Recentemente, a Comlurb ampliou o novo sistema de coleta domiciliar de lixo na cidade do Rio de Janeiro. O projeto, denominado Coleta Indoor, tem como objetivo evitar o descarte irregular e o acúmulo de resíduos nas ruas e calçadas da cidade.
Desde agosto, o serviço “porta a porta” foi implantado em áreas como Zona Sul, Grande Tijuca e Méier. Nessas localidades, a coleta de lixo está sendo realizada diretamente nos condomínios e vilas. Os responsáveis pelos resíduos devem entregar o lixo, preferencialmente armazenado em containers de 240 litros, apenas quando o caminhão de coleta chegar, evitando que os sacos sejam rasgados e o lixo se espalhe pelas ruas.
O projeto foi inicialmente implantado em abril nos grandes condomínios populares do programa Minha Casa, Minha Vida e, posteriormente, em alguns condomínios da Barra da Tijuca.
Para discutir o tema, na última sexta-feira, 6 de setembro, a ABADI promoveu uma edição do Encontro Estratégico, que contou com a presença do presidente da Comlurb, Flávio Lopes. Ele detalhou o projeto às associadas, destacando benefícios como a redução de resíduos nas ruas, maior organização na coleta e melhorias na gestão ambiental e na segurança da cidade. Também solicitou o apoio da sociedade para reduzir os transtornos causados pelo excesso de lixo, com destaque para a preocupação com a aproximação do período de chuvas fortes.
A implementação do novo sistema pode gerar dúvidas na comunidade condominial, especialmente em relação ao monitoramento dos horários de coleta em cada rua e às diferenças no tratamento de condomínios residenciais e comerciais. Para auxiliar nesse processo, a Comlurb disponibilizou os contatos dos Gerentes Regionais para esclarecer quaisquer questões.
Clique aqui para acessar os contatos dos gerentes regionais da Comlurb.
Também disponibilizamos o Mapa de Ruas e o Cronograma de Implantação do novo sistema de coleta para consulta.
Com esses encontros, a ABADI reafirma seu compromisso de difundir informações relevantes para auxiliar a comunidade condominial em questões que impactam diretamente o cotidiano dos condomínios.