Iniciativa de conscientização sobre a prevenção do suicídio, a campanha Setembro Amarelo tem ganhado destaque e cada vez mais repercussão em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil, onde foi impulsionada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM), e Associação Brasileira de Psiquiatria.
Unir esforços em prol da causa é essencial já que é cada vez maior o número de pessoas que enfrentam desafios internos, que muitas vezes são pouco aparentes, mas que provocam consequências devastadoras.
Na rotina condominial, algumas ações podem ser implementadas para estimular um ambiente de apoio, diálogo e de valorização da vida:
Comunicação ativa:
Distribua cartazes e folhetos informativos sobre a campanha em áreas de grande circulação, como elevadores, quadras esportivas e áreas de lazer. As redes sociais do condomínio também podem ser uma importante alternativa de difusão de informação relevante.
Rodas de Conversa:
Promova rodas de diálogo entre os moradores para debater questões relacionadas à saúde mental e compartilhar experiências pessoais.
Suporte Profissional:
Disponibilize informações sobre profissionais de saúde mental no entorno do condomínio que os moradores possam procurar em caso de necessidade.
Grupos de Apoio:
Incentive a formação de grupos de apoio entre os moradores que estejam enfrentando desafios relacionados à saúde mental.
Atividades Relaxantes:
Promova atividades relaxantes, como sessões de ioga, meditação ou massagens, que possam ajudar os moradores a lidar com o estresse e a ansiedade.
Importante: O Centro de Valorização da Vida (CVV), que promove ações de apoio emocional e prevenção do suicídio, disponibiliza através do número 188 um canal de atendimento gratuito e de grande relevância. Caso seja preciso, entre em contato!
💛SUA VIDA IMPORTA! 💛