 280 litros de água em 15 minutos.
4. Armazene água de forma segura: Encha baldes e garrafas para usos essenciais, como higiene pessoal e preparo de alimentos, sempre mantendo as tampas fechadas para evitar a contaminação.
5. Utilize água de reuso: A água da máquina de lavar pode ser usada para limpeza externa, economizando até 120 litros por lavagem.
6. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa as mãos: Manter a torneira fechada durante essas atividades pode economizar até 12 litros de água em cinco minutos.
7. Verifique vazamentos: Um furo de dois milímetros no encanamento, para uma pressão de 15 metros de coluna de água, desperdiça 3.200 litros por dia.
Fonte: Cedae