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‘Uberização’ chega ao mercado de imóveis e parece ter vindo para ficar
Notícias

‘Uberização’ chega ao mercado de imóveis e parece ter vindo para ficar

por Fidelis 16 de abril de 2019
16 de abril de 2019

Se as pessoas dispensam cada vez mais os táxis, chamam motoristas por aplicativos, como da Uber, e usam esse tipo de tecnologia até para pedir lanches, era improvável que ‘uberização’ não chegasse também ao mercado de imóveis.

Empresas já oferecem plataformas para conectar vendedor e comprador, locador e locatário. Prometem agilidade e tentam atrair as atenções não cobrando comissões, apenas uma taxa para usar o serviço.

Como o setor imobiliário envolve quantias maiores e há poucas empresas do tipo no mercado brasileiro, ainda não há uma adesão forte a esse tipo de serviço. Mas, caso os aplicativos obtenham sucesso, futuramente as imobiliárias poderão ser afetadas.

Para o presidente da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi), Carlos Samuel de Oliveira Freitas, os novos modelos de negócio já são uma realidade e estão seguindo a demanda atual. Para ele, essas ferramentas promovem uma mudança no mercado.

“A tendência é que todos se adaptem para competir com um mercado mais inovador. A mudança dá a chance de as administradoras fazerem melhor, oferecendo serviços diferenciados e atendimentos personalizados para cada tipo de cliente. Por mais simplificado que um aplicativo possa ser, as administradoras contam com a expertise em contratos”, diz ele.

Fundador de uma startup imobiliária que conecta proprietários direto com interessados, Felipe Bogoricin Braga acredita que a ‘uberização’ é um processo pelo qual o mercado vem passando. Para ele, a forma tradicional de negociação é burocrática e demorada.

“Decidimos criar um modelo onde o proprietário negocia direto com o interessado, assim tudo fica mais rápido. Não trabalhamos com comissão de 6% sobre valor do imóvel, apenas uma pequena taxa. Com essa nova opção, eventualmente as pessoas não vão mais anunciar totalmente independentes e nem com uma imobiliária tradicional”, acredita.

Realidade

Freitas diz que os novos modelos digitais são uma realidade e a tendência é que cresçam. “Não sabemos ainda qual sucesso esses aplicativos terão, mas há lugar para todo mundo no mercado imobiliário: as tradicionais e as startups”.

Braga avalia que já há um crescimento do serviço no Brasil. “Vai mudar totalmente o mercado, tornando a venda ou aluguel mais ágil e menos burocrático. É iminente o crescimento dessas novas empresas, a sociedade aceitou muito bem”.

Cuidados

O presidente da Abadi ressalta que contar com um profissional capacitado nas intermediações faz diferença, porque é o elo de garantia entre as partes. “As administradoras e os corretores de imóveis vêm se atualizando e modernizando para proporcionar melhores experiências com seus clientes”.

O fundador da startup defende que tudo fica mais fácil com o aplicativo. “O cliente conhece o interessado, pega o telefone e negocia todos os valores. Quando precisar de ajuda com documentação, temos uma equipe de pós-venda que assessora”, afirma Felipe Braga.

Os conselhos regionais dos corretores de imóveis (Crecis) avaliam que pode haver concorrência desleal no sistema, dispensando o corretor de imóveis. Para Carlos Freitas, o modelo ainda precisa evoluir, mas o ideal é que as administradoras já pensem em modernização. “Com foco no consumidorfinal”.

Não existe concorrência desleal, defende Braga. “Com a tecnologia, temos um serviço melhor, mais barato e transparente. Desleal é o proprietário de imóveis pagar por um serviço caro e que muitas das vezes é de má qualidade”.

Fonte: Revista ZAP em Casa

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