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Rua de Ipanema sofre esvaziamento provocado pelo aumento do preço dos aluguéis
Notícias

Rua de Ipanema sofre esvaziamento provocado pelo aumento do preço dos aluguéis

por Fidelis 13 de novembro de 2014
13 de novembro de 2014

13 de novembro de 2014

Considerada uma das áreas comerciais mais importantes do Rio de Janeiro, a Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, enfrenta mudanças provocadas pelo aumento do preço dos aluguéis. Ao longo da via, pelo menos 30 lojas fecharam as suas portas nos últimos meses, conforme informou a coluna Gente Boa. O que se mais vê nas lojas são os cartazes com os dizeres: “Passo o ponto” ou “aluga-se”. Esse fenômeno não é exclusivo de Ipanema. Os comerciantes do Leblon enfrentam os mesmos problemas e muitos fecharam as portas. Outras, como a Totalmente, que fica na altura do número 525, está fazendo uma queima total de estoque antes de mudar para Copacabana prevista para este mês. O motivo, segundo a vendedora Joelma Souza, foi realmente o aumento do preço do aluguel.

O perfil da Visconde de Pirajá sempre foi ter um forte comércio de rua, voltado — em alguns trechos — para um público com um poder aquisitivo mais alto e até mais luxuoso, como trechos da Rua Garcia D’Ávila. Em outros, como os arredores da Praça General Osório, voltado para as classes mais baixas.

O fechamento atingiu vários estabelecimentos, independentemente do ramo. A Confeitaria e Panificadora Martinica, que funcionava na esquina da Rua Visconde de Pirajá com Vinícius de Moraes fechou as portas em dezembro do ano passado. Na época, os proprietários colaram na porta do imóvel um cartaz com o seguinte texto: “Prezados clientes, é com muita tristeza que comunicamos que a loja fechará as portas no final de 21/12. Devido aos aumentos do aluguel, a loja não tem condição de suportar esse elevado custo e, por isso, se vê obrigada a tomar essa decisão. Resta-nos agradecer os 17 anos na vossa companhia”. Após o fechamento, circularam informações de que o aluguel subiria de R$ 20 mil para R$ 80 mil.

A solução para algumas lojas foi mudar de endereço. É o caso da butique Carlota, que funcionava numa loja de rua na esquina da Visconde de Pirajá com a Aníbal de Mendonça e mudou para a uma galeria que fica no número 550. A gerente da loja Luana Bezerra disse que, além do aumento do aluguel, a mudança levou em conta o conforto do novo endereço.

O presidente da Associação do Comercial do Rio de Janeiro, Antenor Barros Leal, disse que as negociações de contratos de aluguéis os comerciantes acabam ficando sem opção, mas ele acredita que a situação já chegou ao seu ápice.

 — Acho que dentro de pouco tempo quem não conseguir alugar, será obrigado a baixar o valor. Na Visconde de Pirajá, o comércio teve outro problema nos últimos meses causado pelas obras do metrô — disse Antenor. — Há ainda a questão da cobrança de luvas. No contratos de cinco anos, o proprietário cobra luvas porque o locatário tem o direito de renovação automática do contrato. Com o alto preço das luvas, muitos desistem da renovação.

Na esquina com a Rua Maria Quitéria, outro caso e que exemplifica a questão da cobrança de luvas. Uma butique fechou as portas em abril e desde então nenhum outro comerciante se instalou no local. O preço também é de assustar. De acordo com a imobiliária, o contrato de quatro anos prevê um aluguel de R$ 28 mil mensais. No de cinco anos, a mensalidade é a mesma, mas o interessado ainda terá que pagar R$ 600 mil de luvas.

Fonte: O Globo (13/11)

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Cultivar o intercâmbio de experiências e conheci Cultivar o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Com esse objetivo, a ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis – vai promover uma edição especial – e presencial – do Encontro de Síndicos em Nova Iguaçu, em uma área em franco desenvolvimento imobiliário. O evento vai acontecer no dia 23 de junho, a partir das 14 horas, na Avenida Dr. Mário Guimarães, 318, no centro da cidade. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link disponível na bio aqui do Instagram.

O encontro vai debater a questão das assembleias virtuais, que atualmente já possuem a mesma validade jurídica das presenciais, conforme a Lei nº 14.309, de 08 de março de 2022. Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da ABADI, será o palestrante convidado do encontro, e Roberto Bigler, diretor jurídico da associação, atuará como debatedor do tema.

“O Encontro de Síndicos é um evento tradicional no calendário do mercado imobiliário do Rio de Janeiro, e agora elaboramos essas edições fragmentadas com o objetivo de ressaltar a importância da ABADI e de suas associadas à frente dos condomínios, além de disseminar conhecimento e fortalecer o mercado”, destaca Rafael Thomé, presidente da ABADI.

Ao final do evento, acontecerá o tradicional workshop jurídico onde o público poderá esclarecer dúvidas e enviar perguntas sobre o tema abordado ao longo do evento.

Programação
13:30 | Credenciamento e welcome coffee
14:00 | Abertura
14:15 | Palestra: Assembleias Virtuais, com Marcelo Borges
15:00 | Workshop jurídico
16:00 | Encerramento
Mesmo com o fim das restrições que impulsionaram Mesmo com o fim das restrições que impulsionaram o setor, pontos de venda caracterizados por autoatendimento vêm crescendo, principalmente dentro de condomínios.

A pandemia fortaleceu o setor de minimercados, principalmente no período inicial do isolamento social. Mesmo com a melhora dos números da pandemia no Brasil, esses pontos de venda, principalmente dentro de condomínios, devem crescer nos próximos anos.

Segundo o diretor financeiro da ABADI, Fernando Canato, esse ramo já vinha crescendo e ganhou impulso durante a pandemia:

“Nós percebemos muito mais síndicos interessados em minimercados. Na maioria das regiões, as empresas do segmento firmam parceria com as construtoras para que os prédeios fiquem prontos já com minimercado. É um diferencial”, destacou. 

Fonte: O Globo
A cada dia que passa, a função do síndico tem s A cada dia que passa, a função do síndico tem se tornado mais relevante no mercado condominial. Se, no passado, o normal era o síndico morador, atualmente há um grande crescimento de presença de síndicos profissionais, inclusive com o suporte de administradoras para uma gestão mais eficiente de condomínios. 

Com a profissionalização da função de síndico, o nível de exigência também teve o seu patamar elevado. Por isso é exigido uma série de conhecimentos para garantir o melhor funcionamento do empreendimento. 

“Hoje, o síndico é um verdadeiro gestor de propriedades urbanas, devendo estar preparado para assumir tão importante função. Conhecer o condomínio e receber treinamentos através de cursos ministrados por entidades especializadas são fatores básicos para que o candidato esteja minimamente preparado para assumir a gestão de um condomínio. Também é importante ter uma empresa administrada experiente e com know how para prestar uma boa assessoria” destacou Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da ABADI. 

Também são necessários conhecimentos mais técnicos, como noções de gestão de pessoas, legislação sobre condomínios, funcionamento de tecnologias, entre outras. 

“Ter certificados de cursos em entidades do setor e referências positivas em outros condomínios. Sendo um síndico orgânico (morador/condômino), importante ter conhecimento do cotidiano do empreendimento e de suas necessidades, sendo uma pessoa ativa em assembleias e na organização jurídico-administrativa do condomínio”, afirmou Borges.

Fonte: Condo News
Historicamente, a auditoria externa ou independent Historicamente, a auditoria externa ou independente nasceu da evolução do sistema capitalista, impulsionado pelo crescimento das empresas que viam a necessidade de ampliar suas instalações industriais e operações administrativas. Para Roberto Bigler, diretor efetivo do Procondo, as empresas se viram obrigadas, para acompanhar as mudanças atuais e se manterem competitivas, a empregar enormes recursos nas operações empresariais.

“Diante da evolução tecnológica, da necessidade de melhoria constante do controle dos seus processos internos, do modo de garantir melhor eficiência às operações e pressionadas especialmente pelo aumento constante da chamada economia de larga escala – potencializada, sobretudo, pela concorrência – as empresas tiveram que se adaptar a essas mudanças”, destaca Bigler.

Foi assim, então, com esse mesmo pensamento que nasceu para o setor de administração de condomínios, focado principalmente na proteção dos seus clientes (condomínios e condôminos), o Procondo – Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial.

No Procondo, a auditoria é realizada pelo Bureau Veritas, empresa de auditoria independente líder mundial em certificações, que estabelece, através de um critério rígido com mais de 150 itens de verificação, os padrões de qualidade e eficiência ideais para uma administradora de condomínios.

“O objetivo principal do processo de certificação de uma empresa desse segmento é auxiliar síndicos e condôminos a escolherem empresas confiáveis e altamente capazes de gerir seus patrimônios”, finaliza Bigler.
A ABADI deseja a todas as mães um feliz dia ❤️

#diadasmaes
A ABADI vai promover, de 10 a 19 de maio, mais uma A ABADI vai promover, de 10 a 19 de maio, mais uma turma do curso de Práticas de Previsão Orçamentária para Condomínios. 

O curso tem o objetivo de instruir a respeito de aspectos técnicos e legais das finanças dos condomínios, principalmente no que tange à elaboração das previsões orçamentárias, análises, acompanhamento e prestação de contas de modo eficiente.

A ideia é qualificar o aluno e minimizar possíveis problemas na gestão do condomínio. 

O curso acontecerá na modalidade telepresencial (ao vivo e online) e será transmitido via Zoom, das 18h30 às 21h30, às terças e quintas. 

Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo WhatsApp (21) 99810-8862 ou pelo e-mail nufei@abadi.com.br.

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