Como são básicos, os apartamentos comprados na planta, por exemplo, permitem uma ou outra mudança que adiciona valor ao imóvel e causa boa impressão a quem chega interessado em comprar. É o que diz a arquiteta e designer de interiores Isabella Estrela:
– Quem pretende morar só até cinco anos no imóvel novo não deve mudar muito. O ideal, segundo a arquiteta, é investir em móveis soltos e planejados, para não perder dinheiro, já que, assim, poderá levá-los depois.
De acordo com o corretor de imóveis e conselheiro do Conselho Regional de Corretores do Rio (Creci-RJ), Darlan Carlos de Souza, fazer obra só quando se tratar de um imóvel usado. Se o apartamento for comprado na planta, com o objetivo de revenda, ele não aconselha mexer na arquitetura original:
– O imóvel vem cru, mas, se pensar bem, já valorizou o suficiente desde que foi comprado até a entrega das chaves. Então, é um gasto desnecessário.
Na compra de um imóvel com mais de dez anos de uso, toda obra valoriza, segundo Darlan. Da troca de piso e tubulação às partes elétrica e hidráulica. No caso de quem investe na compra de imóveis em condições ruins, mas abaixo do valor de mercado, reformar é indicado, mas sem muitos gastos.
– A valorização vai de 20% a 50%. Um imóvel comprado por cem mil reais, em que são gastos R$ 10 mil na reforma, pode ser revendido por R$ 140 mil – afirma o corretor.
Segundo Leonardo Schneider, vice-presidente do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio), vale a pena fazer o que dá mais visibilidade, mas sem exagerar.
– Deve ser algo funcional, prático, para deixar o novo comprador à vontade, se quiser transformar seu imóvel – orienta. Vale mudar armários, pintura, mas nada muito estrutural, segundo ele, a não ser que a pessoa tenha comprado um imóvel destruído e não tenha outro jeito, a não ser reformá-lo. O importante é aquele toque especial, a cereja do bolo. Um armário bem bolado, bonito, uma pintura diferente ou um teto rebaixado faz toda a diferença.
Segundo Leonardo, deve ser algo que não gaste muito, mas que impressione, dando um aspecto diferente:
– Cores mais vivas, mais claras, dão um aspecto de coisa nova, atualizada, moderna. As pesadas, como cinza e marrom, devem ser evitadas. Prefira verde claro na parede, um armário amarelo na cozinha, ladrilho hidráulico (no detalhe) para dar charme ou esquadria de alumínio.
Fonte: Extra (15/3/15)