A última Pesquisa Secovi revela que abril foi o melhor mês do ano para o mercado de imóveis novos da cidade de São Paulo. A venda de residências cresceu 72,5% em relação a março último, e 1,8% comparando a abril de 2014. O total de unidades lançadas foi 291% maior na comparação com o mês anterior e 28,2% superior a abril do ano passado.
O setor procura se ajustar à conjuntura econômica e à sequência de notícias negativas, como o aumento da taxa de juros e a restrição de crédito imobiliário pela Caixa. A aprovação das medidas de ajuste fiscal propostas pela equipe econômica poderá melhorar as expectativas dos investidores em relação ao País.
“Os incorporadores também estão trabalhando para acomodar os produtos às diretrizes do novo Plano Diretor, cujas exigências poderão influenciar diretamente no preço dos imóveis”, afirma o vice-presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos do Sindicato, Emilio Kallas, para quem o momento é favorável aos compradores.
Segundo o presidente do Sindicato, Claudio Bernardes, os resultados da Pesquisa indicam que, apesar do cenário econômico difícil, há demanda e o ambiente é de oportunidade para quem deseja adquirir um imóvel. Todavia, apesar de dois meses consecutivos de crescimento das vendas, ainda é cedo para se afirmar que o mercado imobiliário está em recuperação. Mediante as incertezas, o Secovi-SP revisou para baixo as projeções de vendas (que devem recuar entre 15% e 20% em relação a 2014) e dos lançamentos (que podem cair entre 23% e 25%).
Fonte: O Estado de S. Paulo (17/6/15)